CorelDRAW X6 Tutoriais 5 de outubro de 2012 | 68 comentários
No post de hoje vou ensinar a recortar uma imagem no Corel Draw. Devido ao grande numero de telefonemas e e-mails, resolvi fazer este tutorial para lhe ajudar e tirar as dúvidas na hora de personalizar uma lembrancinha. Para quem trabalha com lembrancinhas personalizadas este tutorial irá ajudar você em diversas criações.
Quando se trata de imagens sabemos que o Adobe Photoshop é um dos melhores programas de edição de imagem, mas hoje vamos ver como funciona o recorte no CorelDRAW.

 Vamos trabalhar com o CorelDRAW X6. Abra seu Corel e vá em, um novo documento (folha em branco). Agora vamos importar uma imagem a que vamos recorta-lá, vá em ARQUIVOIMPORTAR (Ctrl+I), procure pela imagem que esta em seu Windows Explore, Selecione a imagem e clique em Importar, o ícone do Corel vai mudar então você deve clicar e arrastar para abrir a imagem. Ficando assim

recorte1

A imagem utilizada no tutorial é de autoria do fotografo Júlio Margarida e tivemos a autorização do mesmo para utiliza-la. Clique AQUI para visitar o site.
Vamos utilizar a ferramenta FORMACLIQUE 2 VEZES NA LINHA DA IMAGEM para criar os nós ficando como a imagem abaixo.

recorte2

Este processo com a ferramenta forma em minha opinião acho melhor porque consigo melhores acabamentos e resultados satisfatórios.
Lembre-se de sempre trabalhar com zoom para poder fazer o recorte com mais precisão e perfeição.
Ao criar vários nós na borda da imagem você deve CLICARSEGURAR O (NÓ) e arraste, ficando assim:

recorte3

Vários nós sendo criado clicando 2 vezes sobre a linha. Ao criar um nó e arrastá-lo você pode ir criando um ao lado do outro e colocando nos devidos lugares, contornando apenas o que deseja.  Veja como minha imagem esta ficando.
recorte4
Quando trabalhamos com imagem dentro do Corel e damos zoom, perdemos qualidade, então aconselho sempre utilizar imagens de ótima qualidade acima de 1000 x 1000 pixels para cima, isso conta muito na hora da impressão (Gráfica).
Falo novamente, trabalhe com zoom e crie os nós um do lado do outro e arraste mais para dentro do contorno, para não ficar partes brancas quando colocar sua imagem em algum plano de fundo. Vamos ver como a minha esta ficando com um plano de fundo diferente (Rosa).
recorte5
Vamos terminar de fazer o recorte em volta para recortar os outros detalhes.
recorte6
Pronto recorte feito na parte externa da imagem, agora vamos retirar as partes interna, como mostra a imagem acima.
Para isso vamos utilizar a BORRACHA .
recorte7
Ao selecionar a borracha, você deve trabalhar com bastante calma e zoom, retire o excesso como eu mostro para facilitar o acabamento.
recorte10
Ao utilizar a borracha procure trabalhar em pixels, assim você tem um controle maior dela, para utilizar a ferramenta você deve dar um clique, ela marcará um ponto fixo e logo em seguida clica em outro ponto para que apague onde selecionou ou clique uma vez segurando e apagando tudo ao mesmo tempo.
Caso dê algo errado ao utilizar a borracha dê um Ctrl+Z, e tente novamente até que saia tudo perfeito.
Pronto agora que retirei o excesso é hora de arrumar os cantos para não sobrar nada e ficar mais perfeito o recorte.
recorte11
Utilize a ferramenta FORMA novamente, selecione alguns pontos e aperte o delete (Del) de seu teclado, assim vamos eliminar o excesso de (nós), faça isso deixando o mínimo possível.
 01 – Selecione alguns (nós) e aperte o delete do teclado.

02 – Após deixar alguns (nós) como mostro na imagem, selecione novamente e vai no ícone Converter em linha reta.

03 – Deixe todas as linhas retas.

04 – Move cada (nó) é o mesmo procedimento que foi feito na parte externa da imagem.

recorte12

Não se desespere rsrs tudo é bem tranquilo de fazer, mas você tem que ter calma e paciência e gostar do que esta fazendo.

Sempre que estou fazendo recortes no Corel eu gosto de colocar um background (Fundo colorido de outra cor) para visualizar o recorte, caso haja algum detalhe em branco, então irei arrumar a falha. Veja a seguir
recorte13
Agora sim imagem recortada e quase pronta. Coloquei um fundo diferente, assim posso ver com mais detalhe se há alguma falha para poder arrumar.
Agora vamos aos acabamentos é onde faz toda a diferença, não queremos deixar nosso recorte todo quadriculado não é verdade.
 01 – Vamos selecionar a ferramenta Forma

02 – Clicar em Converter em curva

03 – Logo em seguida clica em Nós simétrico. Ficando assim

recorte14

 

Você vai notar que onde está reto vai ficar em curva vai dar um acabamento arredondado em toda imagem.

Agora basta deletar alguns (nós) ou mover,  para fazer cada curva com mais perfeição. Dê zoom em cada parte da imagem e arrume se for necessário.
Veja o resultado final deste recorte.
recorte15
 Agora podemos fazer diversas artes personalizadas já que nossa imagem já esta recortada podemos abusar nas criações, só depende de você.
Alguns exemplos de personalizações depois do recorte.recorte16
Para chegar no resultado final, trabalhe com calma nada de correria só assim vai conseguir um bom resultado em suas artes.
 Nos próximos tutorias vamos ver como fazer outros convites personalizados, se gostou deixe seu comentário  sugestão ou criticas. Espero que ajude em seus trabalhos, eu Relbert editor do Arte no Corel procura fazer de maneira bem simples para ajudar a você, compartilhe e ajude aos outros em suas redes sociais. Todos nos aprendemos e encimamos =D
Arte no Corel compartilhando o melhor.
Curso 24 horas de CorelDRAW!