Tutoriais 27 de janeiro de 2012 | 32 comentários

O efeito PowerClip pode-se usar em várias formas como um retângulo, elipse, estrela, quebra cabeça e entre outros, e deve ser citado como uma ferramenta importante. Normalmente uma imagem bitmap seja inserida dentro de um objeto, faz com que um determinado objeto “tome” a forma de outro objeto.

Veja um exemplo abaixo. Importei uma imagem jpeg do filme Alvin e os esquilos para demonstrar e vamos inseri – lá dentro de um objeto (a elipse do CorelDRAW).

Vamos ver como funciona.


Clique sobre a ferramenta elipse ou (F7), com a ferramenta selecionada clique na folha do corel draw e arraste usando o botão esquerdo e assim que formar sua elipse solte.

Um efeito que pode ser usado e ajuda muito é o  Efeito Sombra você pode utilizar essa ferramenta dando um belo efeito em sua montagem.

Depois de ter feito sua elipse, devemos observar a espessura e a cor da linha que pode ser alterada conforme a necessidade.


Para alterar a cor da linha basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone Paleta de cores. Lembre se que seu objeto esteja selecionado para fazer as alterações.

Sua elipse está pronta mais o contorno, agora vamos aplicar o efeito  PowerClip, para colocar em powerclip selecione o objeto a ser oculto e vá em EFEITOS – POWERCLIP – COLOCAR EM RECIPIENTE.



O ponteiro irá virar uma seta bem grosseira, clica dentro da elipse, que neste caso é o nosso recipiente. Pronto, a imagem ou o objeto foi para dentro da elipse. 

Provavelmente, se você não mexeu na configuração padrão do CorelDRAW, o objeto em questão ficará centralizado dentro do recipiente, mas isso pode ser alterado que ainda vamos ver. 


Para editar o conteúdo selecione o objeto e vá em EFEITOS > POWERCLIP > EDITAR CONTEÚDO, ou clique com o botão direito sobre o objeto.


Para e retirar o objeto de dentro do recipiente selecione o objeto e vá em EFEITOS > POWERCLIP > EXTRAIR CONTEÚDO. OBS: Se houver mais de um objetos todos serão extraídos.

Dicas extras:

Retirar a centralização automática do PowerClip.

Pressione CTRL+J e vá em ÁREA DE TRABALHO > EDITAR, desmarque o box Conteúdo de centralização automática de novo PowerClip.


Um modo rápido de acessar ou editar o conteúdo é segurando CTRL e clicar com o botão esquerdo no objeto duas vezes (Uma para selecionar e outra para entrar). O Mesmo comando serve para sair do recipiente.

Espero ter ajudado qualquer dúvida ou dica sobre a postagem deixe seu comentário.






Curso 24 horas de CorelDRAW!