Tutoriais 21 de setembro de 2012 | 38 comentários

No tutorial de hoje vou lhe orientar como deverá desenhar da maneira correta para fazer um adesivo. Mostrarei a forma certa para que uma plotter de recorte possa cortar seu vetor, tudo pelo CorelDRAW. Mas antes de tudo, recomendo ler O que é desenho vetorial.


Nos tutoriais aqui do blog sempre estou ensinando a trabalhar com as ferramentas do CorelDRAW, mas hoje veremos um outro assunto que é importante para quem precisa fazer diversos adesivos.


A primeira coisa que devemos fazer é trabalhar com os vetores certos, quando falo certo, falo que seu objeto tem que estar de maneira correta para um recorte, seja em uma plotter ou em recorte a laser.  Vamos ver um exemplo de um desenho certo para recorte e outro da maneira errada.



Neste exemplo quero mostrar a maneira que as linhas estão, e também a maneira correta como devem estar. Observe, onde começa a linha, ela termina assim eu tenho todo um preenchimento do objeto. Imagine um quadrado, retângulo um circulo, são formas fechadas e é dessa maneira que demos trabalhar, de forma fechada. Na forma errada tem linhas sobre linhas, dificultando qualquer recorte eletrônico, podendo até estragar a maquina da empresa caso o operário tente corta-ló como está.


A maneira errada que citei neste exemplo, você pode aproveitar sim, mas neste caso ele servirá para impressões digitais, monitores e mídia.


Aqui no blog procuro sempre disponibilizar vetores de forma correta, para que você possa fazer seus adesivos sem ter que ficar arrumando as linhas para fazer seu recorte.

No blog Arte no Corel você encontra outro tutorial de como vetorizar, explicando o que é vetorização e a forma de como separar seu desenho para fazer um recorte. Veja o outro tutorial clicando AQUI.


Você já observou isso em seus desenhos no CorelDRAW? Colocam em aramando para ver as linhas? Está vetorizando de forma correta? Ficam as perguntas.

Lembre se de toda vez que começar uma vetorização ou uma criação, tente ao máximo faze ló correto, com isso você poderá fazer recortes em plotter, desenhos na Silhouette Cameo,  Silk screen, impressões a laser e outros.


Próximos tutoriais irei falar mais sobre estes procedimentos. Caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário para que possa lhe ajudar.


Arte no Corel compartilhando o melhor para você. 

Curso 24 horas de CorelDRAW!