Tutoriais 27 de janeiro de 2012 | 28 comentários

O efeito PowerClip pode-se usar em várias formas como um retângulo, elipse, estrela, quebra cabeça e entre outros, e deve ser citado como uma ferramenta importante. Normalmente uma imagem bitmap seja inserida dentro de um objeto, faz com que um determinado objeto “tome” a forma de outro objeto.

Veja um exemplo abaixo. Importei uma imagem jpeg do filme Alvin e os esquilos para demonstrar e vamos inseri – lá dentro de um objeto (a elipse do CorelDRAW).

Vamos ver como funciona.


Clique sobre a ferramenta elipse ou (F7), com a ferramenta selecionada clique na folha do corel draw e arraste usando o botão esquerdo e assim que formar sua elipse solte.

Um efeito que pode ser usado e ajuda muito é o  Efeito Sombra você pode utilizar essa ferramenta dando um belo efeito em sua montagem.

Depois de ter feito sua elipse, devemos observar a espessura e a cor da linha que pode ser alterada conforme a necessidade.


Para alterar a cor da linha basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone Paleta de cores. Lembre se que seu objeto esteja selecionado para fazer as alterações.

Sua elipse está pronta mais o contorno, agora vamos aplicar o efeito  PowerClip, para colocar em powerclip selecione o objeto a ser oculto e vá em EFEITOS – POWERCLIP – COLOCAR EM RECIPIENTE.



O ponteiro irá virar uma seta bem grosseira, clica dentro da elipse, que neste caso é o nosso recipiente. Pronto, a imagem ou o objeto foi para dentro da elipse. 

Provavelmente, se você não mexeu na configuração padrão do CorelDRAW, o objeto em questão ficará centralizado dentro do recipiente, mas isso pode ser alterado que ainda vamos ver. 


Para editar o conteúdo selecione o objeto e vá em EFEITOS > POWERCLIP > EDITAR CONTEÚDO, ou clique com o botão direito sobre o objeto.


Para e retirar o objeto de dentro do recipiente selecione o objeto e vá em EFEITOS > POWERCLIP > EXTRAIR CONTEÚDO. OBS: Se houver mais de um objetos todos serão extraídos.

Dicas extras:

Retirar a centralização automática do PowerClip.

Pressione CTRL+J e vá em ÁREA DE TRABALHO > EDITAR, desmarque o box Conteúdo de centralização automática de novo PowerClip.


Um modo rápido de acessar ou editar o conteúdo é segurando CTRL e clicar com o botão esquerdo no objeto duas vezes (Uma para selecionar e outra para entrar). O Mesmo comando serve para sair do recipiente.

Espero ter ajudado qualquer dúvida ou dica sobre a postagem deixe seu comentário.






Curso 24 horas de CorelDRAW!

28 Comentários em “Efeito PowerClip no CorelDRAW

  1. Sissi Margarida

    31 de janeiro de 2012

    Responder

    Obrigada pela visita Relbert! Vim retribuir!Te confesso uma coisa: com este seu blog até EU sou capaz de usar o corel e olha que de corel eu não sei nada, ou melhor, não sabia…rsrs…Bjim

  2. Jaah

    1 de fevereiro de 2012

    Responder

    Olá, tudo bom? Vim fazer uma visitinha… Eu ainda não havia utilizado o Corel, mas depois de ver esses efeitos, (adorei) vou testar nos meu scraps rsrs
    As suas dicas são ótimas e super úteis pra mim.

    Bjss

    Jaah

    http://pinkdream-jaah.blogspot.com/

    http://templatesdajaah.blogspot.com/

  3. Moises Moretto

    29 de outubro de 2012

    Responder

    Oi!
    Eu faço todos os passos para inserir a figura no recipiente, chego no passo da seta grosseira, mas quando clico, a imagem desaparece e nao prenche o recipiente, fica da mesma cor mas ela nao aparece sera um problema no meu programa.
    Obrigado

  4. Arte No Corel

    29 de outubro de 2012

    Responder

    Ao colocar a imagem dentro do recipiente clique com o direito encima e veja se da para editar PowerClipe, caso dê veja se não tem nada dentro atrapalhando até mesmo uma outro objeto em branco e centralize sua imagem.

    Outro teste é clicar na imagem e arratar com o botão direito do mouse, logo vai aparecer um ícone diferente, assim você solta a imagem e clica em PowerClipe dentro.

    OBS: Veja em Efeitos – PowerClip se não tem nada broqueando a imagem.

    Caso não dê o melhor e voltar as configurações originais de fabrica. Ao iniciar o programa corel segure ou fique apertando F8.

    Qualquer dúvida me retorne.

  5. Edu Levicius

    29 de outubro de 2012

    Responder

    Relbert boa tarde porque no X6 o power clip não fica editavel, digo, qdo vou flipar ou aumentar de tamanho o conteúdo fica da forma como coloquei inicialmente… ele fica como se estivesse bloqueado e na ferramenta de bloqueio está desabilitada…como altero isso?

  6. Arte No Corel

    30 de outubro de 2012

    Responder

    Isso ocorre porque o PowerClip esta ou não boqueado, fiz alguns testes aqui para ver isso e para aplicar o powerclip para não ficar como colocou inicialmente e só ir em desbloqueio ou bloquear, fazendo isso você consegue editar o objeto.
    Tente ir em FERRAMENTAS – OPÇÕES – ÁREA DE TRABALHO – EDITAR – dentro deste campo deixe como esta no meu aqui marque – Quando o conteúdo estiver completamente fora do quadrado. Teste todas as opções para ver se consegue obter o resultado. Espero que ajude caso não consiga me retorne para ver o que pode ser e tentar te ajudar.

  7. Berenice Schuck dos Santos

    16 de fevereiro de 2013

    Responder

    Eu já uso o powerclip , é uma ferramenta muito útil no meu dia a dia… Mas, queria saber se existe uma forma de fazer com que uma foto recortada de uma pessoa, por ex., esteja saindo de uma estrela ou qualquer outra forma. Ou seja, parte da frente da imagem fica dentro da figura e a de cima – cabeça, ombros – ficam saindo pra fora… Pode me ajudar??

  8. Berenice Schuck dos Santos

    16 de fevereiro de 2013

    Responder

    como fazer uma foto recortada de uma pessoa aparecer saindo de dentro de uma forma, como uma estrela por ex.??

  9. Arte No Corel

    16 de fevereiro de 2013

    Responder

    use a ferramenta adicionar perspectiva em sua imagem recortada na abá efeitos no corel draw, dando a impressão que sua imagem está saindo de dentro de qualquer objeto criado ai. Espero que lhe ajude qualquer dúvida me retorne. Forte abraço Relbert

  10. Anonymous

    29 de maio de 2013

    Responder

    Numa imagem tipo a logomarca da claro, quando vem em jpeg, como faço para tirar aquelas nuances mais claras

  11. Relbert Soares

    31 de maio de 2013

    Responder

    Vetorizando ela toda para colocar em linhas e poder modificar. (vetorização) é isso que tem que fazer.

  12. [...] apenas fiz um contorno na imagem utilizando a ferramenta caneta e colocando toda a imagem em um PowerClip. Com sua imagem aberta no corel já preparada e com o recorte deixa a imagem selecionada e vamos [...]

  13. […] Caso queiram saber como proceder este layout no CorelDraw, confira no site ARTE NO COREL. […]

  14. ricardo

    3 de setembro de 2013

    Responder

    Quando eu uso o powerclip, o recipiente fica todo branco. O que pode ser??

    • Relbert

      3 de setembro de 2013

      Responder

      Olá seu objeto esta lá sim, basta clicar com direito onde aplicou o (PowerClip dentro) e ir em editar PowerClip quando estiver editando dê um (F4) para saber onde seu outro objeto se localiza.
      Depois é só você arrastar para o centro e finalizar a edição. Outra maneira é ir no menu ferramentas, opções, abra a raiz de área de trabalho, exibição e marque enquadramento automático, depois disso toda vez que aplicar o efeito PowerClip vai ser aplicado no centro. Espero que ajude forte abraço.

  15. Fabio

    5 de outubro de 2013

    Responder

    Ola
    Quando eu tento usar o PowerClip ele dá a seguinde mensagem:
    “O OBJETO SELECIONADO É INVALIDO”
    O que fazer para resolver isso?

  16. Relbert

    6 de outubro de 2013

    Responder

    Podem ser vários problemas como não sei exatamente o que pode ser tente olhar em configurações do PowerClip e tente fazer outros testes com outros objetos como por exemplo quadrado, circulo, formas fechada em um documento novo. Caso não consiga retorne aqui para ver se conseguimos resolver seu problema. Mas se certifique que essas opções estevam todas ativas.

  17. Fábio Pereira

    12 de outubro de 2013

    Responder

    Olá Relbert, vc pode me ajudar? Instalei recentemente o corel x6 em meu pc, está funcionando normal, mas quando preciso editar as imagens no Photopaint através do corel, como eu sempre fiz nas versões anteriores, a opção editar bitmap está escondida, em branco. Sabe resolver este problema? Muito obrigado, Fábio

    • Relbert

      13 de outubro de 2013

      Responder

      Tente ir em layout e selecione a opção barra de ferramentas layout para colocar para ativar a barra. Siga o tutorial que sua ferramenta ativará para aplicar o pwoerclip dentro. Aproveite para participar do nosso grupo link – https://www.facebook.com/groups/artenocorel/, lá o pessoal esta liberando diversos vetores legais além de um ajudar a todos. Confina Grupo artenocorel no Facebook, obrigado mais uma vez pela visita e seu comentário fico satisfeito em saber que estou ajudando. Forte abraço.

  18. lgabrielgoliveira

    4 de novembro de 2013

    Responder

    Relbert, poderia me ajudar, quero colocar uma imagem de um produto dentro de um vetor que seria um chapéu de papai noel. Quero criar o efeito de que o chapeu esta no produto. Nao consigo fazer. Qual seria a melhor forma de realizar este efeito? Muito obrigado.

  19. Relbert

    4 de novembro de 2013

    Responder

    Seu objeto tem que estar fechado seja ele qualquer forma e depois seguir os passos como foi postado neste tutorial e utilizar as outras ferramentas para fazer outros efeitos. Se tiver dúvidas poste sua imagem no grupo https://www.facebook.com/groups/artenocorel/ lá lhe ajudaremos com dicas e exemplos. Forte abraço.

  20. julio.itaunas@hotmail.com

    26 de novembro de 2013

    Responder

    Amigo Relbet, baixei 2 vezes os arabesco 600, mas só vem a pasta vazia??? que faço??? Agradeço se poder me ajudar.

    • Relbert

      26 de novembro de 2013

      Responder

      - Se não está conseguindo baixar tente limpar o histórico de seu navegador indo em configurações e histórico, limpe tudo desde o começo. Utilize também o CCleaner para retirar qualquer tipo de malware e vírus, volte aqui e tente baixar novamente no navegador Chrome ou em outros. Não posso enviar por e-mal porque não consigo e não tenho tempo para hospedar tudo por isso, tem as postagens separadas e toda vez que precisar é só voltar. Tente essas dicas para ver se resolve seu problema. Obrigado pela visita, forte abraço.
      – Aproveite para participar do nosso grupo link – https://www.facebook.com/groups/artenocorel/, lá o pessoal esta liberando diversos vetores legais além de um ajudar a todos. Confina Grupo artenocorel no Facebook, obrigado mais uma vez pela visita e seu comentário fico satisfeito em saber que estou ajudando. Forte abraço.

  21. marcos daniel

    9 de janeiro de 2014

    Responder

    RELBERT !

    sou seguido no face, e estou precisando de sua ajuda. quando crio qualquer forma(elipse, quadrado estrela,…) e tento aplicar uma imagem com o efeito power clip apos dado o comando a figura criada fica em branco, não mostra a figura dentro da forma criada. voce pode me ajudar.

    grato
    marcos daniel

    • Relbert

      10 de janeiro de 2014

      Responder

      Olá Marcos, seu objeto fica branco porque não está centralizado então você tem duas formas para isso que é clicar com direito
      do mouse e ir em editar powerclip e na edição aperte F4 para localizar o objeto e centralizar manualmente. A outra opção é você ir em
      ferramenta, opções, raiz área de trabalho, recipiente powerclipe e na janela ao lado configurar, autocentralização de conteúdo novo e marcar a primeira opção.

  22. sandra cristina

    26 de março de 2014

    Responder

    não consigo editar no powerclip o meu esta desabilitado o EDITAR CONTEUDO como faço

  23. Katariny Valverde

    19 de maio de 2014

    Responder

    Toda vez que ultilizo o Power Clipe a imagem desaparece e não fica nada no retângulo ( No meu caso). Uso o Corel x5 em inglês. Preciso de heeelp auhs , obrigada !!

  24. Jonathan Domingos

    1 de setembro de 2014

    Responder

    Segurando o CTRL, dê um clique no objeto, a imagem inserida irá aparecer. Isso acontece pq no X5 vc tem que posicionar a imagem sobre o objeto antes de colocar no recipiente… tente e responde se deu certo ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>