Tutoriais 31 de julho de 2012 | 51 comentários
Vamos aprender como vetorizar rápido no Corel Draw X6, mas esse procedimento se aplica nas outras versões como o X3, X4 e X5. Mas antes de vetorizar devemos saber o que é um vetor e para isso aconselho a ver este tutorial O que é vetorização.


Outro detalhe que devemos ter o cuidado na hora de vetorizar rápido é saber quais as imagens certas para ter um melhor resultado, então por experiência própria, sugiro que sempre utilize imagens em preto, quanto menos cores melhor. Nunca utilize imagens com degrade,  pois tem muitas cores e será ruim o resultado, no exemplo que mostrarei hoje contém uma imagem com cores chapadas com quatro cores fortes e individuais que vão dar um belo resultado no final.


Vamos ver como funciona esse tipo de vetorização. Abra seu Corel Draw e depois de aberto vá em ARQUIVO e depois em IMPORTAR (Ctrl+I).


Abrirá uma janela onde você deve procurar a imagem que vai ser vetorizada, selecione e clique em IMPORTAR. Logo em seguida aparecera um ícone onde você deverá clicar ou clicar e arrastar para que sua imagem apareça.


Observe o fundo da imagem que esta em branco e ao colocar o fundo de outra cor sempre vai ter esta borda branca em volta e neste caso eu quero retirar este fundo e poder mudar as cores do desenho.

Agora com a imagem já no Corel, deixe-a SELECIONADA e vá em BITMAPS e depois RASTREIO RÁPIDO. Veja na imagem a seguir.

Depois do rastreamento rápido você deverá clicar em uma área branca da página selecionar novamente a imagem e arrasta-la para o lado, aparentemente vai estar igual, mas não se preocupe.

Agora temos que desagrupar (Ctrl+U) a imagem que vetorizamos. Feito isso é só apagar as partes em branco e mudar as cores do desenho podendo colocar cores em CMYK ou RGB ou cores em Degradê. Veja o resultado  



Mas lembre-se: Sempre utilizar cores vivas e sem degrade para obter um melhor resultado.


Nota sobre o Rastreamento Rápido


Rastreamento rápido é uma boa opção, mas devemos ter o cuidado nos pequenos detalhes, aconselho sempre a vetorizar a mão mesmo, parte por parte para ter a certeza de cada objeto e a perfeição da arte. Quando utilizamos essa ferramenta em certos desenhos ela não vetoriza com perfeição podendo ter alguns erros como cantos que não foram arredondados, linhas retas onde deveria ser em curva e etc. Por isso preste bem atenção quando utilizar a ferramenta e faça os reajustes no desenho.

Existem outros programas que podemos utilizar para vetorizar e que o corel reconheça como linhas e que podem ajudar, mas isso já é outra história.


Deixe seu comentário sobre a vetorização rápida e quais os programas você mais utiliza para esses tipos de trabalho, conte para mim e os visitantes, compartilhem seus conhecimentos, de sua opinião e sugestão. 



Arte no Corel disponibilizando o melhor para você.





Publicidade

Curso 24 horas de CorelDRAW!

51 Comentários em “Como vetorizar rápido uma imagem no CorelDRAW X6

  1. Anonymous

    9 de agosto de 2012

    Responder

    Acessei o seu site hoje, e estou gostando bastante do conteúdo do mesmo. Espero que você possa estar sempre postando muito mais coisas bacanas to gostando bastante do seu trabalho. Parabéns pelo site.

  2. Arte No Corel

    10 de agosto de 2012

    Responder

    Muito obrigado e logo postarei mais tutoriais e vetores para os visitantes, obrigado pela visita e o comentário e um prazer tela aqui conosco interagindo. Abraço Relbert.

  3. binhoxp

    15 de agosto de 2012

    Responder

    Parabens Relbert,1º site que acho sobre Corel sem frescura e os macetesd muitos bons,esse já está em farovitos no meu navegador e será como referências pra mim,muito obg. por disponibilizar os seus conteúdos para downloads, o mínimo que posso fazer é divulgar o site para meus amigos,abraços.

  4. Arte No Corel

    15 de agosto de 2012

    Responder

    Obrigado Binhoxp, pela visita e o elogio, sempre farei o melhor que puder. Conte comigo sempre que precisar, aqui no Arte no Corel vocês aprendem comigo e eu aprendo com vocês e assim conseguimos chegar ao nosso objetivo não é rsrs. Obrigo por compartilhar a página, um forte abraço Relbert Soares.

  5. Glênio Cardoso

    15 de agosto de 2012

    Responder

    Muito bom tutorial, só lembrando que quanto melhor a imagem melhor o resultado. Esse método não é 100% funcional, mas ajuda muito quando se precisa redesenhar alguma logo, ou imagem, mesmo assim, o método é muito útil. Uma dica boa quando a resolução da imagem esta ruim é aumentar os DPIs.

  6. Arte No Corel

    16 de agosto de 2012

    Responder

    Verdade Glênio quanto maior for os (dpi) melhor fica a vetorização rápida. Bem lembrado. Obrigado pela visita, participação e pela dica. Abraço Relbert

  7. Anonymous

    20 de outubro de 2012

    Responder

    Parabéns acho muito legal trabalho com sublimação e preciso usar o corel mais sou leigo espero q vc sempre ajude pessoas assim com eu.

  8. Lia

    26 de outubro de 2012

    Responder

    Relbert, excelente tutorial, me ajudou muito. Gostaria de dar uma sugestão, não sei se seria adequado, mas você poderia indicar gráficas que fazem bom trabalho a um preço em conta?
    Obrigada pela ajuda e pela admirável iniciativa

    Lia

  9. Arte No Corel

    26 de outubro de 2012

    Responder

    Lia as únicas que posso indicar com preços bons é aqui de Belo Horizonte, caso seja daqui eu lhe passo as informações, caso não seja o melhor a fazer é pesquisar mesmo e pegar informações das gráficas de sua região. Obrigado pelo contato.

    • Luana

      3 de outubro de 2013

      Responder

      Boa noite! Saberia de algum local para me indicar em BH, com preço bom? Estou com urgência em vetorizar uma logomarca que está em jpg. Grata!

  10. Anonymous

    5 de novembro de 2012

    Responder

    excelente site, gostei muito, vc é muito bom.

  11. welington da silva francisco

    5 de novembro de 2012

    Responder

    ola amigo como apagar um texto de uma imagem sem apagar o fundo no corel draw x6

  12. welington da silva francisco

    5 de novembro de 2012

    Responder

    ola amigo como apagar o texto de uma imagem sem apagar tudo só o texto

  13. Arte No Corel

    6 de novembro de 2012

    Responder

    Dependendo da imagem não da para retirar o texto não.
    Você deve vetorizar toda a imagem, ou apagar no photoshop.

  14. Anonymous

    5 de dezembro de 2012

    Responder

    Olá, instalei o X5 E X6, nas duas versões a opção “adquirir imagem” está desabilitada, como escanear uma imagem, é necessário algum plugin?

  15. Arte No Corel

    9 de dezembro de 2012

    Responder

    Sua impressora deve estar instalada em seu computador em sua maquina só assim essa opção vai habilitar, não precisa de plug não basta fazer as instalações de sua impressora e ao escanear qualquer documento poderá utilizar a ferramenta no corel draw.

  16. Marcos Fernandes

    18 de dezembro de 2012

    Responder

    Bom dia Relbert, Muito legal este seu Site – eu também sou arte finalista a uns 15 anos. e trabalho também com corel. e você dá umas dicas legais até para quem já está a muito tempo como eu trabalhando na área – o Corel é fascinante porque todos os dias você pode aprender uma coisa nova com ele – é um programa muito complexo – Não conheço ninguém que saiba 100% deste programa – pode até existir mas eu não conheço. gostaria de criar um Site parecido com o seu; mostrando também algumas coisas que eu sei fazer na área de design gráfico – pode me dar umas dicas boas de como abrir um site desta qualidade?
    Abraços.

  17. Relbert S.

    18 de dezembro de 2012

    Responder

    Olá Marcos Fernandes, Obrigado pelo contato e suas palavras não sabe o quanto fico satisfeito em saber disso. Bom você realmente esta super certo, também não conheço ninhem que saiba 100% de tudo e logico que também não sei tudo mas hoje compartilho o pouco que sei amigo.
    Agora falando de site é muito simples você criar o seu e fazer um tipo o meu sem gastar muito ou quase nada.
    1 – Cria um blog que é gratuito no endereço http://www.blogspot.com, tem vários tutoriais na internet explicando como criar e personalizar e o bacana disso que é tudo gratuito Marcos.
    2 – Caso queira colocar seu endereço do blog tipo o meu .com.br ou .com, terá de comprar o endereço que é apenas 30,00 reais por ano.
    3 – A plataforma do blog é bem simples e fácil de mexer
    4 – Você pode utilizar o templete que o próprio blog oferece ou pegar algum em sites que libera de graça como eu pequei esse meu.

    Eu utilizo o Blog porque ainda não sei e não comprei nada para WordPress, mas no meu caso está de ótimo tamanho porque o que quero mesmo é compartilhar e dividir meus conhecimentos e ajudar ainda quem está estrando neste ramo.

    Espero que lhe ajude e qualquer dúvida me retorne, terei o maior prazer em lhe ajudar.

  18. Rogério Albanez

    29 de janeiro de 2013

    Responder

    Muito bom seu site… parabéns.

    Por favor, não achei no seu site, qual a melhor forma de vetorizar um objeto? Os comandos e como arrendondar?

    Grato.

  19. Arte No Corel

    29 de janeiro de 2013

    Responder

    Como vetorizar ainda não fiz mas tenho um poste que pode lhe ajudar, procure por recortando uma imagem no campo de pesquisa aqui do blog ok. Forte abraço Relbert

  20. Antonio SERÍGRAFO

    30 de janeiro de 2013

    Responder

    show, gostei muito, valeu

  21. Lidia Sousa

    16 de fevereiro de 2013

    Responder

    Boa tarde! Adorei seu blog e estou com uma duvida nesse rastreio rápido…
    Quando arrasto a imagem e tento colorir as partes dos vetores colore a imagem inteira…

  22. Arte No Corel

    17 de fevereiro de 2013

    Responder

    Depois do rastreamento rápido desagrupe tudo e colora apenas as partes que gostaria. Obrigado pelo contato, qualquer dúvida me retorne. Forte abraço Relbert

  23. LitoralGraf

    7 de março de 2013

    Responder

    Muito bom ótimas dicas, esta dica de vetorização rápida é excelente, vai me poupar muito tempo com vetores simples mas que se perde tempos valiosos, parabéns pelo conteúdo do blog, é Perfeito

  24. Vlw Página, e ótimos conteúdos parabéns!

  25. Anonymous

    21 de abril de 2013

    Responder

    publica como fazer estampas

  26. Anonymous

    26 de abril de 2013

    Responder

    salvou meu dia

  27. Cátia

    7 de agosto de 2013

    Responder

    Amei sua explicação rapida e eficaz do jeito qeu gosto vc é bom no q faz sabe ensinar sem dificultar. felicidades. Att, Cátia

    • Relbert

      7 de agosto de 2013

      Responder

      Obrigado fico contente em saber que ajuda ;D forte abraço a todos.

  28. Crika

    4 de outubro de 2013

    Responder

    Que Deus t abençoe, vc quebrou uma mega floresta pra mim! rs♥

  29. Mari

    24 de outubro de 2013

    Responder

    Olá Relbert…
    Diagramando todo o jornal no Corel x6…
    Sempre copio texto do word para o corel….
    no momento de colar um texto em parágrafo no corel, aparece uma telinha: Importar/Colar texto…
    E eu na distração, ao invés de clicar em OK nessa elinha, clique em: Não mostrar esse aviso novamente… sabs como faço para ativá-la…
    Preciso Diagramar meu jornal estou mt aflita
    Abraços

    • Relbert

      24 de outubro de 2013

      Responder

      Olá Mari, encontrei sua solução ;)
      Para ativar novamente vai em Ferramentas – Opções – depois na raiz (+) Área de trabalho e procure por Avisos e marca novamente colar e importar texto.
      Fiz o mesmo procedimento que falou desmarquei e fui atrás da opção para restaurar a caixa que pergunta ao colar o texto. Agora fica mais uma dica.
      •Não copie texto e cole direto no coreldraw.
      •Copie do word e cole no bloco de nota. Costuma dar uns conflitos de diagramação e as vezes as configurações do word vem junto, e impede de você ajustar no coreldraw.

      Qualquer dúvida estarei aqui para ajudar, forte abraço.

  30. MARISA

    15 de novembro de 2013

    Responder

    Preciso digitar os dados pessoais em um certificado que já vem preenchido (mas sem os dados da pessoa ou seja preciso imprimir só estes dados no certificado e estes dados tem que sair na linha certa por ex.o nome da pessoa em frente á confere a … o nº do rg em frente RG. Gostaria de saber como fazer isso no corel draw x6. Se puder me ajudar desde já agradeço.
    Muito obrigada!

  31. Helano Eden

    18 de novembro de 2013

    Responder

    Valeu. Algo mais que aprendi .Obrigado Relbert.

  32. Adriana Alves

    23 de fevereiro de 2014

    Responder

    Adorei…. ajudou demais
    :p

  33. Carol Mej

    5 de março de 2014

    Responder

    Porque a grafica somente aceita arquivos no corel se da pra fazer os pasos acima com as imagens PNG?

  34. Anônimo

    26 de março de 2014

    Responder

    muito obrigado

  35. Maicon Oliver

    27 de março de 2014

    Responder

    Ola eu tenho alhumas duvidas a respeito do formato em que eu devo salvar para usar na web, eu uso o recurso exportar para web, a imagem parece estar perfeita mas quando eu uso na internet ela fica com uma qualidade ruin como se estivesse embaçada em volta dos textos e figuras o que eu devo fazer.

  36. Valdo

    31 de março de 2014

    Responder

    muito obrigado me ajudou bastante

  37. Denis Gomes Franco

    24 de abril de 2014

    Responder

    Nem tudo pode ser vetorizado com perfeição. Desenhos tipo cartoon como o do artigo vetorizam bem. Qualquer outra coisa raramente fica boa. Além disso esse procedimento é voltado à vetorização de desenhos e não textos ou artes em geral.

    Com o arquivo em um formato de produção como CDR, PDF ou AI, a gráfica poderá garantir a máxima qualidade de impressão e poderá fazer ajustes necessários para que o equipamento deles imprima da maneira como o cliente espera, evitando problemas com baixa qualidade, grandes diferenças de cor, problemas no corte, etc.

    Não leve a mal, a gráfica só está tentando fazer o melhor por você :D Até porque se a impressão ficar ruim você vai reclamar ;)

  38. Romirys Cavalcante

    10 de maio de 2014

    Responder

    Valeu me ajudou muito com minhas dúvidas sobre vetorização de imagens no Corel.

  39. SUAS INFORMÇÕES FORAM MARAVILHOSAS, OBRIGADA.

  40. Elizi Kiss

    30 de junho de 2014

    Responder

    Ajudou muitooooo..obrigada!!

  41. Diego F M Abrantes

    1 de julho de 2014

    Responder

    olá.
    estou fazendo isso que vc nos mostrou, porém a minha img está mudando diferente da img de sua referência

    • Relbert

      2 de setembro de 2014

      Responder

      Nesse caso o rastreamento não está bom então o melhor é vetorizar, veja em meu canal do Youtube os dois vídeos que falo sobre vetorização.

  42. Leandrao Camp

    7 de julho de 2014

    Responder

    Bem pratico e objetivo seu fórum, parabéns pelas informações, e sucesso.
    Vou utilizar essas informações na minha área de trabalho, sou corretor de imóveis, irei aplicar esses conhecimento para montar templates e imagens de divulgação.
    #TODDYCorretor

    Abraço.

  43. Anônimo

    11 de agosto de 2014

    Responder

    Olá, parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar com todos, gostaria se possível enviar vetores de monogramas para casamento. email adalgoncalves@yahoo.com.br obrigadaaaaaaaaaaaa.

  44. Fernanda

    29 de agosto de 2014

    Responder

    Queria saber se esse processo também serve pra utilizar em máquina a laser ?? Estou tentando fazer um desenho, gravar em plt pra fazer corte em MDF.

    • Relbert

      2 de setembro de 2014

      Responder

      Não, cada linha deve ser revisada e uma vetorização rápida pode ocorrer de ficar linhas sobre linhas. O melhor a fazer para cortes a laser ou recortes em plotter é uma vetorização a mão, partes por partes pra garantir os cortes futuramente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>