Tutoriais 31 de julho de 2012 | 63 comentários
Vamos aprender como vetorizar rápido no Corel Draw X6, mas esse procedimento se aplica nas outras versões como o X3, X4 e X5. Mas antes de vetorizar devemos saber o que é um vetor e para isso aconselho a ver este tutorial O que é vetorização.


Outro detalhe que devemos ter o cuidado na hora de vetorizar rápido é saber quais as imagens certas para ter um melhor resultado, então por experiência própria, sugiro que sempre utilize imagens em preto, quanto menos cores melhor. Nunca utilize imagens com degrade,  pois tem muitas cores e será ruim o resultado, no exemplo que mostrarei hoje contém uma imagem com cores chapadas com quatro cores fortes e individuais que vão dar um belo resultado no final.


Vamos ver como funciona esse tipo de vetorização. Abra seu Corel Draw e depois de aberto vá em ARQUIVO e depois em IMPORTAR (Ctrl+I).


Abrirá uma janela onde você deve procurar a imagem que vai ser vetorizada, selecione e clique em IMPORTAR. Logo em seguida aparecera um ícone onde você deverá clicar ou clicar e arrastar para que sua imagem apareça.


Observe o fundo da imagem que esta em branco e ao colocar o fundo de outra cor sempre vai ter esta borda branca em volta e neste caso eu quero retirar este fundo e poder mudar as cores do desenho.

Agora com a imagem já no Corel, deixe-a SELECIONADA e vá em BITMAPS e depois RASTREIO RÁPIDO. Veja na imagem a seguir.

Depois do rastreamento rápido você deverá clicar em uma área branca da página selecionar novamente a imagem e arrasta-la para o lado, aparentemente vai estar igual, mas não se preocupe.

Agora temos que desagrupar (Ctrl+U) a imagem que vetorizamos. Feito isso é só apagar as partes em branco e mudar as cores do desenho podendo colocar cores em CMYK ou RGB ou cores em Degradê. Veja o resultado  



Mas lembre-se: Sempre utilizar cores vivas e sem degrade para obter um melhor resultado.


Nota sobre o Rastreamento Rápido


Rastreamento rápido é uma boa opção, mas devemos ter o cuidado nos pequenos detalhes, aconselho sempre a vetorizar a mão mesmo, parte por parte para ter a certeza de cada objeto e a perfeição da arte. Quando utilizamos essa ferramenta em certos desenhos ela não vetoriza com perfeição podendo ter alguns erros como cantos que não foram arredondados, linhas retas onde deveria ser em curva e etc. Por isso preste bem atenção quando utilizar a ferramenta e faça os reajustes no desenho.

Existem outros programas que podemos utilizar para vetorizar e que o corel reconheça como linhas e que podem ajudar, mas isso já é outra história.


Deixe seu comentário sobre a vetorização rápida e quais os programas você mais utiliza para esses tipos de trabalho, conte para mim e os visitantes, compartilhem seus conhecimentos, de sua opinião e sugestão. 



Arte no Corel disponibilizando o melhor para você.





Curso 24 horas de CorelDRAW!