Tutoriais 17 de agosto de 2012 | 7 comentários

Trabalhar com preenchimento de malha no Corel Draw não é tarefa fácil para qualquer um, mas hoje vou explicar passo a passo de como utilizar. Assim que souber como funciona, você sempre vai querer utiliza lá em seus trabalhos e fazer diversos efeitos, usar estilos de cores no design de uma logomarca, logotipos, cartões de visita e entre vários outros. Então vamos lá

Quando você preenche um objeto com um preenchimento de malha é possível criar efeitos exclusivos de cores. Tudo começa a partir de seu objeto criado Ex: Um circulo, elipse, quadrado, retângulo ou um desenho vetorizado, então chega a hora de colocar as cores e fazer os efeitos.


Abra seu Corel 11, 12, X3, X4, X5 ou o X6. Sempre se lembre de selecionar o objeto que vai ser aplicado o efeito.


Como exemplo vou utilizar um retângulo, você pode realizar em qualquer outro objeto. Faça o seu desenho e preenche-o de qualquer cor.


Agora vá ao menu (Barra de ferramentas). Clique no botão Preenchimento de Malha Interativo (G) e segure para que o menu desdobrável abra. Veja a imagem.

Assim que clicar nessa ferramenta o cursor mudara, então você deve clicar em cima do seu objeto. Note que aparecerá uma grade sobre o desenho. Veja no meu exemplo abaixo.

Agora, é a melhor hora que é colocar as cores e ver o efeito acontecer. Você que gosta de trabalhar com cores vai gostar deste procedimento que o corel draw oferece.



Selecione qualquer um dos nós que aparece na grade e ao selecionar o nó basta clicar em qualquer cor de sua paleta de cores. Veja na imagem a seguir, em cada nó eu apliquei uma cor diferente.
Aplicamos as cores em cada nó que se formou na grade, podemos também aplicar outras cores em um espaço onde não há nó. Sendo assim quando aplicamos cores fora dos nós ela preenche quase todo o espaço onde queremos. Veja a seguir.


Como podem ver, podemos colocar as cores nos nós e também fora deles, e podemos fazer mais ainda, que é criar outras linhas entre a grade, para isso basta clicar 2 vezes na linha ou em qualquer parte da grade para criar, ou acrescentar pelo menu superior. Ficando como esta imagem de exemplo. 
A ferramenta preenchimento de malha permite alterar seus nós e adicionar mais linhas ou colunas na malha. Também permite copiar o estilo de preenchimento, podemos mover as linhas da malha, para cima, para baixo, para esquerda ou direita. Podendo assim obter diversos resultados.


Temos que ter bastante atenção ao trabalhar com qualquer ferramenta e por isso sempre que selecionarmos algo, imediatamente devemos observar a menu da parte superior do Corel, onde podemos fazer várias alterações no objeto que estamos trabalhando.


Caso quiser retirar todo o preenchimento e retornar ao zero é só clicar neste ícone.



Com um pouco de prática, você verá como é fácil criar designs realistas que vão mostrar suas ideias e expressar emoções. Não deixe de praticar, nunca deixe para fazer amanhã o que pode ser feito hoje.


O que acharam da ferramenta preenchimento de malha? Você já trabalhava com ela ou não tinha nenhum conhecimento? Conte para o Arte no Corel e os visitantes o que achou.


Arte no Corel compartilhando o melhor para você.

Publicidade

Curso 24 horas de CorelDRAW!

7 Comentários em “Usando a Ferramenta preenchimento de malha no CorelDRAW X6

  1. Grafica Fogo Vivo

    1 de setembro de 2012

    Responder

    Este efeito é ótimo, como você disse, é complicado usá-lo, mas os resultados são ótimos. Você mencionou que dá para mover os pontos para cima, baixo, direita e esquerda, dando entender que só se move em reta, mas na verdade os pontos são editáveis de forma que até curva pode se obter. Para animar a galera olha o layout desenvolvido pelo Paulo Alexandre (http://pacardesign.blogspot.com.br/2011/08/blog-post_5673.html)

  2. Arte No Corel

    1 de setembro de 2012

    Responder

    Obrigado Glênio pela observação, quando a pessoa estiver trabalhando com esta ferramenta ela verá que vai alem disso e vai procurar mais opções para fazer seus efeitos e poder ir alem do que eu disse aqui no blog. O tutorial é um caminho por onde começar e a criatividade é de cada um.

    Obrigado pela visita e o comentário, assim cada um pode ver e interagir, deixando suas opiniões e sugestões do que achou.

    Abraço Relbert

  3. Anonymous

    7 de setembro de 2012

    Responder

    Olá amigo, gosto muito do teu blog e das dicas.
    Só uma coisa, na frase onde você pergunta “O que acharão da ferramenta”…o melhor seria colocar a palavra “acharam”, pois com “ão” está no futuro.
    Grande abraço ;)

  4. Arte No Corel

    7 de setembro de 2012

    Responder

    Obrigado pela orientação, palavra corrigida. Abraço Relbert

  5. Carlinhos KE

    11 de setembro de 2012

    Responder

    Achei muito Legal galera já trabalho um tempo com o Corel
    e não trabalava muito com essa ferramenta! Grato pelas Dicas
    Vocês são D+!

  6. Arte No Corel

    11 de setembro de 2012

    Responder

    Obrigado Carlinho, forte abraço e sucesso em suas artes.

  7. Murilo David

    7 de fevereiro de 2013

    Responder

    Vi uma vídeo aula no youtube sobre preenchimento de malha, mas não tava tão bem explicado como esse tutorial.. Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>