CorelDRAW X6 Fontes Iniciante 31 de outubro de 2013 | 13 comentários

No tutorial de hoje vamos aprender uma das técnicas para descobrir a fonte utilizada em certos trabalhos. Quase todos os dias, recebemos diversos trabalhos para realizar seja ela impresso ou digital. No sistema de hoje a fonte é procurada através da comparação entre a imagem fornecida com um grande banco de dados de fontes. Este site também tem um sistema de busca de fontes para encontrar fontes por nome, fontes mais populares, fontes especiais, tipografias, webfonts (fontes para web). O problema aparece quando não sabemos o nome da fonte que foi utilizada e ficamos horas olhando em diversos sites onde às vezes encontramos ou não.

Essa técnica é resolvida em 90% delas e quando não encontramos chegamos bem perto com pequenas variações onde em casos podem nos ajudar.

[alert-success] Para realizar este procedimento você deverá estar conectado a internet. Então vamos ao tutorial. [/alert-success]

Importe uma imagem para dentro do CorelDRAW, indo em Arquivos Importar… ou Ctrl+I. Nesse caso vou utilizar o logotipo conhecido da tumblr. para descobrir qual o nome da fonte.

descrobrir-nomes-de-fontes-coreldraw1

Ao importar para o CorelDRAW normalmente ela ficara enorme então aconselho a trabalhar com medidas menores e trabalhar em (pixels) deixando no tamanho de 700 pixels proporcional no máximo.

Com a imagem já no CorelDraw vamos na barra de ferramenta – Texto e logo depois em WhatTheFont.

descrobrir-nomes-de-fontes-coreldraw2

Após selecionar WhatTheFont vamos nos deparar com um ícone onde deveremos selecionar a área da fonte, como mostro em uma linha preta, selecionei apenas a fonte sem o sombreamento. Ficando assim;

descrobrir-nomes-de-fontes-coreldraw3

Depois é só dar um Enter. E caso a sua imagem esteja muito grande ira aparecer um aviso como este pedindo para reduzir o bitmap. Por isso é importante reduzir antes como foi dito acima.

descrobrir-nomes-de-fontes-coreldraw4

A área selecionada (0101px x 123px) excedente a área máxima de YYYYYYY pixels permitida pelo WhatTheFont.com. O bitmap resultante deve ser mostrado para tamanho aceitável ou uma área menor deve ser selecionada. Para continuar, selecione Reduzir bitmap para amostrar automaticamente um bitmap menor ou Cancelar.

Clicando em reduzir bitmap vamos para o site WhatTheFont. Clique AQUI para ter acesso ao site.

[alert-success] OBS: Você deve estar conectado a internet para ter esse acesso. [/alert-success]

descrobrir-nomes-de-fontes-coreldraw5

Já no site ele irá reconhecer as fontes caso não reconheça coloque a letra em minúsculo ou músculo conforme a imagem.

Neste caso tive o problema com o ponto final que reconheceu como a letra “o” então coloquei conforme a imagem o ponto final “.”

A partir daí tudo fica mais fácil clicando em continuar (seta verde).

descrobrir-nomes-de-fontes-coreldraw6

WhatTheFont faz uma varredura diante a imagem postada e lhe da as opções das fontes encontradas por ele. Veja a seguir;

descrobrir-nomes-de-fontes-coreldraw7

 

aprovado-arte-corel-drawEssa dica você também encontra no site de nosso parceiro Corel na Veia, onde trabalha com diversas dicas e tutoriais de CorelDRAW como o Arte no Corel. Vale a pena conferir cada tutorial deste parceiro. Acesse clicando AQUI. 

 

Assim você tem acesso ao nome da fonte e caso não tenha chega bem próximo. Nada é tão fácil como parece um bom estudo de tipografia podemos descobrir de qual família pertence ;).

 Para esse procedimento utilize sempre as imagem onde o texto esteja de frente e que não esteja inclinada ou em perspectiva.

 Podemos usar o site WhatTheFont sem abrir qualquer programa de edição, podendo utilizar a imagem já direto do Windows Explorer.

 Podemos também especificar a URL da imagem como pede no site. Basta explorar um pouco para conhecer tudo que nos oferece.

Temos outros exemplos para descobrir a fonte a partir de uma imagem, mas quando se trata de imagens com degradê ou efeitos temos outras maneiras como uma vetorização rápida para deixar todo o texto em preto e utilizar o mesmo procedimento dito acima. Irei mostrar como descobrir de outra maneira em outro tutorial para não ficar cansativo o tutorial de hoje.

[alert-announce] Veja nosso outro tutorial de como encontrar a fonte a partir de uma imagem com uma simples vetorização.  [/alert-announce]

Espero que ajude forte abraço e até o próximo tutorial.

 

Curso 24 horas de CorelDRAW!