Intermediário Tutoriais 23 de agosto de 2012 | 42 comentários

O Corel Draw é um dos programas que ajuda muito quando falamos em criações, tem a facilidade de adaptação de objetos e a simplicidade de sobreposição de vários elementos. Neste tutorial vou explicar todo o procedimento de como criar seu cartão de visita e irei disponibilizar para download um gabarito padrão para você inserir o seu próprio modelo, assim tendo base deste gabarito para todos os outros que criar. Este gabarito que vou liberar é um modelo mais comum que é o cartão de visita 91mm x 51mm.

O gabarito que você vai adquirir para colocar o seu cartão de visita dentro das medidas 91mm x 51mm é este. Lembrando que há vários outros padrões de medidas e formatos, este é apenas um deles. Mas nada lhe impede de fazer em outros tamanhos. Veja a imagem.
 cartao_de_visita-0
Ao abrir o arquivo siga as instruções para colocar o seu modelo no padrão.
Para baixar o GABARITO clique AQUI
 

Criando meu próprio cartão de visita no CorelDRAW.

 No tutorial irei mostrar como criar um modelo de cartão de visita bem simples, cabe a você se empenhar e dedicar em sua criação para obter um resultado satisfatório. Criar um cartão de visita para impressão devemos trabalhar com as cores CMYK. Mas adiante você vai saber como adicionar a paleta de cores.
Primeiro Passo: Abra seu corel 11, 12, X3 ou X6. Vamos abrir um novo documento (folha em branco)logo em seguida vamos definir o tamanho do cartão de visita que vai ser 91mm x 51mm.  Sempre utilizo este padrão, veja a imagem a seguir.
cartao_de_visita-2
Segundo passo: Clique 2 vezes na ferramenta Retângulo ao fazer isso, forma um retângulo na pagina do corel draw e nas medidas  91mm x 51mm. Ficando assim:
 cartao_de_visita-4
Terceiro passo: Agora vamos preencher o retângulo de uma cor, neste exemplo vou colocar a cor preta, mas você tem a total liberdade de fazer de sua preferência. Para saber como preencher de uma cor o objeto (retângulo) lhe aconselho a ler este artigo (Paletas RGB ou CMYK). Então deve ficar assim.

cartao_de_visita-5

Ao preencher com uma cor, você deve retirar o contorno que esta em volta do retângulo, clicando neste ícone com o botão direito do mouse. Este ícone você encontra em sua paleta de cores.

Quarto passo: Vamos trabalhar com texto, devemos clicar neste ícone e ao clicar automaticamente o ícone mudara, basta clicar em qualquer lugar na pagina e escrever todas as informações. Ficando assim.
 cartao_de_visita-8
Quinto passo: É hora de organizar os texto e mudar as fontes. Para separar o texto e colocar nas posições que gostaria devemos quebrar todo o texto escrito, para isso deixe seu texto selecionado com a ferramenta de seleção e vai em Organizar  – Separar texto artístico (Ctrl+K), ao separar você deve colocar em cima do retângulo as escritas e ir mudando de cor o que desejar. Ficando assim
 cartao_de_visita-10
 Para alterar a fonte você deve selecionar seu texto ou a palavra, em seguida o menu superior do corel mudará, sendo assim você pode estar alterando o modelos de escritas  (fontes). Veja a imagem:
 cartao_de_visita-11
Para colorir apenas a letra que deseja, você deve selecionar a palavra e fazer o mesmo procedimento que é quebrar. Vá em OrganizarSeparar texto artístico Ctrl+K.
Sexto passo: O sexto passo é como preencher objetos e fontes de uma cor, Para saber passo a passo leia este artigo (Tutorial básico de como adicionar e utilizar as cores).
Sétimo passo: Depois de ter criado seu cartão de visita como eu criei o meu, devemos colocar no GABARITOpara respeitar as normas que qualquer gráfica pede.
Selecione todo o seu modelo criado com a ferramenta de seleção e vamos agrupar tudo. Vá em OrganizarAgrupar (Ctrl+G) e logo em seguida vamos copiar toda a arte criada em EditarCopiar (Ctrl+C).
Feito isso abra seu gabarito que baixou aqui no blog Arte no Corel e vá em Editar – Colar (Ctrl+V).
Caso não apareça na folha do gabarito é só você apertar a letra P para centralizar o seu cartão de visita na pagina. Siga todas as descrições que estão no gabarito assim você não terá nenhum problema ao mandar rodar seu arquivo.
Oitavo Passo: Cartão 4×0 – 4×1 e 4×4 o que é isso? Isso são medidas? Ou Cores? Como devo fazer no meu cartão de visita? Caso não saiba o que significa 4×0 – 4×1 e 4×4 e gostaria de saber todo o processo, veja o tutorial clicando AQUI.
Nono e Ultimo Passo: Para enviar seu cartão de visita, tem todo um processo para realizar antes de enviar a gráfica, Depois que você colocou no gabarito e seguiu todas as regras é hora do fechamento do arquivo. Para saber como enviar para a gráfica veja este tutorial completo de fechamento de arquivo para impressão e envio para gráficas clicando AQUI.
Espero ter ajudado na criação de seu cartão de visita, este foi um modelo bem simples de como você deve começar o seu. Agora a criatividade é com você. Este tutorial lhe ajudou? Tirou algumas dúvidas? Comente e compartilhe com a gente.
cartao cartãodevisita
Meu modelo ficou assim e o seu? Envie sua imagem pelo menu contato e eu irei publicar no facebook para mostrar a todos a sua arte realizada pelo tutorial Arte no Corel.
Arte no Corel compartilhando o melhor para você 
Curso 24 horas de CorelDRAW!