CorelDRAW X6 Tutoriais 12 de abril de 2013 | 24 comentários
Trabalhar com contornos no corel draw não é tão simples como parece, existe alguns detalhes que devemos observar e prestar bastante atenção ao trabalhar com eles. No tutorial de hoje irei explicar duas maneiras bem fáceis mas eficiente para cada tipo de serviço realizado. Quando precisamos usar contornos como, por exemplo, em fontes e objetos precisamos de medidas exatas e proporções ao diminuir e aumentar ficando fixos sem perder as configurações. Então vamos ao tutorial
Primeira Maneira
A primeira maneira é a que eu costumo usar muito em meus trabalhos para fazer recortes eletrônicos. Vamos supor que sua arte esteja pronta e é hora de colocar o contorno sem perder a proporção, então devemos ir à caixa de ferramentas, como mostro a seguir.
contornonocoreldraw1
Porque utilizo assim em meus trabalhos? Porque quando trabalhamos com os contornos devemos lembrar de separar o contorno com o texto, se aplica  desta maneira para fazer os recortes. Ficando assim.
 contornonocoreldraw2
Depois que separei meu texto indo em Organizar e separar texto artístico ou CTRL+K posso facilmente redimensionar proporcionalmente que não perderei as medidas do contorno. Este método que acabei de mostrar se usa muito na hora de fazer adesivos, assim lhe permite cortar cores por cores tendo que separar toda a arte feita.
Mas existe um pequeno problema ao trabalhar dessa maneira, caso precisa alterar o contorno terei de fazer todo procedimento novamente, porque separamos o contorno do texto.
Segunda Maneira
Segunda maneira é muito boa rápida e fácil num piscar de olhos você faz o contorno externo ou interno e outros. Então vamos lá.
Já com o texto ou o objeto aperte F12 não se esqueça de deixar seu texto selecionado. Assim que abrir a janela é só fazer as configurações conforme a imagem. Veja a seguir
contornonocoreldraw3
Nesta janela é só você configurar cores, medidas, tipo de quina, setas, caligrafia, atrás do preenchimento e escala com imagem.
Detalhe importantíssimo para que o contorno não altere quando você redimensionar seu texto é marcar Escala com imagem.
contornonocoreldraw4
Marcando este item, você pode aumentar e diminuir sem perder as medidas reais do contorno e sem sofrer nenhuma modificação.
Este método já não se usa quando vai fazer recortes eletrônicos e para resolver isso pessoal é só fazendo um novo tutorial ;D
Duas maneiras que citei hoje trabalhando com contornos sem perder a proporção. Trabalhar com corel draw é muito prazeroso porque nunca seguimos o mesmo caminho sempre temos outras opções. E por falar em outras opções, ainda temos outras maneira de fazer, mas irei deixar vocês aqui praticando e logo logo postareis mais dicas. Forte abraço a todos
Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você
Curso 24 horas de CorelDRAW!