Iniciante Tutoriais 28 de abril de 2013 | 86 comentários
Para quem está iniciando no programa corel draw é de extrema importância saber salvar os arquivos em (.cdr) corel draw e exportar em outras extensões no dia a dia. Na postagem de hoje vou mostrar como salvar o documento e exportar a arte feita no programa como, por exemplo: jpeg, png, gif, cmx, eps e outros. Antes de começar o tutorial quero lembrar que devemos ter o cuidado ao exportar os arquivos no corel.O padrão de cores RGB serve para monitores, tv, web, celulares e etc. Suas combinações formam um numero de cores bem menores e não serve para impressões.

O Padrão de cores CMYK é o mais utilizado para impressões, não servindo para visualização em tela, porque sempre enxergamos em RGB.
Agora que sabe um pouco dos dois padrões vamos salvar um arquivo feito no corel para não perder o desenvolvimento.

 
Saiba mais sobre as paletas de cores clicando AQUI
 
Salvando seu Documento (.cdr)
 
Vamos em Arquivo – Salvar… ou Ctrl+S
Assim que clicar em Salvar… Iremos para outra tela onde demos dar nome ao arquivo escolher o tipo de arquivo e a versão que deseja salvar. Veja na imagem a seguir.
Escolha a pasta para onde vai ser salvo seu arquivo e logo depois siga as numerações 1 – Nome do arquivo, 2 – Deixe esse tipo CDR – CorelDRAW (*.cdr), assim sempre que quiser poderá voltar a trabalhar no programa. 3 – Escolha a versão ou deixa a mesma que aparece.Sempre que for levar seus arquivos em gráficas ou em qualquer outro lugar, salve sempre em versões anteriores, por exemplo, versão 10 evitando compatibilidade entre versões.

Pronto seu arquivo está salvo e toda vez que modificar algo você deverá apenas clicar no ícone do disquete para ir salvando.
 
Exportando seus arquivos em outros formatos
 
Vamos em Arquivo – Exportar… ou Ctrl+E. Iremos para outra tela onde demos dar nome ao arquivo escolher o tipo de arquivo, marcar a seleção caso haja mais de uma arte e salvar.
É bem simples e quase o mesmo procedimento como mostrei na primeira etapa de salvar o arquivo, mas neste caso estamos exportando o nosso trabalho e os mais usados para imagem são os tipo jpeg, png e gif os outros formatos são para outros tipos de serviços  que explicarei em outros tutoriais.
Como podem ver na imagem 1 – Nome do arquivo, 2 – Tipo do arquivo (selecione a extensão jpeg, png ou gif para exportar como imagens) 3 – Um desenho ou mais… ao selecionar eles na tela do corel você deverá selecionar o campo 3 assim ao exportar aparecerá apenas os objetos selecionados, 4 – Exportar.
Ao exportar o arquivo outra caixa aparece lhe informando o que está sendo exportado com as informações ao lado como formato, modo de cores etc… Deixe tudo como está e de um Ok.
Prontinho agora é só ir ao local onde salvou que verá a imagem que acabou de salvar.
Dicas úteis sobre CorelDRAW clique AQUI 
Sei que quando estamos começando aprender um programa, às dúvidas são muitas e farei o melhor para que você consiga entender. Como podem ver nesses procedimentos temos várias outras opções onde podemos alterar e ajustar para adquirir outros resultados. Aconselho que teste as outras opções oferecidas para verem outros resultados. Logo novos tutoriais para lhe ajudar, um forte abraço e até o próximo tutorial.
Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você
 
Curso 24 horas de CorelDRAW!