Iniciante Tutoriais 13 de dezembro de 2011 | 25 comentários

O CorelDRAW conta com diferentes paletas de cores e hoje irei falar sobre elas, como adicionar a paleta padrão, paleta CMYK, paleta RGB, PANTONE e ainda lhe permite criar sua própria paleta.

Então vamos localizar as paletas e adicionar na área de trabalho do CorelDRAW.
Abra seu CorelDRAW e na barra de menu clique em JANELA
 
Agora já localizamos todas as paletas e você pode ta usando uma ou mais paletas na área do corelDRAW.
Vamos colocar duas barras de cores uma RGB e a outra CMYK.
Neste caso foram adicionadas as duas paletas uma na direita e outra em baixo, ao selecionar uma paleta é só arrastar que ela se encaixa, assim podendo ter uma ou varias paletas. 

Uso das cores: O CorelDRAW possui uma barra de ferramentas contendo as cores mais comuns: a Paleta de cores. Com ela, podemos alterar facilmente a cor de um desenho selecionado.
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma cor, essa cor será aplicada ao contorno do desenho selecionado.
Ao manter o ponteiro do mouse posicionado sobre a cor irá mostrar uma paleta com variações de tom daquela cor, tonalidades que você poderá selecionar para o desenho.
Você pode retirar a cor de contorno e de preenchimento do objeto ao clicar sobre o botão localizado acima da paleta.
Paleta de cores: Tem um conjunto predefinido de cores, que você pode utilizar para colorir seus objetos de desenho, a partir dessa paleta o usuário seleciona e aplica ligeiramente a cor almejada para o preenchimento e para o contorno de um objeto. No CorelDRAW é aceitável trabalhar com mais de uma paleta de cores aberta ao mesmo tempo e admite visualizar as cores disponíveis e escolhe-las de uma maneira mais veloz, pode-se também personalizar suas cores.

Tutorial Básico de como adicionar e utilizar as cores.

Publicidade

Curso 24 horas de CorelDRAW!

25 Comentários em “Paleta de cores no CorelDRAW

  1. Glênio Cardoso

    13 de dezembro de 2011

    Responder

    Ficou bom, só podia mencionar para os que estão começando saber a diferença entre RGB, CMYK e PANTONE. Tipo RGB (para visualização na tela (monitor ou TV)). CMYK e PANTONE (visualização física (impresso)), mas CMYK é o mais usado e PANTONE para caso especial.

  2. Ursula Andress

    13 de dezembro de 2011

    Responder

    Olá meu anjo, tudo bem?
    Passei para conhecer seu blog e amei!! Vim te convidar para conhecer o meu também, lá tem sempre novidades e sorteios!!! Se gostar me segui, te sigo também!!!

    Um beijo!!! Deus abençoe!

    http://www.pinkwomanfashion.com
    @UrsulaPinkWoman

  3. Anonymous

    28 de junho de 2012

    Responder

    Poderia me explicar comoeu posso adicionar uma nova paleta, e onde eu poderia baixar mais paletas pantone?
    Obrigada, belo blog!

  4. Arte No Corel

    29 de junho de 2012

    Responder

    Você pode editar ou adicionar uma ou mais paletas em JANELA – JANELAS DE ENCAIXE – GERENCIADOR DE PALETA DE CORES. Lá você pode criar mais paletas como as de pantone.

  5. Anonymous

    20 de agosto de 2012

    Responder

    Caro colega, gostei muito desse tutorial, mas eu estou procurando e ainda não achei em nenhum lugar a seguinte opção:
    Tem como o Corel X6 mostrar o nome da cor apenas parando com o mouse em cima da cor como era até o Corel X4? Porque a partir do Corel X5 ele mostra a composição da cor e para mostrar o nome tem que pressionar a tecla shift, sinceramente não gostei dessa modificação.

  6. Arte No Corel

    20 de agosto de 2012

    Responder

    Obrigado pelo comentário, bom não tem como apenas parar o mouse e saber o nome da cor, se tiver ainda não sei lhe informar. Mas temos uma opção que é mostrar nome de cores, em sua paleta de cores tem uma seta preta bem no começo, nela você pode personalizar de várias maneiras e habilitar a opção mostrar nomes de cores, com ela fica os nomes visíveis e você pode trabalhar normalmente.

  7. Anonymous

    26 de setembro de 2012

    Responder

    Olá, bacana sua explicação, só há um problema, que inclusive estou tendo, fiz toda a arte com cores RGB, cores que não tem na Paleta CMYK, como verde limão, por exemplo, e na hora de imprimir sai totalmente difernte, o que eu faço para sair a cor real?

  8. Arte No Corel

    26 de setembro de 2012

    Responder

    Olá obrigado pelo comentário vamos ver o que podemos fazer em seu caso. Primeiro depende muito para qual tipo de impressão, então vamos mudar tudo para CMYK. Três modos de fazer isso.

    1 – Mudar cada peça manualmente selecionando o objeto com esquerdo do mouse vai em propriedades do objeto – logo em seguida procure onde esta RGB mude para CMYK.

    2 – Quando seleciona seu objeto aparece um ícone do balde na barra do corel draw, que fica perto do relógio lá em baixo, clique 2 vezes para abrir uma janela e depois vai em MODELOS e mude de RGB para CMYK e dê OK.

    3 – Todas as cores RGB em CMK – Selecione tudo e vai em Editar – Localizar e Substituir – Subistituir Objetos… – Segundo item Substituir um modelo ou paleta de cores e AVANÇAR – Mude de RGB para CMYK, deixe tudo marcado logo abaixo – Vai aparecer uma caixa e clique em – Substituir tudo – Dê OK.

    Você tem essas três opções para fazer sua impressão veja qual da certo e qualquer dúvida deixe seu comentário que farei o Maximo para lhe ajudar.
    Abraço Relbert

  9. Anonymous

    27 de setembro de 2012

    Responder

    Oi Relbert, então, fiz o q vc recomendou, no entanto as cores CMYK ficam totalmente diferentes, quando convertemos. Tenho um arquivo que é todinho verde limão e quando transformo de RBD para CMYK a cor fica totalmente diferente.

    Janine Patrícia

  10. Arte No Corel

    28 de setembro de 2012

    Responder

    Você esta tentando imprimir em impressora caseira? ou em gráfica se for em gráfica não tem erro não se for em casa deve ser os cartuchos e caso for em casa já tento exporta sua arte como png e fazer a impressão… Olho ai

  11. Anonymous

    1 de outubro de 2012

    Responder

    É na nossa loja, tanto na laser como na jato de tinta não sai a cor real, mas eu já tinha observado isso, que só a paleta CMYK imprime corretamente, as demais mudam na impressão…

    Janine Patrícia

  12. Arte No Corel

    1 de outubro de 2012

    Responder

    Isso pode ser algum tipo de configuração mesmo por isso indico a vocês verem este vídeo de meu parceiro Luite do Clube do Design que trabalha em grafica e ele fez um vídeo sobre isso.
    Link: http://www.youtube.com/watch?v=ssGfMzLAkog&feature=plcp
    ou Configuração básica das cores CorelDRAW X5 – Clube do Design no youtube.

    Cada um tem um tipo de problema e é muito complexo falar o certo o que pode ser, mas antes de tudo volte as configurações de fabrica e faça os testes.

  13. Anonymous

    19 de outubro de 2012

    Responder

    MINHA PALETA SUMIA 1 VEZ POR ANO E ER UM SUFOCO…. JANELA, PALETA….RSRS SIMPLES VALEU

  14. Anonymous

    18 de fevereiro de 2013

    Responder

    Gostaria de saber a melhor forma de tirar fundo de imagens ou fotos com bastante elementos com o corel ex: aquelas imagens com muitos elementos pq quando a imagem tem o fundo branco é facil mais quando o fundo é bem misto fica dificil

  15. Arte No Corel

    18 de fevereiro de 2013

    Responder

    Seria melhor retirar no photoshop mas no corel tem como também, procure aqui no blog no menu ARTES PERSONALIZADAS este tutorial pode lhe ajudar a recortar imagens assim. Qualquer dúvida me retorne. Forte abraço Relbert

  16. Arte No Corel

    18 de fevereiro de 2013

    Responder

    O nome da postagem é Recortando uma imagem no CorelDRAW para fazer lembrancinhas personalizadas.

  17. Anonymous

    25 de maio de 2013

    Responder

    Olá, como faço para imprimir a mapleta de cores do corel, gostaria de ter uma impressa para ter uma ideia da cor final na minha impressora.

  18. moacir junior

    4 de junho de 2013

    Responder

    OLA BOA TARDE EU TENHO UMA IMPRESSORA DE SUBLIMAÇÃO EPSON 9700 NA TELA DO COREL DRAW E UMA COR E NA HORA QUE IMPRIME SAI OUTRA JA TENTEI DE TUDO JA FIZ ESSA CONFIGURAÇÃO QUE VC ORIENTOU E NÃO RESOLVER ME AJUDA AI O QUE EU DEVO FAZER OBRIGADO JUNIOR BRASILIA – DF

  19. Relbert Soares

    5 de junho de 2013

    Responder

    Se já fez a outra configuração tenta mais uma coisa para ver se muda na impressão, retire (deleta) suas paleta de cores e coloca a paleta CMYK Padão, caso não dê tente voltar as configurações padrões e coloca novamente a paleta CMYK Padão. Espero que ajude.

  20. Rafael Ortiz

    14 de janeiro de 2014

    Responder

    SHOW DE BOLA CARA…..PARABENS

  21. Rafael Ortiz

    14 de janeiro de 2014

    Responder

    SHOW DE BOLA CARA…..PARABENS

  22. Alberto Dellinghausen

    18 de março de 2014

    Responder

    Excelente! Estava custando a encontrar onde mudava a paleta padrão pra RGB, valew!

    • Relbert

      21 de março de 2014

      Responder

      Viu como é fácil agora :D
      Obrigado pela visita e seu comentário, forte abraço.

  23. Cesar Novais Cremonesi

    18 de junho de 2014

    Responder

    Putz, Ajudou PACAS! Obrigado!

  24. Miguel Vera Nunes

    12 de julho de 2014

    Responder

    Obrigada. Estava ali na minha cara eu n]ao via… Ignorância . Obrigada amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>