Avançado Intermediário Tutoriais 25 de maio de 2013 | 42 comentários
Hoje vamos aprender a transformar uma fotografia em vetor no CorelDRAW para que possamos fazer o recorte eletrônico em uma plotter de recorte. O tutorial de hoje vai ser mais avançado e para quem está diariamente trabalhando no programa. Atendendo há vários pedidos por e-mail, chegou a hora de aprender e realizar este procedimento que é muito simples. Vamos ao tutorial. Esse será o resultado final de uma fotografia em vetor para recortes em adesivos.
 0adesivodefotos
Antes de começar lembre-se que você pode fazer o tratamento da foto mais o recorte para dar melhores acabamentos e adquirir melhores resultados. Ficando assim o recorte na imagem.
2adesivodefotos
 
Neste caso não usei o Adobe Photoshop para nada apenas fiz um contorno na imagem utilizando a ferramenta caneta e colocando toda a imagem em um PowerClip.
Com sua imagem aberta no corel já preparada e com o recorte deixa a imagem selecionada e vamos em;
1 – Bitmaps…
2 – Convertes em Bitmaps…
3 – Modo de Core – Cor RGB (24 bits)
4 – Bitmaps…
5 – Modo
6 – Ton de cinza (8bits)
7 – Bitmap, Modo, Preto e Branco (1 bits)
Caso sua imagem for clara de mais antes você deve ir em Efeitos – Ajustar – Brilho/Contraste/Intensidade  Ctrl+B e deixe a fotografia mais escura.
Voltando ao sétimo passo irá abrir uma janela como está, após clicar em Bitmap, Modo, Preto e Branco (1 bits).
3adesivodefotos
Em método de conversão: Meio-tom mude para Linha artística ficando assim;
4adesivodefotos
Ficando assim você deve regular a Opção Limiar, mas normalmente sempre deixamos com 128 como mostro no exemplo.
Assim que aplicar o efeito retornaremos para tela do corel com a imagem redesenhada.
Agora devemos ir em Rastrear bitmaop – Rastreio rápido. Depois do rastreio rápido devemos desagrupar tudo deletando o fundo e outros objetos para deixar mais limpo o vetor. Ficando assim;
 5adesivodefotos
Agora já em vetor e em linhas podemos usar a ferramenta forma para detalhar alguns cantos e até mesmo deletar algumas partes para facilitar o recorte na plotter.
Cuidados e outras opções;
 
Ao fazer o rastreio rápido no corel draw nem sempre temos aquela vetorização podendo ter perdas de alguns detalhes.
Outro programa que irei sugerir é o Vector Magic que você encontra no baixaki para testar 30 dias. (Não me peça o programa por e-mail ou comentários caso goste do programa tente adquiri-lo comprando para suas tarefas).
Apesar de não gostar muito do programa para finalizações de vetorização, mas neste caso ele consegue melhores resultado na vetorização rápida com mais precisão nos detalhes,  para este caso.
Detalhe muito importante é tratar a imagem com recorte em volta e outros, não tente ir fazendo com qualquer imagem sem estes procedimentos, o risco de não ter bons resultados será grande.
Logo farei o vídeo no Hangouts On Air ao vivo sobre este tutorial, então convido a todos para me adicionar na barra lateral do site em seguir artenocorel Google+ para ter acesso em tempo real em qualquer momento as aulas de CorelDRAW.
Procura por mais ajuda, vetores, dicas e amigos? Venha participar do grupo artenocorel no Facebook onde todos estão ajudando uns aos outros e compartilhando os melhores matérias de CorelDRAW.
Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você
Curso 24 horas de CorelDRAW!