Iniciante Tutoriais 30 de novembro de 2011 | 2 comentários



Tela do CorelDRAW


    Vamos detalhar um pouco a tela principal do CorelDRAW, mostrando sua Barra de Menu, Barra de comando, Ferramentas, régua, paleta de cores, barra de status e etc.



1 – Barra de títulos: Oferece não apenas o nome do aplicativo, como também o nome do arquivo recentemente aberto na área de trabalho. Com um duplo clique na barra de títulos poderá alternar entre a restauração e a maximização da janela do aplicativo. Com o apontador sobre ela, pressionar e arrastar o mouse fará mover a janela. No cantinho dessa barra existem botões que são comuns em praticamente todos os aplicativos, tais botões são: Minimizar, esse botão reduz a janela para um botão na barra de tarefas. Restaurar, esse botão restaura a janela de volta a seu tamanho original. Maximizar, esse botão aumenta o tamanho da janela para que a mesma ocupe toda a área disponível da tela do computador. Fechar, Esse botão encerra o Corel DRAW. 

2 – Barra de Menu: Localiza-se abaixo da barra de títulos, onde a mesma possui um total de onze menus, os quais agrupam praticamente todos os comandos disponíveis no Corel DRAW . Veja a figura 02 essa opção.


3 – Barra de Comando: Esses são os botões utilizados normalmente em vários outros programas, botões de atalho padrão Windows e de comandos do Corel DRAW.

  
4 – Caixa de Ferramentas: Essa barra tem botões basicamente para manipulação e criação do Corel DRAW . Para escolher uma, basta você dar um clique em cima da mesma ou pressionar a tecla de atalho da respectiva ferramenta. Um exemplo dessas teclas são F5 e F6, que acionam, respectivamente, as ferramentas de criação traço e retângulo.

05 – Régua: Pode-se configurar a régua em milímetros e polegadas. Para configurar a mesma basta apenas dar um duplo clique. São utilizadas para auxiliar na criação de objetos que necessitam ter medidas apropriadas e na posição dos mesmos com a página. Existem réguas verticais e horizontais. As horizontais exibem medidas reais tanto da página como de qualquer objeto constante na área de trabalho, e é a partir da mesma que saem as linhas-guia, usadas para precisar mais o posicionamento e o redimensionamento de objetos no Corel DRAW . As verticais possuem a mesma função da horizontal, porém com uma diferença, nas verticais ambas as réguas possuem suas medidas configuráveis. Verifique a régua na figura a seguir.


06 – Ponto Zero: Mostra onde se encontra o ponto zero das coordenadas de altura e largura da página, é uma opção muito favorável quando se quer realizar desenhos precisos. Para movimentá-lo dê um clique em cima do mesmo e arraste com o mouse até onde você desejar. 

07 – Paleta de cores: Tem um conjunto predefinido de cores, que você pode utilizar para colorir seus objetos de desenho, a partir dessa paleta o usuário seleciona e aplica ligeiramente a cor almejada para o preenchimento e para o contorno de um objeto. No Corel DRAW é aceitável trabalhar com mais de uma paleta de cores aberta ao mesmo tempo e admite visualizar as cores disponíveis e escolhe-las de uma maneira mais veloz, pode-se também personalizar suas cores.

 

08 – Controle de página: Além de aceitar o acesso a qualquer página do documento, é um excelente atalho para colocar novas páginas. Quando você desejar acessar página qualquer de uma maneira mais rápida, basta simplesmente clicar uma vez sobre o ícone que mostra a figura. Assim podendo criar varias paginas, como por ex: Uma Identidade Visual.

9 – Página de desenho: Este é o local onde todos os trabalhos precisam estar posicionados. Esta página aparenta a folha que você usa na impressão de suas artes. O que não encontrar-se dentro da página de desenhos não será impresso, será impresso apenas o que estiver dentro. O tamanho da página é configurável, ou seja, é o usuário quem definirá o tamanho correto da mesma, através de configurações predefinidas ou personalizadas. Um documento pode possuir de uma a diversas páginas, de acordo com a necessidade que o mesmo impõe.
Espero que tenha gostado das dicas e ao longo irei postar mais e mais de Corel Draw, dicas e tutoriais para todos do inicio ao avançado. Este tutorial encontrei em uma página na web do juliobattist na versão Corel 9 e refiz com imagens novas do CorelDraw X5. Obrigado pela visita e volte sempre.  



Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!

Arte no Corel compartilhando o melhor para você

Curso 24 horas de CorelDRAW!