Avançado 7 de julho de 2013 | 21 comentários
Hoje vamos aprender a ajustar qualquer objeto ao caminho que seja em formato vetorial, já expliquei aqui no site como ajustar texto ao caminho que é quase o mesmo procedimento só que propriedades dos caminhos diferentes.  Com este procedimento podemos encaminhar qualquer objeto em um formato sendo em linhas, quadrado, círculo, elipse, estrela e outros. Veja os modelos a seguir.
Não é nada complicado, mas aconselho a prestar bastante atenção ao selecionar qualquer ferramenta para não ter dúvidas na hora de aplicar o objeto ao caminho. Então vamos ao tutorial.
Faça uma elipse utilizando a ferramenta Elipese ou F7 nas medidas 8 x 4,5 centímetros. Lembre-se que você pode usar qualquer medida essa são apenas para este tutorial.
Agora vamos trabalhar com pequenos círculos, faça um pequeno circulo na medida de 0,5 centímetros proporcional e logo em seguida faça uma cópia ao lado como mostro a seguir.
Ficando assim vamos na Ferramenta Mistura (Misture objetos criando uma progressão de objetos e cores intermediários).Veja o tutorial sobre a Ferramenta Mistura clicando AQUI.

Selecione a ferramenta mistura logo em seguida clique e arraste para a cópia do circulo que fez, ficando assim.

 

Ao criar os círculos menores de 0,5 centímetros como mostra na imagem acima, observe que ao arrastar com a ferramenta mistura a barra de propriedade muda, sendo assim podemos alterar os valores de círculos como indico na seta e o retângulo.
O procedimento é bem simples basta criar seus objetos e indicar o caminho que os outros objetos deveram ir. Veja a imagem a seguir.
1 – Ferramenta selecionada com a ferramenta mistura.
2 – Barra de propriedade, ícone  – propriedades do caminho.
3 – Novo caminho.
4 – Selecionar o caminho (Elipse).
5 – Ficando igual a numeração 3 – imagem acima.Ao clicar em Novo caminho irá permanecer uma seta preta para você indicar o caminho para onde os objetos deveram ir.    Depois disso faremos alguns ajustes para completar toda a elipse. Tudo é com a ferramenta mistura até este momento você vai estar utilizando ela e toda a barra de propriedade da ferramenta.
Depois que encaminhou os objetos para a elipse procure pela ferramenta Mais opções de misturae depois misturar em todo caminho. Veja a seguir.
Clicando em Misturar em todo caminho sua arte deverá ficar assim, distribuindo todos os objetos.
Agora é só misturar, mudar os números de etapa em uma mistura ou ajustar o espaçamento entre etapas, ficando assim.
Para separar os objetos devemos ir em Organizar – Separar mistura ou CTRL+K e deletar a elipse criada.
Assim podemos fazer em qualquer objeto sobrepondo em outro como mostrei na primeira imagem da postagem, o restante é tudo criatividade e só vai depender de você para criar artes incríveis.
Este procedimento é muito utilizado para criar lembrancinhas personalizadas e em diversas outras artes.
Lembre-se de prestar bastante atenção ao trabalhar com as ferramentas, caso tenha qualquer dúvida deixe seu comentário para que eu possa lhe ajudar. Espero que o tutorial Arte no Corel lhe ajude e faça com que você crie artes incríveis e que venha nos mostrar o seus trabalhos. Até o próximo tutorial.
Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você
Curso 24 horas de CorelDRAW!