Tutoriais 3 de abril de 2012 | 12 comentários


Hoje veremos alguns recursos utilizando o CorelDRAW X6. Para os amantes, os iniciantes e os avançados neste maravilhoso programa, hoje vou apresentar algumas ferramentas que já estou usando e quero compartilhar com todos essas dicas que são algumas das muitas que virão. Já adianto que estou testando cada ferramenta e observei alguns atalhos e recursos que vão facilitar no dia a dia.


O programa trouxe mais leveza e mais opções como : seleção a mão livre, ferramenta mancha, ferramenta espiralado, ferramenta atrair, ferramenta repelir. Nos textos podemos modificar tudo em uma única janela ,e quando estamos trabalhando com cores em criação de logo, logotipos, logomarca e outros o corel X6 cria uma paleta com todas as cores utilizada em todo o seu trabalho, podendo assim salvar sua arte sem perder a combinações de cores utilizadas.

Além dessas tem muito mais e veremos nos próximos tutoriais. Logo abaixo vou mostrar o que foi citado acima. Então vamos lá 

Seleção a mão livre: A primeira coisa que observei foi o ícone, que teve o submenu liberando a seleção a mão livre. Quando fui testar realmente fiquei sem saber o que ela fazia, mas como sou curioso lá fui eu Relbert futucar um pouco.


Ela funciona na seguinte maneira: Segurando a tecla CTRL ela funciona como a primeira opção, ferramenta de seleção.


Segurando o ALT: Ela funciona quando você passa em cima ou nas laterais de dois ou mais objetos, assim selecionando tudo de uma só vez. 


Segurando ALT + SHIFT: Quando temos vários objetos podemos selecionar passando por cima, pressionando com o botão esquerdo do mouse, facilitando a seleção de vários objetos que se encontra junto.  

Essa parte, você pode usar em objetos e textos. Neste modelo utilizei a ferramenta mancha e a ferramenta espiralado.


Para utilizar basta você CONVERTER TUDO EM CURVA e assim ela vai ser ativada.


Para regular o tamanho do circulo onde vai aplicar o efeito, você pode utilizar o menu acima assim que selecionar a ferramenta, ou pode SEGURAR O SHIFT MAIS O BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE e move-lo.


O mesmo se aplica com as outras ferramentas, tendo que converter em curva objetos, textos.
Quando for IMAGEM, não precisamos converter, apenas aplicamos os efeitos.

Como foi dito acima, em textos podemos modificar tudo em uma única janela, quando estamos trabalhando com FONTES, podemos modificar as cores, tamanho,  preenchimentos, letras maiúsculas e minúsculas etc. e tudo isso você pode visualizar clicando neste ícone.
Paletas cores do documento, essa paleta é criada conforme você vai elaborando sua arte, como exemplo de minha logo eu fiz vários efeitos e estilos, automaticamente foram salvas as cores que eu utilizei. Quando retorna ao arquivo a paleta sempre vai aparecer, assim facilitando encontrar a cor desejada. 
A princípio essas foram algumas ferramentas que podemos acessa-las rapidamente, logo postarei outras ferramentas que encontraremos neste logo e prazeroso caminho. E você gostou das novas ferramentas ou ainda está conhecendo? Compartilhe comigo, com a gente.



Arte no Corel compartilhando o melhor para você. 

Curso 24 horas de CorelDRAW!