Tutoriais 17 de maio de 2012 | 94 comentários
Neste tutorial vamos aprender o fechamento de arquivos e os cuidados que o designer tem que ter antes de entrega-lo para a gráfica. Mas antes de começar a explicar todo o procedimento, irei citar algumas dicas, que deixara todo o seu trabalho bem feito e evitará problemas na produção.


* Sangria no mínimo 3 mm para todos os lados;

* Os elementos a pelo menos 3 mm longe do corte;

* Todo layout precisa estar em CMYK;

* Sempre transforme os arquivos em curvas;

* As imagens devem ser convertidas para 300dpi*, atenção para as imagens recortadas, lembre-se de converter com o box transparência ativo. As Imagens retirada da internet, como por exemplos as encontradas no google, devem ser avaliadas, já que as mesmas estão em 72dpi. Se tiver oportunidade e condições financeiras, opine pelos sites de bancos de imagens de alta resolução.

* Sempre deixar as páginas centralizadas, para não correr o risco de na hora do corte, a página ser cortada errada;

Essas são algumas dicas e cuidados que devemos ter para ter um ótimo resultado. E irei falar de arquivos e layout sujos.

Agora vamos ver como funciona o fechamento de arquivos no corel draw. Usarei o CorelDRAW X5 o mesmo se procede no CorelDRAW X6.

Abaixo esta uma amostra de um arquivo que fiz no Corel, pronto para realizar o processo de fechamento e enviar a gráfica. 

Após o layout pronto e aprovado, vá até o menu ARQUIVO, em seguida coletar para saída…, irá surgir uma janela com as opções coletar automaticamente todos os arquivos associados ao documento (recomendado) e escolher um perfil de impressão (arquivo .csp) para coletar somente arquivos específicos.


A próxima tela se refere ao formato que irá salvar PDF ou CDR. Selecione as duas opções. Para PDF escolha o PDF/X-1a. Para CDR escolha a versão compatível com a gráfica, recomendo usar uma versão mais antiga, da versão 10 pra cima. Clique em Avançar


 Na próxima tela, marque a opção INCLUIR FONTES DO DOCUMENTO E LISTA DE FONTES. É nesta tela que alguns erros já começam a lhe jogar para o “buraco”. Algumas fontes o Coreldraw, não consegue localizar e as destacam de vermelho, por isso converto tudo em curva. No meu exemplo não ocorreu erros com fontes e me mostrou a que eu não tinha convertido. Clique em Avançar

Nesta tela escolha o perfil de cores usadas, marque o Box INCLUIR PERFIS DE CORES. Clique em Avançar


Selecione a pasta onde irá salvar o projeto. Para uma melhor organização, nomeie a pasta como o nome do projeto e cliente. Clique em Avançar
Feito isso, é só clicar em concluir e enviar a pasta onde foi salvou o projeto para gráfica.


Você prestou atenção no fechamento de seu arquivo se há sujeira ou não? Então…

ARQUIVO OU LAYOUT  – REPROVADO 

Sujeira, ninguém gosta dela, isto também ocorre em materiais gráficos, e principalmente eles, mas o que irei-a bordar não é este tipo de sujeira, não é um layout mal projetado nem algo do tipo relacionado a imagem em si.

O que irei abordar é a sujeira que muitos “designers” gráficos, deixam em seus layouts, nem necessidade de estarem lá. O que seria esta sujeira?

A sujeira que me refiro é relacionada aos objetos que “fazem” parte da composição sem a menor utilidade.

Ex.: Um quadrado ou elipse sem preenchimento e contorno, não aparecem, mas estão lá. Ou mesmo um texto atrás de um fundo que o encobre, impedindo de ser visualizado. Objetos e imagens ocultos dentro de PowerClip ou Máscara, que não aparecem, que não fazem parte da composição, elevando os MBs do arquivo sem necessidade alguma.

Bom você deve esta se perguntando, “E qual o problema de esquecer um objeto “invisível” aqui e outro ali?”.

Para você nenhum, mas para quem fecha arquivos para impressão com este tipo de “lixo”, se não prestar atenção pode se enrolar depois com a gráfica em questão. Por quê? Há vários modos de fechar arquivos para impressão e alguns deles são automáticos, fazendo com que este objeto que até então estava oculto, fique visível. Isso ocorre muito comigo, já fechei muito material onde havia textos por de trás de um fundo, o texto, não era para aparecer mesmo, mas vai saber o motivo dele ainda estar presente na peça gráfica.

Há também os casos de utilização de linhas guias, que me desculpa alguns “artistas”, “Para qual objetivo de usarem linhas guias se vocês não alinham nada com nada?”. Alguns usam tantas linhas que fica até difícil de visualizar o layout.

Portanto, quando finalizar seu layout, e o cliente dar o veredito, verifique e limpe o arquivo, deste modo evita complicações para você e/ou quem fechará o arquivo para impressão. Aliás, se você pode evitar o erro, porque dar uma chance dele surgir?

É isso ai pessoa, espero que a postagem ajude a todos e agradeço ao Glênio da Gráfica fogo vivo por disponibilizar este conteúdo tão importante, com a Arte no Corel e com vocês. 

Visitem a loja e faça suas encomendas.



Curso 24 horas de CorelDRAW!

94 Comentários em “Fechamento de arquivo para impressão no CorelDRAW X5 e X6

  1. juliana

    19 de maio de 2012

    Responder

    muito legal esse site sobre corel, eu realmente estou em busca de aprender sobre este programa e acho que estou no lugar certo.

  2. Arte No Corel

    20 de maio de 2012

    Responder

    Obrigado Juliana,você pode saber mais no menu tutoriais CorelDRAW, lá tem bastante coisa para aprender e aperfeiçoar.
    Qualquer duvida que tiver não se exite em perguntar pode me enviar um e-mail ou deixar seu comentário aqui. Espero vela sempre por aqui interagindo conosco.

  3. Anonymous

    23 de maio de 2012

    Responder

    Excelente dica!! acabei de verificar no meu cartão de visita, e deu tudo ok.
    Estou com uma dúvida,fiz um cartão de visita 4×4,no corel draw x5, não contendo imagens. mas, o rapaz da gráfica pediu para transformar ou colocar no formato 300grs e Brilho FR. Como faço??

    Grata,
    Valesa Lima.

    • Ricardo

      17 de agosto de 2013

      Responder

      Valesa,
      O rapaz da gráfica deve ter especificado o padrão para o pedido, 300g eo peso do papel que será impresso e Brilho FR provavelmente deve ser o verniz ou laminação.

  4. Arte em Plotter

    23 de maio de 2012

    Responder

    Doido de mais seu blog camarada, ficou show de bola, esquece de pegar o x6 com vc depois passo na sua casa pra pegar e trocar ideia, parabens pelo site.

    Abraço,
    Hugo Faria

  5. Arte No Corel

    23 de maio de 2012

    Responder

    Obrigado irmão, conte comigo sempre que precisar e vem mesmo, forte abraço.

  6. Arte No Corel

    24 de maio de 2012

    Responder

    Valesa Lima, na verdade, não importa se tem ou não imagem, pode ser somente texto e vetor, mas todo o layout deve esta em CMYK. Com relação ao formato, talvez a gráfica pediu para colocar no tamanho, provavelmente a gráfica deve ter gabarito. Quando é assim eles tem as especificações exatas para impressão, veja se consegue pegar com eles todas essas informações para poder aplicar em sua arte.

  7. Anonymous

    6 de junho de 2012

    Responder

    Como posso entrar em contato com você?

  8. Arte No Corel

    6 de junho de 2012

    Responder

    Pelo formulário de Contato ou (31)9370-5948 =D

  9. Lorena Mendes

    3 de julho de 2012

    Responder

    Olá, eu fiz exatamente como no post, só que aparece a seguinte mensagem ” O Assistente não pôde localizar o item correspondente a seguinte fonte: Caviar Dreams [ o nome da fonte usada] , o que devo fazer?
    Agradeço desde já, muito bom o seu site!
    Abraços!

  10. Arte No Corel

    3 de julho de 2012

    Responder

    Lorena, se foi a fonte, neste caso converte em curva não só a fonte mas todo o trabalho, assim vai conseguir finalizar sua arte. Se continuar me retorna. Na postagem falo que neste ponto é onde costuma aparecer os erros =D

  11. Anonymous

    24 de julho de 2012

    Responder

    muto bom seu blog vc deve ser nerd,e nerd sabe bastante coisa de pc foi muito bem usado pra mim suas dicas e eu acha que nerd so gostava de video game

  12. Arte No Corel

    24 de julho de 2012

    Responder

    kkkkkkkkkk não só nerd não rsrsrsrs só que já passou a face de vídeo games kkkkk agora é CorelDRAW – PS – Ai – e outros

  13. DEUS ABENÇOE SEMPRE VCS DO ARTE NO COREL,VCS PRESTAM UMA GRANDE AJUDA A PESSOAS INICIANTES COMO EU E OUTRO OBGDO.MESMO DE CORAÇÃO

  14. Arte No Corel

    14 de agosto de 2012

    Responder

    Brigadão Marcos, logo postarei mais novidades, abraço irmão

  15. Artur Gustavo

    25 de agosto de 2012

    Responder

    Boa noite, eu vivo este dilema todos os dias, sou arte finalista de Bureau de fotolito e estes erros variavelmente acontecem todos os dias, só gostaria de acrescentar que as marcas de cortem não precisan estar no arquivo, pois o proprio corel já coloca elas no fechamento e as mesmas podem atrapalhar a imposição do mesmo, o certo é deixar a pagina no tamanho final da impressão e o que for sangria (nome tecnico para o objeto que encosta no canto da pagina e tem que ser colocado de 3 a 5 mm para fora da mesma para evitar que fiquem filetes brancos depois do corte), eu fiz um tutorial que descreve este processo e isso ajuda a visualizar as etapas:
    http://www.vector6.com.br/fechamento/corel.htm

  16. Arte No Corel

    26 de agosto de 2012

    Responder

    Olá Artur, Belo tutorial e servirá de exemplo para os visitantes. Obrigado pelo compartilhamento. Assim podemos ajudar uns aos outros. Forte abraço Relbert

  17. Jorge Luiz Narciso

    5 de setembro de 2012

    Responder

    Bom dia Relbert

    Estou com um PROBLEMÃO, trabalho com o Corel 6,
    Tenho feito alguns trabalhos e tenho que transforma-los em PDF, nas primeiras páginas ok e nas restantes aparece O FUNDO TODO QUADRICULADO, já alterei as configurações e continua aparecendo ….
    PODE ME AJUDAR ?????

    Quero parabeniza-lo pelo trabalho realizado neste site….

    mto obrigado

    Jorge

  18. Arte No Corel

    6 de setembro de 2012

    Responder

    Olá Jorge, antes de gerar o pdf converta eles em 300 bpi no CorelDRAW em Bitmaps

  19. luis graça

    20 de novembro de 2012

    Responder

    Olá o meu nome é Luis Graça eu sou de Portugal e tenho um problema que me está deixando sem dormir. o PDF do corel deixou de funcionar e não consigo passar a minha revista para pdf, arranjei outros programas, mas o flash shockwave pára, pode me dizer se isso alguma vez aconteceu com você? Grato Luis Fernando Graça.
    http://www.akn-online.blogspot.com

  20. Arte No Corel

    21 de novembro de 2012

    Responder

    Uma dica para realizar seus arquivos em PDF é exportar cada pagina em JPEG ou PNG, reuni todas as imagens em uma pasta e depois selecione todas elas e mande imprimir e escolha que tipo de impressão vai ser, escolha imprimir como PDF para gerar todas as imagem em um arquivo PDF. Ficando como revistas

    Você pode baixar o conversor de PDF no site http://www.baixaki.com

    Essa é uma maneira que vai lhe ajudar já fiz muito isso porque quando geramos do próprio corel draw o PDF e enviamos para um amigo ou empresa é a mesma coisa de entregar todo o trabalho mastigadinho onde podem ta editando ou até mesmo adquirindo a arte em linhas.

    Veja se essa dica lhe ajude. Qualquer dúvida me retorne.

  21. espin10@hotmail.com

    2 de dezembro de 2012

    Responder

    Olá meu nome é Paulo,
    primeiro agradecer pelo blog me ajudou e fiz meu cartão através do seu modelo,
    estou como um problema na gráfica:
    seu arquivo contem cor preto carregado ou seja preto que abre todos os canais de cor. E se for produzido assim seu material ficaria borrado ou com a cor alterada (cor azulada). O preto correto é C40 M0 Y0 K100. Por gentileza faça a substituição da cor e nos reenvie lembrando que caso haja textos em branco é necessário que coloque uma espessura de 0,2mm de preto C1 M1 Y1 K100 (preto proteção) mais somente em textos brancos. Você pode me ajudar sobre isso?
    obrigado.

  22. Arte No Corel

    3 de dezembro de 2012

    Responder

    Olá Espin, sobre este fechamento temos que seguir as regras de cada gráfica no meu caso quando envio aqui as cores CMYK ex o preto é 25x25x0x100 e no seu já vi que é outro, lhe a conselho a utilizar todas as cores em cmyk faça isso e exporte seu arquivo no tamanho real em PDF e envie para eles fazer a analise. Faça as alterações que pedem e envie o arquivo. Nesta postagem é a maneira mais correta de enviar o seu arquivo mas cada caso é um caso. Qualquer dúvida entre em contato. Obrigado Relbert

  23. carlos Z

    4 de fevereiro de 2013

    Responder

    Olá Relbert, suas instruções são ótimas e necessárias, mas estou achando estranho uma coisa. Sigo a ordem do processo passado por você mas não me aparece essa opção para incluir fontes e documentos na lita. Será que é por conta de algum tipo de ação que eu já tenha feito antes ? Agradeço desde já.

  24. Arte No Corel

    5 de fevereiro de 2013

    Responder

    Converta todo seu texto em curva e faça todo procedimento mesmo que não apareça, provavelmente vai dar certo. Caso tenha dúvidas me retorne amigo. Forte abraço Relbert

  25. André Vem Veeer!!!

    6 de fevereiro de 2013

    Responder

    Muito bom! Hoje mesmo tive que fechar um arquivo, acho que não fiz nada errado, mas de agora em diante vou seguir essas dicas.

  26. Arte No Corel

    7 de fevereiro de 2013

    Responder

    ;D Obrigado pele visita e o comentário amigo seja bem vindo sempre.

  27. Anonymous

    20 de fevereiro de 2013

    Responder

    ### Essa mensagem foi enviada através do contato, mas abro aqui para Discussões também. ###

    Bom Dia, Arte No Corel!

    Caro, amigo, vejo profissionais dizendo que AI é Melhor que Corel e bla bla, bla bla… Porém faço com a mesma precisão e mesmo nível de detalhes tudo que esses tais profissionais fazem e muitas vezes de forma mais rápida.
    Porém… …o fechamento de um arquivo em PDF parece ser muito mais eficiente em AI do que em Corel. Digo isso porque os tamanhos de arquivos são impressionantemente menores quando fechados em AI.
    O Sr. Poderia me dar alguma dica.

    PS: Uso exatamente esse padrão descrito no post. (Recebi o padrão da Prol Editora).

    Muito obrigado por sua atenção.

    Atenciosamente
    Antonio de Pádua

  28. Arte No Corel

    20 de fevereiro de 2013

    Responder

    Obrigado pelo contato Antonio de Pádua. Já vi várias pessoas falando exatamente como citou até acho engraçado pois no meu caso eu só uso o corel draw para fazer todos meus trabalhos e nunca tive problemas com fechamentos ou outros, também utilizo os outros programas mas não tenho o mesmo conhecimento que tenho com o corel. Sobre dica de fechamento esta tudo aqui o que sei fazer e faço até hoje. Sempre que eu souber de mais novidade pode ter certeza que compartilharei com todos. Forte abraço e qualquer dúvida me retorne.

  29. Anonymous

    2 de março de 2013

    Responder

    Parece que no CorelDraw X4 não tem a opção “coletar para a saída” estou certo?

  30. Relbert Soares

    4 de março de 2013

    Responder

    Não tenho certeza amigo porque uso o X5, mas se não aparece não tem mesmo.

  31. Anonymous

    6 de março de 2013

    Responder

    De uma forma simples, você passou uma informação muito importante.
    Obrigada, pelo seu desempenho.

  32. Anonymous

    27 de março de 2013

    Responder

    Olá Arte no Corel,
    uso o Corel X6 e me surgiu um problema aqui que não consigo resolver. Renomeei um arquivo antigo e tentei incluir mais uma página nele, para expandir o jornalzinho que diagramo, mas essa nova pagina aparece toda quadriculada! Como faço para deixar o arquivo com fundo branco, igual às demais páginas? Ainda nem fechei o arquivo, estou mesmo apenas começando a trabalhar nele.
    Se puder me ajudar, fico super grata!
    Obrigada!

  33. Relbert Soares

    31 de março de 2013

    Responder

    Realmente não sei o que pode ser, eu teria que estar olhando o arquivo para resolver ou achar a solução rsrsrs caso não consiga resolver e poder me enviar o arquivo para que eu possa analisar ou até mesmo resolver seu problema, com o arquivo em mãos posso lhe falar o que pode ser. Obrigado pelo contato forte abraço Relbert.

  34. Viviane Saraiva

    4 de abril de 2013

    Responder

    Olá, obrigado pelo tutorial. Estou fazendo páginas de uma revista, e minha dúvida é: a sangria (esse espaçamento) deve acontecer em todas as bordas? Digo direita, esquerda, baixo e cima?
    Quando eu fizer a arte, eu já faço ela dentro do espaçamento delimitado?
    Obrigado

  35. Viviane Saraiva

    4 de abril de 2013

    Responder

    Olá, obrigado pelo tutorial. Estou fazendo páginas de uma revista, e minha dúvida é: a sangria (esse espaçamento) deve acontecer em todas as bordas? Digo direita, esquerda, baixo e cima?
    Quando eu fizer a arte, eu já faço ela dentro do espaçamento delimitado?
    Obrigado

  36. Viviane Saraiva

    4 de abril de 2013

    Responder

    Olá, tenho que fazer uma revista onde as páginas tem 15,5 cm de largura por 21,5 cm de altura.
    Me disseram que preciso deixar sangria, acho que 0,5 cm em cada um dos lados (não sei se na parte inferior e superior também devo deixar).
    Nesse caso, como devo fazer? Puxo guias medindo e desenvolvo no centro?

    E no caso de uma página dupla, já faço de uma vez na medida em dobro na largura?
    Obrigado e desculpe tantas perguntas.

  37. Relbert Soares

    8 de abril de 2013

    Responder

    Obrigado pelo contato Viviane Saraiva,

    Digamos que o tamanho do material final seja de 100x150mm.
    Então levaremos três fatores importantes.

    a) CORES: Gráfica trabalha com paleta CMYK e PANTONE.
    b) RESOLUÇÃO: Resolução de imagens varia de 300dpi a 72 dpi.
    *Quanto menor o material maior o dpi, quanto maior o material menor o dpi.
    c) SANGRIA: De 3mm a 5mm para cada lado.
    d) TAMANHO: Definido pelo cliente, como exemplo aqui tomado 100x150mm
    e) MARGEM: 5mm de cada lado para dentro, a partir do tamanho final. Essa medida também se aplicam em acabamentos como picote e dobra.

    Você pode ver um tutorial completo no site de meu parceiro Glênio Cardoso – http://www.graficafogovivo.com.br/ (Criando Layouts Corretamente).

    Espero que lhe ajude qualquer dúvida me retorne, forte abraço Relbert

  38. OFFICE PRINT COPIADORA

    19 de abril de 2013

    Responder

    Parabéns to impressionado com a riqueza do site!!

  39. Relbert Soares

    19 de abril de 2013

    Responder

    Obrigado amigo pela visita e o comentário, fico satisfeito em ajudar ao máximo. Forte abraço Relbert

  40. andre

    6 de junho de 2013

    Responder

    Amigo estou com um problema na impressão de imagens no corel , quando imprimo aparece uma linhas na imagem , como se eu tivesse imprimindo numa folha de caderno , mas aas linhas so aparecem na foto impressa como faço pra tirar essas linhas , pra nao aparecer na impressão. Obrigado

  41. Relbert Soares

    9 de junho de 2013

    Responder

    Andre podemos fazer vários procedimentos para dar certo mas tente essa dica rápida ok.

    Todas as cores em CMYK
    Converta todo seu arquivo em 300BPI ou a parte que da essa linhas
    Depois exporta em PDF e manda imprimir para ver se da certo.
    Olhe os tones de sua impressora talvez algum deles podem estar com erro.

    Qualquer coisa me retorne para que possamos olhar o que pode ser, entre em nosso grupo artenocorel no Facebook lá estamos tirando várias dúvidas e todos os membros estão ajudando uns aos outro.

    Forte abraço Relbert

  42. Anonymous

    20 de junho de 2013

    Responder

    Olá, Amigo!
    Cometi um erro de não desenhar dentro da página! O desenho ficou enorme!
    Como deve imaginar, sou iniciante!!! rsrsrs
    Como faço para encaixar a arte dentro da página sem mexer na espessura das linhas????
    Ou isso não é possível???
    Uso o CorelDRAW X5!
    Por favor me ajude!
    Desde já, muito grato!
    Deus abençoe!!!

  43. Relbert Soares

    24 de junho de 2013

    Responder

    Letra (P) para colocar seu vetor no centro da página não se esqueça de selecionar sua arte. Sobre os contornos leia uma postagem que fiz aqui no site sobre (Trabalhando com contornos na proporção e fixos no corel draw) depois que fizer isso nos contorno você pode colocar na medida que precisa dentro de um A4 sem que sua arte seja alterada.

    Resolvido seu problema ;D qualquer dúvida entre em contato novamente. Forte abraço Relbert

  44. Victor C. Xavier

    24 de junho de 2013

    Responder

    Olá, meu caro será pode me informar como fazer PÁGINA DUPLA no COREL X6?

  45. Victor C. Xavier

    24 de junho de 2013

    Responder

    Página dupla de revista no Corel X6, como fazer ?

    • Relbert

      2 de outubro de 2013

      Responder

      Victor onde está escrito Página 1 bem ao lado no sinal + de uma folha na área de trabalho do CorelDRAW.

      – Aproveite para participar do nosso grupo link – https://www.facebook.com/groups/artenocorel/, lá o pessoal esta liberando diversos vetores legais além de um ajudar a todos. Confina Grupo artenocorel no Facebook, obrigado mais uma vez pela visita e seu comentário fico satisfeito em saber que estou ajudando. Forte abraço.

  46. uzivendas

    25 de junho de 2013

    Responder

    Olá amigo, aprendi muito com suas postagem, me tire uma dúvida. Irei imprimir criações na folha A4 em papel sublimatico, gostaria de imprimir em toda a folha A4 e sem nenhuma margem, mas não estou conseguindo, sempre fica as borda branca. Poderia me ajudar por gentileza.

  47. Relbert Soares

    26 de junho de 2013

    Responder

    Não tem como a margem branca já é a própria margem de seguração da impressora. O que você pode fazer é imprimir em um A3 a folha A4 e depois cortar só assim vai dar certo. Qualquer dúvida me retorne, forte abraço Relbert

  48. Sofia

    20 de julho de 2013

    Responder

    Oi, sou de Portugal.. Estou a usar o Corel Draw 11, e quando uso o seu método não me aparece PDF e CDR, apenas generate PDF e nem dá opção para escolher PDF X-1a. O que faço é Publish to PDF, e depois escolho PDF X-1a. Até aí tudo ok, e em 2 páginas resultou, no entanto, estou com problema numa das páginas, quando vou ver o PDF, algumas imagens foram duplicadas? Como resolvo isso??

    • Relbert

      22 de julho de 2013

      Responder

      Olá Sofia,
      Por se tratar da versão Corel 11 eu não me lembro muito dos comandos e quais são aceitos. Este tutorial foi feito no CorelDRAW X6 que é aceito na versão X5.
      Para tentar resolver seu problema tente fazer um novo arquivo novo documento e observe são não a mais de um arquivo sobre o outro, ao exportar em PDF
      observe os itens selecionado para ver não não está algo errado, tente também exportar apenas a página que esta dando erro ou duplicando para ver se só com ela continua.
      Tente essa opções e se continuar me avise ok, forte abraço.

      • Sofia

        22 de julho de 2013

        Responder

        Oi.. Eu tentei de tudo, paginas juntas, a dita pagina em separado, apagar as imagens que duplicavam e por novamente, ver se nao tinha nada por tras.. nada resultou.. até que optei por instalar a versao trial do corelx6.. et voilá.. problema resolvido. obrigada na mesma.. serviu para me atualizar no corel :)

        • Relbert

          22 de julho de 2013

          Responder

          Eu que agradeço Sofia por ter postado sua dúvida e a solução precisando conte comigo, forte abraço.

  49. Eduardo Santos

    15 de agosto de 2013

    Responder

    Parabéns por compartilhar todos esses conteúdos. Estou aprendendo a utilizar o Corel Draw agora e essas dicas estão me ajudando muito.
    Dois sites que vejo diariamente: arte no corel e clube do design.
    Parabéns!

  50. bom dia, estou lendo o seu trabalho é muito bom, por favor me ajude, ainda sou iniciante nessa area, mais tenho força de vontade, peguei uma foto da net e importei para o corel 5 para estampar uma caneca so que nao estou conseguindo imprimir, vc pode me ajudar. muito obrigado

    • Relbert

      1 de setembro de 2013

      Responder

      Qual é o problema na hora da impressão?

  51. Sofia Machado

    28 de setembro de 2013

    Responder

    Bom dia,

    Estou a ter problema com um ficheiro no corel X6. A gráfica pede-me bleed de 3 mm. Eu faço isso nas opções logo antes de iniciar a elaboração do ficheiro, e depois ao exportar para PDF X-1a. Contudo, a gráfica diz sempre que não tenho o bleed. Já tentei descobrir onde estou a errar, mas ainda não consegui. Na hora de exportar para PDF dá-me sempre o erro de output, elementos fora da margem, já resolvi isso, mas mesmo assim a gráfica reportou que não está bem.

  52. Relbert

    2 de outubro de 2013

    Responder

    Desculpa pela demora na resposta Sofia meus dia-a-dia estava corrido por aqui. Já resolveu seu problema, caso não tenha me mande o arquivo para que eu possa da uma olhada. Obrigado pela visita forte abraço.

    • Sofia Machado

      2 de outubro de 2013

      Responder

      Não, não consegui resolver. A grafica aceitou na mesma como tinha, mas preciso saber onde estou errando para não errar mais de futuro. Para onde posso enviar o arquivo?

  53. olá amigão, agradecemos todos seu esforço de esclarecimentos.. Deus o Ajude sempre. Sobre as limpezas de arquivos que vc escreve acima, é algo muito importante, mas gostaria de te perguntar como limpar os arquivos???? -devo separar os elementos? como saber fazer isso? Agradecemos . valeu.

  54. Relbert

    17 de outubro de 2013

    Responder

    Leia novamente ( ARQUIVO OU LAYOUT – REPROVADO ).
    Outra dica é colocar em aramado e observar os objetos que se encontra invisíveis isso é por traz de toda sua artes, já em aperfeiçoado já não aparecem, nestes casos são “sujeiras, lixos” que não precisam estar lá. Devemos observar com muita atenção arquivos desnecessário e deleta-los para não comprometer na impressão. ;)

  55. Fabiana

    7 de novembro de 2013

    Responder

    Boa noite fiz uma arte no corel x6, mas quando imprimo fica mais claro em volta do desenho. Tipo assim o fundo é vermelho e tem uma imagem , na tela fica perfeito mas na hora da impressão em volta desse desenho fica mais claro. Já estou ficando desesperada kkkk pois é para o aniversario do meu filho e eu não consigo resolver esse problema. Você pode me ajudar? Obrigada

    • Relbert

      8 de novembro de 2013

      Responder

      Olá Fabiana,
      Isso pode ser as configurações de seu corel e que podem prejudicar justamente na hora da impressão.
      – Primeira configuração faça como indico nessa imagem – http://migre.me/gAxlZ
      – Segunda opção – http://migre.me/gAxr6
      Assim deve lhe ajudar, qualquer dúvida me retorne.
      – Aproveite para participar do nosso grupo link – https://www.facebook.com/groups/artenocorel/, lá o pessoal esta liberando diversos vetores legais além de um ajudar a todos. Confina Grupo artenocorel no Facebook, obrigado mais uma vez pela visita e seu comentário fico satisfeito em saber que estou ajudando. Forte abraço.

  56. Maykon

    14 de novembro de 2013

    Responder

    ola eu to fazendo uma arte pra por na web, quero salvar ela no modo png, so quando eu salvo ela ela sai diferente, olhei no corel e vi q ta no modo exibir aperfeiçoado, so q quado salvo ela fica no modo normal oq devo fazer?

    e ta mass seu blog parabéns.

    • Relbert

      18 de novembro de 2013

      Responder

      Ao exportar confira se todas as cores estão em RGB e na caixa seguinte no modo RGB 24 bits. no formato .PNG Caso não de certo entra em nosso grupo – link – https://www.facebook.com/groups/artenocorel/, posta sua imagem como está fazendo esse procedimento que vamos lhe ajudar. Obrigado pela visita, forte abraço.

  57. mcduarte

    16 de novembro de 2013

    Responder

    Prezado Relbert. Sou usuário fiel do Adobe Illustrator, que de longe humilha o Corel, mas comecei usando CorelDRAW e tudo que sei de design foi por causa dele. Uso o aplicativo sempre que algum cliente exige o job em formato .cdr. Meu maior problema com o Corel é, na verdade, um erro absurdo do programa: ele trata “sangria” como “objeto fora da página” e fica te dando aquele aviso irritante quando vamos fechar em PDF, te alertando que as bordas excedentes serão achatadas no Acrobat Reader. Ora, é obvio que toda sangria fica fora da página com uma sobra 3mm ou 5mm, justamente para não ter problema na hora da gráfica fazer o refile. Uso o Corel em inglês e o mais absurdo é que quando eu vou em View > Show > Bleed, o Corel mostra as marcas de sangria fora da página, que é onde toda sangria deve ficar. Além disso, a saída do Corel para PS (PostScript) a serem convertidos em PDF pelo Adobe Distiller sempre dá…pau. Como sempre, dá CorelPAU! Fico chateado ao ver que entram e saem versões e o Corel continua instável e pouco confiável. Quando começo uma arte, fico em pânico, salvando o arquivo a cada alteração. Com o Illustrator eu nem me preocupo.

    • Relbert

      18 de novembro de 2013

      Responder

      Olá MCduarte, sei como é esses problemas do corel e também de outros programas e no meu caso como falo por aqui tudo que faço e posto aqui é só pelo corel mesmo hehehe é uma paixão que tenho. Você já tentou reinstalar seu corel pra ver se esses erros continua. Quando der entra em nosso grupo e posta as imagens lá, assim eu e os amigos vamos lhe ajudar nesses problemas. Fica chateado não amigo no que pudermos lhe ajudar pode ter certeza que farei minha parte.

  58. OLá Helbert. Gostaria de sua ajuda se possivel. Tenho uma arte que trem cores cymk e uma pantone, como proceder para fechar esse arquivo em PS e PDF ? E como fazer as provas de cor , para essas duas cores? Abraçao a vc e obrigado.

  59. Cristiane

    25 de fevereiro de 2014

    Responder

    Oi,td bem? Estou usando o X4,e as opções de efeito 3D estão apagadas…não só essas,outras opções tbem…tem como solucionar?
    Obrigada!

  60. Paulo Sergio Ferreira

    5 de março de 2014

    Responder

    O site do Relbert é muito bom mesmo, parabéns e continue assim ajudando os reles mortais que se aventuram no Corel, com sua ajuda vamos longe….grato

  61. Leandro Peixoto

    27 de março de 2014

    Responder

    muito bom,so uma pergunta,eu salvo faço tudo certo abro o arquivo em pdf na hora de imprimir ela sai com 1 cm faltando para cada lado porque? minha impressora é uma HP

  62. Fabio Santos

    31 de março de 2014

    Responder

    tem como editar um documento excaniado no Corel x6 ou x7

    • Relbert

      1 de abril de 2014

      Responder

      Não entendi, refaça sua pergunta novamente amigo.

  63. Fabio Santos

    31 de março de 2014

    Responder

    ou tem algum programa especifico tem como editar um documento excaniado no Corel x6 ou x7

  64. Antonio Carlos A. Dias

    10 de abril de 2014

    Responder

    Porque quando exporto a arte com texto só sai a imagem ?

  65. Gladston Junior

    6 de maio de 2014

    Responder

    Já tentou converte o texto em curvas ? pode resolver seu problema :D

  66. Alexo Maravalhas

    10 de maio de 2014

    Responder

    Tenho dúvidas sobre quais perfis de cor devo trabalhar, na hora que estou desenhando. O padrão que tenho aqui é:

    RGB: sRGB IEC6 1966-2.1
    CMYK: U.S. Web Coated (SWOP) v2
    Cinzas: Dot Gain

    Devo usar esse padrão sempre? Ou quando mudar? Ou o melhor é desativar os perfis na hora de salvar o documento? Ainda: a escolha desses perfis de arquivo CDR modifica o arquivo fechado em PDF depois em X-1a?

    • Relbert

      28 de maio de 2014

      Responder

      Olá Alexo Maravalhas,
      Deve usar para trabalhar as cores em RGB pelo menos no meu caso faço é isso, o mais importante é que cores serão usadas para cada tipo de trabalho.
      Eu falo um pouco sobre isso nesse tutorial http://artenocorel.com.br/2013/07/localizar-e-substituir-cores-rgb-cmyk-no-coreldraw-x6.html
      Neste caso tenho as opções de trabalhar tanto para web ou só para impressões. A dica que dou trabalhe sempre com as cores RGB e no gerenciamento de cores, configurações padrões mude na opção RGB IEC6 1966-2.1 para (Padrão) Adobe RGB 1998e logo abaixo marque a opção Preservar preto puro. O restante vai precisar mudar só quando for aplicar a arte como falei na web ou impressão. Qualquer dúvida me retorna, forte abraço.

  67. Marcos Moraes

    14 de maio de 2014

    Responder

    MUITO OBRIGADO AMIGAO VOCE É MESMO UMA ''MÃO NARODA''…FALOU MANO!!!

  68. idenir

    9 de junho de 2014

    Responder

    estou trabalhando com o corel X7 mas tem alguns arquivos que tenho que salvar como no X6 pois para onde vou enviar só tem o 6. então quando salvo como no X6 e fecho o arquivo e vou abrir novamente ele muda COMPLETAMENTE o efeito, é como se não tivesse efeito nenhum. fica uma cor só. tipo o degradê ou transparência some. me ajuda por favor!!!! obrigada

    • Relbert

      10 de junho de 2014

      Responder

      Olá idenir,
      Quando se trata de enviar arquivos para a gráfica com efeitos sempre é bom converte-los em 300bpi.
      Outra opção de enviar o arquivo é gerar O PDF ou como dito na postagem.
      Se está tendo erro com seus arquivos pode ser algum arquivo danificado, então o melhor é restaurar as configurações de fabrica ou até mesmo desinstalar e instalar novamente. A conselho a instalar a versão CorelDRAW X6 32bits.
      Espero que ajude, forte abraço.

  69. Allex Marques

    16 de junho de 2014

    Responder

    simples, toda impressora tem uma margem de impressão, as HP então nem se fala, pra fazer impressão de ponta a ponta no papel você vai precisar de outro modelo de impressora, de preferencia uma EPSON que faz isso mais fácil.

  70. Allex Marques

    16 de junho de 2014

    Responder

    ou converta o texto em um BITMAP… va no topo da tela clique em BITMAP > CONVERTER EM BITMAP > OK >

  71. Edenilton Teixeira Alves

    26 de junho de 2014

    Responder

    Olá meu caro, eu não sei como enviar uma impressão para recorte, e gostaria de saber como faço para imprimir, é tipo uma faixa de taxi

    • Relbert

      27 de junho de 2014

      Responder

      Olá Edenilton Teixeira Alves,
      Não entendi sua pergunta :/ você que fazer uma impressão digital e depois mandar cortar em volta? Me retorne com mais informações, forte abraço.

  72. Relbert Soares

    27 de junho de 2014

    Responder

    Obrigado Paulo Sergio Ferreira, precisando conte comigo sempre :D

  73. Relbert Soares

    27 de junho de 2014

    Responder

    Isso é margem de segurança :D
    Mas no caso é como o nosso amigo Allex Marques falou a Epson faz esse procedimento.
    Nesse caso temos que selecionar sem margens nas opções do driver da impressora.
    Lembre-se que não todos os tipos de papel podem ser usados com impressão sem margens, o driver lhe informará se o papel selecionado é o não compatível. Depois você verá à direita, na aba Composição do mesmo driver, uma seção denominada Sem Margens com um controle para variar a quantidade de ampliação. Para imprimir sem bordas ou driver amplia a impressão para que ocupe a folha inteira, com esta configuração você pode regular essa ampliação. Tenha em consideração que ao usar a ampliação máxima, as bordas da foto podem não ser impressos não papel. #fonte – http://goo.gl/8wUFT4

  74. Marina

    6 de agosto de 2014

    Responder

    Olá…tenho algumas dúvidas
    Gostaria de saber se o melhor formato para impresão é .pdf
    se há algum problema se houver alguma cor da paleta RGB ou 100%PANTONE para impressão
    desde já agradeço

  75. ALEXO MELLO

    12 de agosto de 2014

    Responder

    Marina, tem que se ver onde será impresso. Gráfica rápida e algumas impressões digitais permitem RGB, mas não é adequado. Já alguns processos de impressão precisa-se mudar todos os RGBs para CMYK mesmo. Cor, Pantone, caso seja cor sólida (existem os Pantones compostos em CMYK, né), ideal é você pegar o relativo CMYK dela.

    No entanto, também não sei se, hoje, existem exportações para PDF que convertem essas cores automaticamente pra CMYK. Aguardar outros colegas contribuirem.

  76. Ana Paula Furquim

    21 de agosto de 2014

    Responder

    Quando exporto o arquivo do corel para pdf o arquivo aparece com linhas de grade! Como resolver?

  77. Sofia Machado

    29 de agosto de 2014

    Responder

    Boa noite,
    Estou com um problema com os bleeds. Estou a criar um folheto 297mmx205mm e tenho que ter um bleed de 3mm.
    O que fiz foi ir a Options e definir bleed de 3mm, e depois a imagem estico-a ficando com tamanho de 303mmx211mm.
    Depois exporto para PDF X-1A e defino os bleeds para 3mm.

    Contudo na minha gráfica dizem sempre que está a corte do texto.

    Não entendo onde estou a errar, será que alguém me consegue ajudar?
    Ahh.. Uso Corel Draw X6

  78. Shyrlene Alcântara

    20 de outubro de 2014

    Responder

    Como faço para imprimir um arquivo em A4 um material que está em A3?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>