Tutoriais 14 de setembro de 2012 | 8 comentários
Hoje o tutorial é sobre uma ferramenta bastante útil e eficiente para nossas criações no Corel Draw, com ela podemos fazer diversos efeitos e enriquecer ainda mais a nossas artes. Hoje vamos falar da ferramenta Envelope Interativo,  que permite distorcer a forma de um objeto, e é muito comum ser aplicado em textos. Vamos ver passo a passo como funciona essa ferramenta?


Para aplicar o efeito envelope interativo, selecione seu objeto e clique sobre a ferramenta Envelope  da caixa de ferramentas (ela é uma ferramenta do grupo de ferramentas interativas).

Automaticamente o objeto será contornado por uma linha pontilhada com 8 alças. Veja a seguir.


Arraste uma das alças do envelope. Ao fazer isso, o objeto será moldado no novo formato, como pode ver a seguir.


Cada alça possui pontos de controle onde você pode mover para ter maior controle sobre a criação do envelope, faça o teste em cada alça e nos ponto de controle das alças.


No exemplo a seguir trabalhei com as alças e ponto de controle das alças, movendo uma por uma, tendo a total liberdade de mover qualquer área. Temos opções de adicionar mais nós ou excluir   para adicionar mais alças devemos selecionar qualquer alça e adicionar (+) para excluir devemos selecionar a alça e excluir (-). Isso lhe permite alterar qualquer parte de seu objeto.

Mas lembre-se, em todo esse processo dito acima temos o menu superior do CorelDRAW onde podemos adicionar, excluir e fazer outros efeitos. Ao utilizar a ferramenta automaticamente o menu irá mudar. Veja a seguir a imagem do menu superior do corel ao utilizar a ferramenta.



Ao utilizar a ferramenta sempre fique atento na Barra de Ferramentas.

 Você pode editar os nós de um envelope como faz com os nós de um objeto qualquer. Os botões de edição estão disponíveis na barra de propriedades.

O modo de criação de envelope acima é o modo sem restrições (padrão). O CorelDRAW oferece mais três modos de edição de nós de um envelope.

São elas: Modo Envelope em linha reta, Modo Envelope em arco simples e Modo Envelope de arco duplo. Basta praticar e verá os efeitos em suas aplicações.



Você pode fazer maravilhas com a ferramenta, basta se dedicar e empenhar em aprender a trabalhar com o CorelDRAW, você tem a liberdade com as ferramentas, se você nunca utilizou a ferramenta Efeito envelope interativo, então está na hora.

Relbert como faço para colocar essa sombra, este efeito de luz e este objeto elipse? Gostei muito e gostaria de fazer minha própria arte.
É muito simples, para isso já criei tutoriais completos para tirar suas dúvida, basta clicar nos links abaixo e seguir todo o procedimento.

Agora quero ver você utilizando a ferramenta e realizando diversas artes. Comente o que achou, teve alguma dúvida? Deixe seu comentário que terei o maior prazer em responder.

Aqui no blog eu aprendo, você aprende e todos nós ensinamos. Arte no Corel compartilhando o melhor para você.

Curso 24 horas de CorelDRAW!