CorelDRAW X6 21 de novembro de 2012 | 53 comentários
Hoje você vai aprender a colocar marcas de cortes para que possa fazer cortes precisos sem ter que adivinhar ou colocar bordas para fazer os cortes. Geralmente se usa muito em gráficas, eles colocam essas marcas de corte ou marcas de registro para facilitar quando temos que fazer todo o recorte em casa ou na nossa empresa. Para você que trabalha em casa diariamente imprimindo várias etiquetas em folhas A4 ou A3 ao fazer a impressão, é sempre bom coloca-las para obter bons recortes e acabamentos. O próprio CorelDRAW faz tudo para você, então vamos ao tutorial. Duas coisas importantes antes de colocar as marcas de corte, é deixar todo seu arquivo pronto em cores cmyk e agrupado, o outro é deixar a folha branca do corel draw no mesmo tamanho de sua arte e centralizado na página.

 Depois disso tudo fica fácil e você acompanha agora todo o procedimento. Sua arte deve ficar assim, como mostro a seguir;

marcaderegistro1

Observe que personalizei o tamanho da página no corel colocando do mesmo tamanho que a arte, depois disso é só centralizar toda sua arte clicando a letra (P) de seu teclado. Este modelo que criei é só uma base para demonstrar como imprimir várias cópias com as marcações de corte. Este procedimento pode ser utilizado para qualquer tipo de impressão. Bom, é hora de imprimir nosso arquivo então vamos lá.

marcaderegistro2

Vamos em ARQUIVOIMPRIMIR se preferir é só clicar Ctrl+P para que apareça outra tela para as configurações.

marcaderegistro3
Escolha sua impressora e deixe o restante como está e logo em seguida visualize a página.  Veja a seguir.
marcaderegistro4
Reparem na lateral, eles fazem todo o trabalha. Você deve clicar no segundo ícone Ferramenta layout de imposição. Veja a seguir
marcaderegistro5
Veja que ao clicar em Ferramenta layout de imposição repare na barra de ferramentas que abre logo acima da régua onde marquei com o numero dois. Onde eu marquei como numero dois é onde vamos aumentar o número de cópias, mas lembre-se o tamanho da página para impressão deverá ser maior do que o tamanho do material a ser impresso, para que seja possível imprimir as marcas de corte. Ficando assim.

marcaderegistro6

Veja que tenho espaço para colocar minhas marcas de corte, então você deve clicar como mostro a seguir.
marcaderegistro7
Ao clicar em Ferramenta Posição das marcas como mostro clicando no numero três da imagem a barra de ferramentas vai mudar novamente então é só escolher os itens que aparecem, no meu caso eu cliquei em imprimir marcas de corte, onde esta indicada pela seta.
No número quatro que mostro acima aparecem 06 ícones onde você pode alterar conforme precisar. Veja mais ampliado.
marcaderegistro8
1 – Imprimir informações do arquivo
2 – Imprimir números de páginas
3 – Imprimir marcas de corte
4 – Imprimir marcas de registro
5 – Barra de calibragem de cores
6 – Escalas de densitômetro

Agora é só mandar imprimir para que as marcas de corte saia na impressão, facilitando sua vida nos recortes. Nada como aplicar uma marcação que não resolva nossos problemas.

Veja um exemplo das marcações.
marcasdecortes
Agora ficou mais fácil? Ou ainda tem alguma dúvida… Deixe seu comentário me dizendo se foi útil ou não o tutorial. Farei sempre o possível para você aprender e se aperfeiçoar ainda mais no programa.
Agradeço nosso amigo e visitante Anderson DigiFoto do Facebook, por sempre estar em contato interagindo e dando ideias de postagem, com isso eu aprendo mais  e compartilho para todos os amigos e visitantes.
Arte no Corel compartilhando o melhor para você  

 

Curso 24 horas de CorelDRAW!