CorelDRAW X6 Iniciante 6 de dezembro de 2011 | 12 comentários

Hoje vamos aprender como converter texto e objetos no CorelDraw X5 e entender como funciona. Quando estamos desenvolvendo uma nova arte, criamos formas ou textos que possuem propriedades pré-definidas.


Tudo que não está convertido em curvas está como se fosse uma predefinição do programa CorelDraw. Exemplo: Um retângulo feito com a ferramenta retângulo tem sua predefinição: “cantos arredondados”. Um círculo feito com a ferramenta elipse possui a predefinição de poder transformar-se em “arcos”, ou “tortas”. Sendo assim, as fontes também são entendidas pelo corel draw como uma predefinição. Acontece que se você converte em curvas, tudo que está com predefinições será convertido em linhas. Exemplo: o quadrado não fará mais os cantos arredondados, a elipse não se transformará mais em arco, e o texto deixará de ser predefinição etc.

Em meu computador a várias fontes instalado e em outro computador tem outras, na hora de passar um arquivo para mim ou para o cliente o CorelDraw não irá saber o estilo da fonte que será aplicado. Por isso devemos converter todo o trabalho feito, em curva. Assim não terá problemas quando enviar o arquivo em cdr. Dica: Salve um arquivo original com as fontes utilizadas para poder modificar depois caso precisar, depois de convertido não terá como voltar.

Vamos ver como Funciona?

* Abra o CorelDraw, no meu caso estou utilizando o Corel X5.
* Vá na ferramenta texto ou (F8).

* Escreva seu texto na folha ou onde preferir.
* Com a ferramenta de seleção, selecione o texto novamente.


* No menu Organizar, Converter em curva ou (Ctrl+Q) para converter em curva.

* Pronto seu texto esta convertido em curva agora. 
* Dica: Salve sempre seu trabalho antes de converter, em salvar como e de outro nome ao arquivo para que futuras alterações possam ser feita se caso precisar.


* Faça o mesmo processo com objetos, retângulo ou uma elipse.

Veja a vídeo aula de todo o processo feito acima 



Curso 24 horas de CorelDRAW!