Iniciante Tutoriais 28 de abril de 2013 | 46 comentários
Para quem está iniciando no programa corel draw é de extrema importância saber salvar os arquivos em (.cdr) corel draw e exportar em outras extensões no dia a dia. Na postagem de hoje vou mostrar como salvar o documento e exportar a arte feita no programa como, por exemplo: jpeg, png, gif, cmx, eps e outros. Antes de começar o tutorial quero lembrar que devemos ter o cuidado ao exportar os arquivos no corel.O padrão de cores RGB serve para monitores, tv, web, celulares e etc. Suas combinações formam um numero de cores bem menores e não serve para impressões.

Publicidade

O Padrão de cores CMYK é o mais utilizado para impressões, não servindo para visualização em tela, porque sempre enxergamos em RGB.
Agora que sabe um pouco dos dois padrões vamos salvar um arquivo feito no corel para não perder o desenvolvimento.

 
Saiba mais sobre as paletas de cores clicando AQUI
 
Salvando seu Documento (.cdr)
 
Vamos em Arquivo – Salvar… ou Ctrl+S
Assim que clicar em Salvar… Iremos para outra tela onde demos dar nome ao arquivo escolher o tipo de arquivo e a versão que deseja salvar. Veja na imagem a seguir.
Escolha a pasta para onde vai ser salvo seu arquivo e logo depois siga as numerações 1 – Nome do arquivo, 2 – Deixe esse tipo CDR – CorelDRAW (*.cdr), assim sempre que quiser poderá voltar a trabalhar no programa. 3 – Escolha a versão ou deixa a mesma que aparece.Sempre que for levar seus arquivos em gráficas ou em qualquer outro lugar, salve sempre em versões anteriores, por exemplo, versão 10 evitando compatibilidade entre versões.

Pronto seu arquivo está salvo e toda vez que modificar algo você deverá apenas clicar no ícone do disquete para ir salvando.
 
Exportando seus arquivos em outros formatos
 
Vamos em Arquivo – Exportar… ou Ctrl+E. Iremos para outra tela onde demos dar nome ao arquivo escolher o tipo de arquivo, marcar a seleção caso haja mais de uma arte e salvar.
É bem simples e quase o mesmo procedimento como mostrei na primeira etapa de salvar o arquivo, mas neste caso estamos exportando o nosso trabalho e os mais usados para imagem são os tipo jpeg, png e gif os outros formatos são para outros tipos de serviços  que explicarei em outros tutoriais.
Como podem ver na imagem 1 – Nome do arquivo, 2 – Tipo do arquivo (selecione a extensão jpeg, png ou gif para exportar como imagens) 3 – Um desenho ou mais… ao selecionar eles na tela do corel você deverá selecionar o campo 3 assim ao exportar aparecerá apenas os objetos selecionados, 4 – Exportar.
Ao exportar o arquivo outra caixa aparece lhe informando o que está sendo exportado com as informações ao lado como formato, modo de cores etc… Deixe tudo como está e de um Ok.
Prontinho agora é só ir ao local onde salvou que verá a imagem que acabou de salvar.
Dicas úteis sobre CorelDRAW clique AQUI 
Sei que quando estamos começando aprender um programa, às dúvidas são muitas e farei o melhor para que você consiga entender. Como podem ver nesses procedimentos temos várias outras opções onde podemos alterar e ajustar para adquirir outros resultados. Aconselho que teste as outras opções oferecidas para verem outros resultados. Logo novos tutoriais para lhe ajudar, um forte abraço e até o próximo tutorial.
Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você
 
Curso 24 horas de CorelDRAW!

46 Comentários em “Como salvar e exportar arquivos no CorelDRAW

  1. Rafael Silva Bezerra

    29 de abril de 2013

    Responder

    Era simplesmente o que estava faltando pra mim. Parabéns pelo Blog virei visitante fiel podes crê…

  2. Relbert Soares

    29 de abril de 2013

    Responder

    Obrigado pela vista e seu comentário Rafael, fico satisfeito em saber que ajudei… seja bem vindo sempre e conte comigo sempre que precisar ;D Forte abraço Relbert

  3. Anonymous

    27 de maio de 2013

    Responder

    oie ! para exportar ,o desenho feito no corel draw, para o facebook ou email ,como faço para ficar menor , não tão pesado?para publicar?

  4. Relbert Soares

    28 de maio de 2013

    Responder

    Você deve exportar e trabalhar sempre com as medidas em pixels lembrando de olhar os tamanhos como por exemplo a capa do Facebook e os outros. Ao trabalhar em pixel e nas medidas correta sua imagem ficará mais leve para carregar e no tamanho adequado.

  5. Ticá

    20 de junho de 2013

    Responder

    Mais uma vez obrigada! Qualquer dúvida eu procuro sua página. Parabéns pelo trabalho.
    Carina.

  6. narcelo marques

    9 de julho de 2013

    Responder

    seu site parece ser muito bom, tenho uma duvida, preciso salvar imagens em eps ( a grafica pediu assim) para q esse desenho vire uma estampa depois, como faço isso?

  7. Relbert Soares

    9 de julho de 2013

    Responder

    Imagem em EPS? é isso mesmo que gostaria?
    Para exportar arquivos do corel draw explico na postagem, veja na parte onde falo exportando seus arquivos em outros formatos (tipos de arquivo), então é só escolher extensão .EPS

    Espero que lhe ajude Forte abraço Relbert

  8. Henrique

    1 de agosto de 2013

    Responder

    Relbert, só uma curiosidade, já que estamos exportando para um local do computador, para que serve aquele “Velocidade: Modem…”???

    • Relbert

      1 de agosto de 2013

      Responder

      Não entendi…

      • Henrique

        1 de agosto de 2013

        Responder

        Ali no ultimo quadro do seu post que tá “Exportar para PNG”, abaixo tem a opção “Velocidade: Modem/SDN de 56 Kbps” e clicando nele tem mais uma lista de configurações de conexão a internet. Pra que serve essa opção?

        • Relbert

          1 de agosto de 2013

          Responder

          Nunca mexi nisso kkkk sempre deixei assim, ele trabalha para analógico, modem ISDN e modems a cabo.

          • Henrique

            2 de agosto de 2013

            kkkk..Entendi, valew!!!

  9. Adriano Silva

    31 de agosto de 2013

    Responder

    Parabéns!

  10. thiago gaspar

    30 de setembro de 2013

    Responder

    pq quando salvo em .jpg .png e tal.. a imagem fica meia q desfocada ? sem brilho e tal..

    • Relbert

      1 de outubro de 2013

      Responder

      Sempre salva em RGB isso se for para monitor ou web se for impressão digital tem que ser em CMYK. Veja o tamanho de seu arquivo na hora de exportar.

  11. Olá Relbert, cada dia melhor seus posts. E agradecemos sempre -.Amigo, já sei salvar , já sei exportar, e ja sei coletar para a saída etc.. Mas te pergunto qual é a diferença entre estas 3 coisas na prática, no dia a dia de uma gráfica ou de quem usa o corel em sí???? Agradeço por mais esta dúvida que me intriga muito.Abraços

    • Relbert

      8 de novembro de 2013

      Responder

      Salvar – Existe diversas formas para salvar o nosso arquivo e que fazem a diferença. Exemplo: Salvar um arquivo no formato PLT – Arquivo de plotadora, para que a maquina reconheça o arquivo e assim com os diversos.

      Exportar – Diferenças enorme em relação as cores RGB e CMYK que cada um tem sua funcionalidade um para web e outro para impressões.

      Coletar saída – Para impressos, impressão e envio de arquivos. Uma forma de enviar todo o arquivo coletando todas as informações inclusive a fonte.

      No dia-a-dia tudo isso faz a diferença, cada uma delas tem o seu poder de realizar certos trabalhos.

      E a mesma coisa de usar um lápis e nunca precisar do apontador, um depende do outro no dia-a-dia ;)

      • Olá Relbert. Agradeço sua aula , mais uma vez. Ótima explicação sim. Abraços. O que ainda não percebi diferença, pois ainda não o precisei é sobre publicar em PDF… o que seria isso? Prá qual a finalidade dessa ferramenta ? è diderente de salvar em PDF ???Ou não?? Agradeço mais uma vez.

  12. Marcos

    7 de novembro de 2013

    Responder

    Relbert, como faço para exportar minhas imagens criadas no Illustrator para o Facebook e garantir uma boa qualidade (sem aquela perda enorme do facebook)?

    • Marcos

      7 de novembro de 2013

      Responder

      Desculpe, no Illustrator ou no Corel… como faço para garantir uma boa qualidade?

    • Relbert

      8 de novembro de 2013

      Responder

      Facebook tem lá suas chatice então aqui sempre exporto as imagens bem maiores do que as medidas que pedem e deixando centralizado o que realmente quero que apareça e no formato .PNG caso exporte em .JPEG marque a opção otimizar para que fique mais leve a imagem. Assim venho feito tanto aqui no site como nas redes sociais.

  13. MAuricio Padilha

    15 de novembro de 2013

    Responder

    Relbert, obrigado gente boa não tenho curso nenhum oque sei foi aprendendo com dicas de camarados como vc valw gente boa ! vc tem email para contato !

    • Relbert

      18 de novembro de 2013

      Responder

      É isso ai parceiro tudo depende só de você e com muita força de vontade você vai longe. Contato? tenho sim aqui no site na aba contato :) Forte abraço e boas artes por ai.

  14. Eliana Costa

    28 de novembro de 2013

    Responder

    Olá Relbert! Obrigada por suas dicas, seu site tem me ajudado muiito^^ Fiz um vetor no Corel, em RGB, exportei como JPEG e PNG, só que quando passei pro Facebook, por exemplo, a imagem não fica tão perfeita como no PC. Queria que ficasse tão nítido quanto o original, mas não sei como. Sou bem leiga, então se puder me ajudar, agradeço desde já. Abçs

    • Relbert

      19 de dezembro de 2013

      Responder

      Facebook sempre da esses erros, tente exportar sua arte em RGB e bem maior que resolve. Deixa sua arte centralizada no retângulo e aumente apenas o fundo. Tente isso para ver se resolve ok. Qualquer coisa me retorna.

      • medicinaenem

        19 de dezembro de 2013

        Responder

        Eu salvei em PNG e diminui os pixels da imagem até chegar em +ou- 320 kB. Assim ficou nítida e linda!! Isso resolveu meu problema. ;)

        • Eliana Costa

          19 de dezembro de 2013

          Responder

          Eu salvei em PNG e diminui os pixels da imagem até chegar em +ou- 320 kB. Assim ficou nítida e linda!! Isso resolveu meu problema. ;) P.S (exclui o comentário anterior, pois postei com a conta errada, obg)

  15. Regiane Bolognese

    1 de dezembro de 2013

    Responder

    Olá Relbert, preciso salvar um cartão de visita para enviar a uma professora, só que sempre que exporto não fica com o tamanho original, fica grandão, tipo eu precisava que ficasse com 9cm x 5cm mais fica do tamanho da folha :/

    • Relbert

      2 de dezembro de 2013

      Responder

      Clica em uma área branca e depois muda a unidade de medidas para centímetros, selecione todo seu trabalho com a ferramenta de seleção e coloca os 9 x 5 centímetros.

  16. marlene

    18 de dezembro de 2013

    Responder

    ola , tenhoa seguinte dúvida …alguns rotulos que faço quando exporto fica algumas partes em branco dentro do proprio rotulo , como resolvo isso ..

  17. Nivia Gomes

    3 de janeiro de 2014

    Responder

    Olá relbert, preciso salvar umas artes que são personalizados para aniversário infantil (adesivos para latinhas, embalagens de tic-tac, etc….). Estou salvando em PDF, só que quando imprimo o tamanho sempre fica menor do que o original, tipo se eu imprimir direto do corel o tamanho sai correto, mas o que foi salvo em PDF sai em tamanho menor, e eu preciso que sai no tamanho original pois a pessoa para quem vou mandar não tem corel. O que faço?

    • Relbert

      4 de janeiro de 2014

      Responder

      Faça o seguinte já que as imagens no pdf não saem nas medidas exatas, baixe o programa “doPDF” criar arquivos PDF, convertendo seus documentos, você encontra no http://www.baixaki.com.br.

      Exporte cada uma de suas artes em JPEG em cores cmyk e nos tamanhos originais, faça isso com todas elas. Depois de exportar todas as imagens, faça individualmente com cada imagem o arquivo em pdf utilizando o “doPDF”. Faça uma impressão para ter certeza do tamanho do arquivo. Dessa maneira da certinho já passei por isso também e sei como é. Lembrando que quando abrir o arquivo pdf para impressão você já tem que visualizar na tela praticamente o tamanho real da arte.

      Qualquer dúvida me retorna ou participa do nosso grupo de Corel no Facebook https://www.facebook.com/groups/artenocorel/ lá a gente te ajuda com mais dicas.

  18. Deise Valverde

    11 de janeiro de 2014

    Responder

    Parabéns, Relbert!! Você nos ajuda muito!!!!

  19. Juli Lopes de Souza

    18 de janeiro de 2014

    Responder

    mas e que o meu corel as opçoes estao em cores de cinza forte e nao abre a janela para salvar em local,
    eu preciso salvar um folder de muito tempo de trabalho. por favor me ajuda

  20. Juli Lopes de Souza

    18 de janeiro de 2014

    Responder

    mas e que o meu corel as opçoes estao em cores de cinza forte e nao abre a janela para salvar em local,
    eu preciso salvar um folder de muito tempo de trabalho. por favor me ajuda

  21. Nessa Costeves Fotógrafa

    30 de janeiro de 2014

    Responder

    alguém poderia respondê-la? tbm é minha pergunta..

  22. Relbert Soares

    30 de janeiro de 2014

    Responder

    Olá Juli Lopes,

    Isso pode ser alguma configuração em sua instalação mas tente primeiro a opção de restauração dentro do corel.
    Restaurar configurações padrões do corel draw devemos apertar e segurar a tecla F8 e clique em inicialização o corel, mantenha a tecla F8 pressionado até que seja exibida uma janela de opções com a seguinte mensagem “Tem certeza que deseja substituir o espaço de trabalho atual pelo padrão de fábrica?” Clique em sim. Depois disso seu corel draw voltará como se estivesse acabado de ser instalado e com todos os ícones e opções de volta.

    Ao exportar seu trabalho o que aparece quando aperta o Ctrl+E não abre a janela de opções….

    Se não der certo me mande um e-mail para artenocorel@gmail.com com um print para tentarmos resolver seu problema ok.

    Forte abraço.

  23. Anderson Gomes

    19 de fevereiro de 2014

    Responder

    Crio todo um trabalho no Corel e quando exporto, a imagem fica em uma qualidade inferior a da visualizada a todo momento na edição. Fica meio borrado e embaçado. Como resolvo este problema? Obrigado.

  24. Maria Cosma da Conceiçao

    5 de março de 2014

    Responder

    eu não consigo salvar no meu computador mas no computador onde eu faço o curso eu consigo acho que o problema
    é no meu notebook.

    • Relbert

      5 de março de 2014

      Responder

      Sim, com certeza deve ser o seu notebook. Obrigado pela visita, forte abraço.

  25. valdilene

    13 de março de 2014

    Responder

    gostei de todas as postagens, mais como não tenho facebook gostaria que tirasse uma dúvida trabalho numa grafica
    as vezes tenho que enviar em jpeg mas o arquivo chega para o cliente em tamanho muito grande como enviar chegando para ele em tamanho normal

    Espero que possa me ajuadar

    • Relbert

      15 de março de 2014

      Responder

      Valdilene trabalha com as medidas pixel (px) e exporte nos tamanhos de 1000px ou mais. Assim suas imagens vão ficar com um resolução boa e mais leves. Qualquer dúvida me retorna.

  26. Luana Silva

    25 de março de 2014

    Responder

    o meu esta todo em inglês como faço para mudar para portugues ?

  27. Plautivana Rios

    3 de abril de 2014

    Responder

    muito bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>