Avançado Tutoriais 16 de fevereiro de 2013 | 24 comentários
No tutorial de hoje veremos como aplicar efeitos em texto deixando com um aspecto diferente e elegante. O método utilizado na escrita (CDR) de CorelDRAW é apenas um exemplo, onde você poderá criar seus textos e aplicar os mesmos efeitos em outras palavras. Hoje vamos aprender como mostro a imagem abaixo.
Para que você acompanhe todo o tutorial certinho estarei disponibilizando as fontes utilizadas. Para baixar clique AQUI.
Após baixar as fontes e instalá-las é hora de começar a criar e colocar os devidos efeitos. Caso não saiba instalar a fonte recomendo que veja os vídeos no canal Youtube Arte no Corel e procure pelos vídeos de como instalar fontes.
A primeira coisa que vamos fazer é trabalhar em centímetros, ao abrir um novo documento mude a unidade de milímetros para centímetros e a distância de deslocamento coloque 5,0 centímetros. Ficando assim.
Digite seu texto ferramenta texto (F8). Ficando assim;
Selecione a ferramenta de seleção deixando à escrita (CDR) já selecionada para que possamos mudar a fonte. Fonte - duepuntozero_black;

Publicidade

Assim que selecionamos a fonte, vamos quebrar o texto;
Não se esqueça de sempre deixar seu texto selecionado com a ferramenta de seleção. Siga todos os passos com as tarjas em vermelho.
Agora com o texto separado e hora de adicionar uma perspectiva em cada letra separadamente uma a uma. Veja a seguir;
Ao clicar em adicionar perspectiva em uma letra irá criar uma forma de grade e  mudará a seta do mouse, vai ser onde você deverá mudar o ângulo da letra. Ficando assim;
O mesmo procedimento você deverá fazer nas outras letras, não existe o ângulo certo então abuse dos ângulos e veja qual fica melhor para você.
Observe que estou colocando cada letra de uma forma diferente, faça com todas as letras este mesmo procedimento segurando a alça e arrastando para qualquer lado.
Depois que colocou cada letra nas suas devidas posições, selecione letra por letra e coloque mais juntas uma da outra. Selecione uma letra e clica em seu teclado as setas direita ou esquerda, ficando juntas assim;
Pronto, agora vamos colorir as letras, para colorir e usar cores mais fortes aconselho a ler este tutorial Escolhendo sua paleta de cores
 
Agora iremos colocar detalhes em cada letra e para isso vamos fazer uma cópia desse texto.Lembra que no começo pedi para colocar em centímetros e o deslocamento em 0,5 centímetro? Neste exato momento vai ser essencial usa-los.
Faça a cópia, selecione todo o texto e clique no sinal (+) de seu teclado e clique nas setas do teclado para mover a cópia para baixo. Ficando assim;
Neste momento que todas estão selecionadas coloque em curva (Organizar – Converter em curva CTRL+Q).
Agora vamos trabalhar apenas com uma letra, iremos selecionar a letra (C) e fazer outra cópia e colocar cor para poder visualizar o deslocamento que você pode fazer pelo mouse mesmo. Ficando assim;
Colora de preto a letra para observar os detalhes restante que vai ficar do vermelho.
Agora selecione a letra preta e com o Shift pressionadoselecione o vermelho e clique em Aparar.
Depois que clicou em Aparar, delete o preto ficando assim;

Colora de preto e mova para cima, para encaixar na letra (C).

Caso o detalhe preto fique atrás do vermelho, selecione só o vermelho, clique com direito do mouse sobre ele e vai em Ordernar – e clique em Para trás da página ou Shift Page Up. Assim o detalhe em preto fica na frente.
Bom agora para não ficar uma coisa muito padronizada, aumente o detalhe preto, selecione e mova com o mouse mesmo para horizontal e vertical, deixando pontas para fora e para dentro. Ficando assim;
Agora que fiz com a letra (C), irei fazer o mesmo procedimento com as outras letras.
Agora vamos fazer outra cópia de todo texto já com estes detalhes e aplicaremos a soldagem em todas as letras ficando assim;
Deixe tudo selecionado como mostro acima para que os botões apareçam. Ao clicar em soldar ele juntará todos os objetos em um só. Estamos fazendo essa soldagem para fazer o contorno na parte de fora das letras, então deverá ficar assim;
Ficando assim selecione novamente (o cdr em vermelho) e vamos na ferramenta contorno.
Faça o contorno externo ficando como a seguir;
Depois do contorno, quebre tudo indo em Organizar – Separar curva CTRL+K. e deleta a escrita vermelha deixando só a parte preta o contorno.
Você poderá subir com ele preto para poder visualizar, mas logo depois mude a cor preta para branco e retire a cor do contorno.
Agora sim estamos no final (risos), ao colocar o contorno em volta você vai precisar fazer uma cópia deste contorno branco e mudar para cor cinza e ao colocar em cinza o outro contorno mova para baixo com o mouse distorcendo o ângulo para dar o efeito. Veja na imagem a seguir;
Para finalizar colocaremos uma sombra em toda arte e para isso selecione toda sua arte e agrupe Ctrl+G ou em Organizar – Agrupar.
Para saber todo o procedimento para colocar sombreamento a conselho a ler este tutorial ColocandoSombras em texto.
Prontinho, arte finalizada. Lembrando que você pode ainda trabalhar com mais cores como gradientes e outros tudo depende só de você.
Faça com calma todo o tutorial para não se perder e ao fazer uma vez verá como é fácil e divertido fazer artes assim. Espero que lhe ajude e que consiga chegar a um resultado satisfatório como cheguei ao meu. Caso encontre dificuldades não se exite em perguntar, estarei por aqui para lhe ajudar.
Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você


Curso 24 horas de CorelDRAW!

24 thoughts on “Trabalhando com textos em formas perspectivas no CorelDRAW

  1. ♥ Aline ♥

    17 de fevereiro de 2013

    Responder

    Ótimo tutorial, ficou bacana e bem explicado, vou tentar fazer.
    Beijinhos

  2. Arte No Corel

    17 de fevereiro de 2013

    Responder

    Obrigado pela visita e o comentário, tenta sim sei que vai conseguir ;D Forte abraço Relbert

  3. Anonymous

    22 de fevereiro de 2013

    Responder

    Cara, ótima explicação. Você sabe como esse novo corelDraw x6 funciona na parte da porcentagem (reajuste de texto com formas) ou seja em PROPRIEDADES/ FATOR DE ESCALA…
    EXEMPLIFICANDO: Quando faço um quadrado e um circulo, centralizo e agrupo, depois vou no fator de escala e ajusto para 90%, esse valor fica mantido. Mas quando insiro um texto dentro dessas formas (quadrado e circulo) agrupando tudo, vou no FATOR DE ESCALA E REAJUSTO PARA NOVENTA POR CENTRO, esse valor NÃO fica mantido, volta para 100 por cento. Tëm algum jeito de fazer para manter a porcentagem desejada???

  4. Arte No Corel

    22 de fevereiro de 2013

    Responder

    Amigo me adiciona no Skype para ver se consigo lhe ajudar mostrando, assim posso ver realmente o que quer fazer para selecionar este problema ok. Forte abraço Relbert. Add- artenocorel@hotmail.com

  5. Anonymous

    1 de março de 2013

    Responder

    Olá Relbert, estava lendo os comentários e estou c/ a mesma dúvida do colega que fez o segundo comentário acima. Você pode me ajudar também? Agradeço.

  6. Relbert Soares

    4 de março de 2013

    Responder

    Estou analisando para ver como resolver.

  7. Relbert Soares

    4 de março de 2013

    Responder

    Na verdade para dar certo você vai ter que combinar os objetos, fiz vários testes e aqui no X6 ou você converte o texto ou combina tudo texto mais os objetos para a porcentagem permanecer. Veja se da certo qualquer coisa me avisa.

  8. Rotulos DVD

    10 de março de 2013

    Responder

    muito legal, parabens

  9. Relbert Soares

    12 de março de 2013

    Responder

    Obrigado Rotulos DVD, volte sempre irmão.

  10. Anhy Menires

    16 de abril de 2013

    Responder

    Nao consegui na parte final.
    Fail” :p
    Mas a arte está show.

  11. Relbert Soares

    16 de abril de 2013

    Responder

    Olá Anhy vai fazendo de vagar e revendo o tutorial que se vai conseguir ;D forte abraço Relbert

  12. Flavia

    17 de abril de 2013

    Responder

    Adoro este site! Parabéns pelo trabalho!

  13. Neto Matsuoka

    29 de abril de 2013

    Responder

    Fala Relbert, tranquilo?

    Cara, a opção “adicionar perspectiva” está apagada nas minhas opções.

    Qual seria o motivo?

    Não faço ideia porque ela está assim :|

  14. Relbert Soares

    30 de abril de 2013

    Responder

    Seu texto tem que estar selecionado só assim estará ativa para trabalhar em perspectiva, qualquer dúvida me retorne forte abraço Relbert.

  15. Anonymous

    21 de maio de 2013

    Responder

    Oi, ótima explicação. Estou tentando perspectivar meu texto, porém minha opção de adicionar perspectiva também está apagada, mesmo com o texto selecionado. Já tentei de tudo. :( Você saberia outra solução?
    Obrigada!!!!

  16. Relbert Soares

    23 de maio de 2013

    Responder

    Fiz alguns testes por aqui, fiz em um texto convertido em curva e outro sem converter e das duas maneiras deu para usar a ferramenta adicionar perspectiva, então faça um outro teste por ai.

    Abra um arquivo novo e apenas digite uma letra e veja se assim a ferramente fique ativa. Caso dê certo algo que esteja fazendo em seu arquivo que não está deixando ela ativa.

    Este efeito se usa em objetos se tiver usando em imagens ela estará desativada mesmo.

    Para usar em imagens é outro recurso que vou explicar aqui.

    1-Selecione a imagem
    2-Btimaps
    3-Editar Bitmap
    4-Vai abrir o Corel PHOTO-PAINT
    5-Efeitos
    6-Efeitos 3D
    7-Perspectiva
    8-Faça os ajustes
    9-Aplicar
    10-Feche o Corel PHOTO-PAINT e salve

    Assim que salvar vai estar em perspectiva sua imagem e para retirar o fundo branco terá de fazer o contorno em linhas e aplicar um PowerClip.

    Espero que ajude essas informações e lembre-se só fica ativa com OBJETOS em IMAGENS só pelo Corel PHOTO-PAINT.

    Forte abraço Relbert

  17. W@LeNcYo

    27 de maio de 2013

    Responder

    Paarabéns pelo blog e claro pela a aula!

  18. Relbert Soares

    28 de maio de 2013

    Responder

    Eu que agradeço pela visita e comentário amigo, forte abraço

  19. Adenir Jesus

    7 de junho de 2013

    Responder

    Cara gostei muito, mais uma ótima função de criar letras diferentes aprendi graças a este tutorial.
    Vlw cara d+

  20. Obrigado por criares o teu blog, Gostei muito por ter ajudado pessoas no momento preciso. Obrigado mesmo

  21. Francione Verissimo

    12 de novembro de 2013

    Responder

    Excelente blog, com tutoriais bem explicados! Obrigada.

  22. Gustavo

    27 de novembro de 2013

    Responder

    Parabéns excelente tutorial e excelente blog

  23. Nickton Estamparia

    4 de abril de 2014

    Responder

    ADOREI VC VEI DO CÉU PRA MIM OBRIGADA DEUS TE ABENÇOE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>