Tutoriais 9 de janeiro de 2012 | 4 comentários

Recentemente liberei algumas fontes que ajudam na hora dos trabalhos e hoje irei explicar alguns efeitos utilizando as fontes que você tem instalado em seu computador. São efeitos interessantes que pode ser aplicados em textos artísticos, são os efeitos de caminho e deslocamento de linha. Este efeito, o texto ajusta-se no contorno de outros objetos um exemplo disso é quando usamos as linhas, formas um quadrado ou um círculo que são formas básicas e entre outros. Veja um exemplo do que irei explicar nesse tutorial.




Texto na moldura, uma forma básica como o retângulo pode servir de caminho para um texto. Há duas formas de ajustar o texto a interna e a externa. Forma EXTERNA e semelhante ao texto em um caminho. Vamos ver como funciona.


Posicione o cursor do mouse sobre o contorno do objeto retângulo que você criou.  Selecione a ferramenta Texto que tem o símbolo da letra A, ferramenta texto ou (F8).


Quando clicar sobre este local, surgirá um cursor fixo na borda do texto, de modo que tudo o que for digitado ficará ao redor do objeto.


A forma INTERNA funciona de maneira semelhante a um bloco de texto.  Ao clicar sobre este local, surgirá um cursor fixo dentro do objeto AB, de modo que tudo o que for digitado ficará dentro dele. Observe quando aparecer o ícone AB ao chegar perto do objeto.


Agora vamos ver como funciona de outra forma. 

Ajustar o texto a uma LINHA, selecione-o e escolha no menu texto, a opção Ajustar texto ao caminho


Para que funcione corretamente não se esqueça de criar seu objeto LINHA, selecione primeiro o TEXTO, logo em seguida menu texto e a opção AJUSTAR TEXTO AO CAMINHO em seguida com o ponteiro do mouse em forma de seta, clique sobre o caminho (uma linha como no exemplo abaixo) que será usado para ajustar o caminho.


E assim se aplica em qualquer forma, nos próximos tutoriais vamos aprender mais sobre as fontes. Qualquer dúvida deixe seu comentário para que eu possa ajudar, obrigado pela sua visita e espero ter ajudado.

Veja alguns exemplos que podemos fazer como foi dito cima, observe as fontes e seus modelos aplicado.

















Curso 24 horas de CorelDRAW!