Fontes Iniciante Tutoriais 24 de junho de 2012 | 44 comentários
Bem vindos a mais um tutorial, hoje você vai aprender como instalar diversas fontes para utiliza-las no CorelDRAW e em outros programas como Adobe Photoshop, Word, Excel e etc. Para os iniciantes essa parte é muito importante e faz toda a diferença em cada arte criada.
Temos duas opções de instalar as fontes, a primeira é instalar pelo sistema operacional do Windows e a segunda é instalar pelo CorelDRAW usando Bitstream Font Navigator, um programa que a própria empresa Corel disponibiliza quando se instala o pacote completo.

Para quem utiliza o corel draw a melhor coisa é utilizar o Bitstream Font Navigator. Por quê? Porque não se deve instalar muitas fontes em seu sistema para não ter problemas. A Corel pensando nisso, para que não haja travamentos ao utilizar este programa ele faz uma imagem de suas fontes salvas em seu computador, isso quer dizer que você não precisa instalar 10.000 mil fontes e sim visualizar as 10.00 mil fontes. Ao visualizar todas elas, você pode escolher uma a uma e instalar somente a que vai lhe atender em sua criação.
Vamos ver como funciona essas duas maneiras de instalar as fontes?
1 – A primeira vou mostrar pelo Sistema Operacional do Windows. Recomendo que instale de 100 a 400 fontes. Lembre se, quanto mais fontes instaladas maiores o risco de haver problemas.

 

Menu iniciar, na barra lateral procure por Painel de Controle. Ao abrir a página é só procurar pela pasta FONTE.
Agora é só você COPIAR E COLARas fontes que baixou na internet ou as que você contém em um cd, dvd para dentro desta pasta. (Pasta Fontes)

 

Baixe as fontes disponíveis para download aqui no próprio blog, basta clicar nos nomes em laranja e você será redirecionado a página.  Fontes Grátis para Download.
2 – A segunda vou mostrar pelo Bitstream Font Navigator, em minha opinião é a melhor que tem, porque facilita nas criações e assim posso ver todas elas em um só lugar e instalar apenas há que vou trabalhar, sem sobrecarregar o meu programa e o computador, deixando mais leve e rápido.
Então vamos ver como funciona? É quase o mesmo processo, mas temos que ir à pasta onde se em contra o programa CorelDRAW que esta instalado em seu computador. Para isso vamos em Menu inicial, Todos os Programas, CorelDRAW Graphics Suite 12, X3, X4, X5 ou X6. A versão que você tem instalada. Veja nas imagens a seguir.
Ao abrir o Bitstream Font Navigator, tudo fica mais fácil e divertido. Recomendo que não instale fontes com o programa corel ou ate mesmo outros programas aberto. Arquivo – Localizar fontes…

Agora vamos procurar onde esta salva suas fontes dentro de seu computador. Para isso você deve marcar a uid. (C): ou (D): no meu caso está salva na unidade (D): então marque onde você deixou todas elas salvas. Caso não saiba marque a opção (C):
Espero que este tutorial ajude, pois é muito importante trabalhar com as fontes, são elas que valorizam cada trabalho realizado.
Não acaba por aqui meus visitantes rsrsrs, foi pensando nos iniciantes que resolvi fazer 2 vídeos para facilitar mais ainda na instalação. Então se ficou confuso em alguma parte do tutorial veja os vídeos e faça com que seus trabalhos fiquem mais atraentes com belas escritas.
Primeiro vídeo sobre a instalação de fontes no sistema operacional do Windows. 
Segundo vídeo sobre a instalação de fontes pelo Bitstream Font Navigator.

O que achou deste tutorial? Ajudou-lhe? Espero que tenha ajudado a todos os visitantes. Conto com cada um de vocês para me ajudar e compartilhar, deixando suas opiniões suas dicas e dúvidas, farei sempre o melhor para que você possa realizar seus trabalhos com facilidade.

Arte no Corel sempre compartilhando o melhor para você.
Publicidade

Curso 24 horas de CorelDRAW!

44 Comentários em “Como instalar fontes para seus trabalhos no CorelDRAW

  1. ♥ Aline ♥

    26 de junho de 2012

    Responder

    Oi, vim rapidinho agradecer a visita em meu blog ,eu não entendo muito de Corel , só básico mesmo , e o que eu sei aprendi com você , Obrigada pela compartilhação de arquivos, de ideias e tutoriais. O Corel é bem tranquilo e divertido , e graças a você eu aprendo cada dia mais. Beijo grande e obrigada por tudo , por tudo mesmo. =)

  2. Arte No Corel

    29 de junho de 2012

    Responder

    Obrigado Aline vi que realmente esta fazendo belas artes, continue assim devagar e com calma, a cada dia vai se aperfeiçoando. Qualquer dúvida conte comigo =D Abração Relbert.

  3. Sissi Margarida

    1 de julho de 2012

    Responder

    Parabéns pela postagem.

  4. Jose Aldo Ramires

    5 de setembro de 2012

    Responder

    Muitom bom!!!! valeu!

  5. Arte No Corel

    5 de setembro de 2012

    Responder

    Eu que agradeço.

  6. Anonymous

    11 de setembro de 2012

    Responder

    Olá Mestre, instalei o corel x6 na minha máquina, ao abrir meus documentos em corel, as fontes se alteram e não tenho a possibilidade de alterar para instalação com o bistream, isto é, antes com o x4 instalado, eu abria o documento do corel e o bistream já fazia o serviço de instalação das fontes, e agora ele não está me dando a possibilidade, como faço para os 2 trabalharem em conjunto automaticamente???

  7. Arte No Corel

    13 de setembro de 2012

    Responder

    Temos que olhar tudo com calma e refazer os passos, Compare um com o outro seu x4 com x6 veja se o Bitstream Font Navigator reconhece tanto em um quanto no outro.
    1 – Instalar o corel X6 completo, essa versão do corel x6 ainda tem muito que arrumar, realmente às vezes tem estes problemas e por aqui ando tendo alguns, mas nada que me atrapalhe. Amigo tente abrir seu Bitstream Font Navigator visualizar a fonte e ao escolher uma, instale logo depois abra seu X6 e procure pela fonte que você instalou para ver se não teve erro. Normalmente instalar fonte com o Bitstream Font Navigator com o corel draw aberto não recomendo, é aonde vêm os erros de instalação. Quando abrir seu Bitstream Font Navigator, mande procurar todas as suas fontes em seu HD, assim ele reconhecera onde elas estão salvas.
    2 – Tente desinstalar e instalar ele por completo, fiz alguns testes por aqui e aparentemente esta tudo certo, trabalhei o dia todo com os 2 aberto para ver se algo dava errado.
    Como não sei exatamente como ocorre o tipo de erro não posso lhe afirmar o que foi dito possa da certo, mas temos que tentar de tudo. Espero que alguma dessas dicas possa resolver, caso continuar dando erro me avise. Abraço Relbert

  8. Herbethcs

    17 de setembro de 2012

    Responder

    legal cara bom tutorial e boa video aula… nao sou um pratico mas acho bem legal a forma que é feito…

  9. Arte No Corel

    17 de setembro de 2012

    Responder

    Obrigado pela participação parceiro, precisando estamos por aqui para lhe ajudar. Abraço Relbert

  10. Anonymous

    9 de outubro de 2012

    Responder

    Meu obrigado Mas aew sua voz parece a do Cidi Da Era do Gelo hasuhuas …!!
    Mas ajudo bastante esse Tuturial VAlew

  11. Arte No Corel

    9 de outubro de 2012

    Responder

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk normal, volte sempre.

  12. Anonymous

    30 de outubro de 2012

    Responder

    Olá,
    Quando abro um arquivo em que tenho a fonte no catálogo Bitstream Font Navigator mas nesse momento está desinstalada o programa Corel vai escolher a 1º opção – Instalar fontes do catálogo Bitstream font navigator – No meu caso está a cinza e não deixa selecionar.
    Agora tenho o Corel X6 e o sistema operativo Windows 7 professional a 32 bits.
    Antes tinha o Corel 12 e o sistema operativo Windows XP professional – Aqui funcionava. Aguardo o seu comentário. Obrigado

  13. Arte No Corel

    30 de outubro de 2012

    Responder

    Não entendi sua pergunta. O programa Bitstream ele apenas reconhece e encontra onde estão suas fontes no computador, então por ele você consegue localizar todas e instalar a que deseja. Me retorne com mais detalhes para que eu possa ajudar.

  14. Ana Claudia

    9 de novembro de 2012

    Responder

    Não sou expert em corel e o problema com a fonte foi resolvido com sua aula! Obrigada

  15. Arte No Corel

    9 de novembro de 2012

    Responder

    Fico satisfeito em saber que ajudei obrigado pela visita e seu comentário de agradecimentos.

  16. Rogério de Paulo Maurelli

    4 de dezembro de 2012

    Responder

    Eu tenho um cd com 40.000 fontes e nunca sei qdo vou usar e gostaria de instalar no bistream font navigator, como fontes disponiveis para uso e não instaladas, pois fiz isso uma vez e precisei formatar depois o computador de tão lento.
    è possivel fazer essa instalação, sem pesar a máquina ???
    Como se faz isso ???
    Obrigado

  17. Arte No Corel

    9 de dezembro de 2012

    Responder

    Então Rogério isso aconteceu porque instalou tudo de uma vez e não podemos fazer isso porque com certeza a maquina fica lenta e travamentos, no caso do bistream font navigator é para procurar as fontes que não instalou e estão guardas no HD, e deve instalar com ele apenas a que vai utilizar na arte. Nunca instale muitas fontes em seu computador procure instalar sempre as que atende seus clientes e só instale pelo bistream font navigator quando precisar, assim você pode visualizar o modelo da escrita para a arte e instala-la. Qualquer outra dúvida me retorne para que eu possa lhe ajudar.

  18. Anonymous

    13 de dezembro de 2012

    Responder

    Tenho corel x6 e SO win 7, algumas fontes não funcionam quando clico nelas elas não aparecem na area de trabalho ex: myriad. Deickson

  19. Arte No Corel

    14 de dezembro de 2012

    Responder

    Nunca vi isso amigo, como assim aparece na área de trabalho? Favor explicar com mais detalhes para que eu possa lhe ajudar.

  20. Leo 1megapixel

    17 de dezembro de 2012

    Responder

    estou com mesmo problema… semana passada estava tudo funcionando perfeito… mas agora apenas algumas fontes nao aparecem.

    exemplo http://img850.imageshack.us/img850/2761/corelproblema.jpg

  21. Leo 1megapixel

    17 de dezembro de 2012

    Responder

    eu percebi q isso aconteceu apos atualizacao do windows… entao restaurei aqui e as fontes voltaram a funcionar

  22. Relbert S.

    17 de dezembro de 2012

    Responder

    Obrigado Leo é bom saber, assim podemos resolver quando tivermos o mesmo problema. Obrigado forte abraço Relbert

  23. jadiel ribeiro

    24 de janeiro de 2013

    Responder

    Muito bom !!!

  24. Anonymous

    12 de fevereiro de 2013

    Responder

    Obrigado, excelente aula, me ajudou muito, continue com este trabalho fantastico.
    Atenciosamente
    NILZA RAMOS..MG

  25. Arte No Corel

    12 de fevereiro de 2013

    Responder

    Obrigado pelo comentário e a visita, forte abraço Relbert

  26. Anonymous

    23 de fevereiro de 2013

    Responder

    Muito bom o tutorial…..

    Wellington Castro – Uberlândia-MG

  27. Baco Talles

    28 de fevereiro de 2013

    Responder

    Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado. O tutorial está perfeito. Ajudou muito. ^^

  28. Arte No Corel

    1 de março de 2013

    Responder

    Fico satisfeito em saber que ajudei. Forte abraço ;D

  29. Anonymous

    16 de março de 2013

    Responder

    muito bom cara obrigado mesmo, parabéns pela iniciativa.

  30. Jaime Paulo

    22 de abril de 2013

    Responder

    Obrigado pela dica segui os passos indicados e instalei sem stress.

    Cumprimentos de Portugal
    Jaime Carreira

  31. Diego

    18 de julho de 2013

    Responder

    Brother e no Caso do Corel ser portable???? como faço pra instalar as fontes, nao achei o Bitstream Font Navigator. Obg!

    • Relbert

      19 de julho de 2013

      Responder

      Não sei realmente nunca trabalhei com portable. Assim que quer farei os testes por aqui, forte abraço.

  32. oliveira

    15 de novembro de 2013

    Responder

    fala Relbert meu amigo boa noite, tenho o corel draw e outros programas no meu pc,não sei o que fiz pois quando clico na area de trabalho, para entra no corel, vem uma mensagem de erro fatal e ai não abre de jeito nemhum vc pode me ajudar, obrigado

    • Relbert

      17 de novembro de 2013

      Responder

      Oliveira pode ser erro de instalação tente reinstalar para ver se resolve seu problema ok.

  33. Vera

    12 de janeiro de 2014

    Responder

    pretendo instalar o corel no pc e gostaria de saber se grava em formato pes ou dst (arquivo de bordados para maquina). Aguardo resposta. Obrigada.

    • Relbert

      28 de maio de 2014

      Responder

      Nesses dois formatos não Vera, mas deve haver outros que aceitem e que sejam compatíveis.

  34. José Barros O Neto

    13 de fevereiro de 2014

    Responder

    muito obrigado ajudou muito! sou um grande apaixonado por arte gráfica e também faço uso do coreldraw!

  35. Andre Vellas Andrade

    2 de maio de 2014

    Responder

    não tem um jeito de o Corel puxar as fontes externamente sem ter a necessidade de instalar.

  36. Andre Vellas Andrade

    2 de maio de 2014

    Responder

    não tem um jeito de o Corel puxar as fontes externamente sem ter a necessidade de instalar.

    • Relbert

      28 de maio de 2014

      Responder

      Tem não Andre :[ tem que instalar pra usar nos programas como o Corel e outros.

  37. Mariana

    18 de maio de 2014

    Responder

    Só consigo instalar diretamente no windows se a fonte estiver em ttf. O que fazer quando eu faço download de fontes no formato .eps?

  38. Marivalda Dias Artscolha

    11 de julho de 2014

    Responder

    Fiz o procedimento, a fonte aparece na lista, mas no corel não aparece. Como faço?

  39. Rodrigo

    5 de agosto de 2014

    Responder

    Cara, uso corel X3, quando vou exportar algo, não esta habilitado a extensão TTF.
    você sabe o que esta acontecendo ?

  40. Celio Ferreira

    26 de agosto de 2014

    Responder

    Caríssimo, boa noite.
    Tem como não aparecer na lista de fontes do Corel X6 aquelas fontes do sistema do Windows 8 – acredito que seja do SO pois nunca instalei, aparecem em cinza na janela de fontes e têm nome esquisito.
    Deixei de usar o Bistream Font Navigator pois toda vez provocava uma “lenha” nas fontes instaladas, será que agora no X6 está funcionando melhor? Alguma reclamação com relação a isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>