Intermediário Tutoriais 27 de fevereiro de 2012 | 30 comentários
O CorelDRAW tem alguns truques e macetes que poucos conhecem, não posso dizer que todos não saibam mas essas dicas são de longos trabalhos e tropeços por esse programa.  Hoje vou mostrar alguns truques que vão lhe ajudar no dia a dia, então faça parte por parte e com calma.
* 01 – Paleta de cores;
Todos nos sabemos que as paletas são de uma tremenda importância, e que sem elas a gente não faria algo de qualidade. Então vai uma dica para saber o NOME DA COR UTILIZADA sendo ela RGB ou CMYK.
Faça um RETÂNGULO e colora de qualquer cor, com o retângulo SELECIONADO preencha com alguma cor, clicando com o botão do mouse esquerdo.
Agora a dica que você não sabia ou talvez não soubesse: Com o retângulo preenchido e colorido – para saber o nome da cor seja ela a cor que for, você vai saber o nome dela:  Com o SHIFT pressionado e novamente clica na cor que esta, então vai aparecer o nome verdadeiro dela. Veja abaixo:

Outro comando é a barra de espaço, que podemos utilizar. Veja como;
 
* 02 – Barra de espaço;
Com o mesmo objeto RETÂNGULO vamos utilizar outro comando.
Clique nele e ARRANTE para qualquer canto e onde desejar, antes de soltar, aperte a BARRA DE ESPAÇO uma vez. Assim ele vai duplicar o seu objeto ou seu desenho. Com qualquer objeto a função será a mesma. Veja o exemplo:
Essa é mais uma forma de duplicar o objeto, todos que trabalha a mais tempo com o CorelDRAW sabe que tem outras formas como APERTA o sinal + do teclado.

* 03 – Circundar o texto do parágrafo;

Pode parecer um nome muito estranho à primeira vista, mas é uma ferramenta de grande utilidade. Quando se trabalha com textos e imagens, podemos utilizar essa opção em diversas maneiras. Veja um exemplo abaixo como podemos trabalhar;
 
Vamos ver como funciona?
 
Com a ferramenta Texto (F8) selecionada, faça como a imagem abaixo. Clique em sua área de trabalho arraste e solte para formar a caixa de texto (Clique aqui com a ferramenta texto para adicionar Texto de parágrafo).

 

Digite todo seu texto a sua redação dentro desta caixa, lembre-se que quanto maior o texto você terá de ir aumentando a caixa.
Depois do texto digitado SELECIONE A IMAGEM. Clique com esquerdo do mouse na imagem e selecione a opção (Circundar o texto do parágrafo).
Agora é só você colocar a imagem no texto e posicionar onde queira ao movimenta-la o texto se move automaticamente.
* 04 – Configuração Ctrl + Z;
Essa configuração é excelente para facilitar nos trabalhos quando estamos vetorizando, criando, montando ou editando. Quando se instala o programa CorelDRAW, sua configuração fica como voltar apenas 20 vezes utilizando o Ctrl + Z, agora vou mostrar como mudar pra não ter mais problemas quando precisar voltar
 
Onde aparece REGULAR 20, você coloca 999999999. De ok para salvar suas alterações.  Pronto agora quando precisar retornar em um certo ponto que estava trabalhando e só usar Ctrl + Z sem medo.
* 05 – Seleção de vários objetos de outra forma;

Essa seleção é uma das ferramentas que eu utilizo muito, ela é bastante simples e eficiente quando temos vários objetos. Veja na imagem ilustrativa.

Com a ferramenta de SELEÇÃO arraste como mostra essa linha azul, pressionando a tecla (ALT) AO MESMO TEMPO. Solte o botão do mouse e verá que tudo foi selecionado.
O CorelDRAW esconde maravilhas e essas foram algumas delas, mais adiante vamos ver mais recursos que são uma mão na roda.
Espero que ajude tanto os iniciantes quanto os sábios, pois ate hoje eu aprendo com este maravilhoso programa que é minha paixão. Se você tem algum truque ou macete compartilhe com a gente não deixe de dar sua dica.
Curso 24 horas de CorelDRAW!