CorelDRAW X6 Tutoriais 29 de janeiro de 2014 | 3 comentários

O CorelDRAW oferece diversas funções e facilita na utilização de recursos que podem ajudar a otimizar o nosso precioso tempo utilizando os atalho e as personalizações de nossas barras de ferramentas, que são os caminhos mais curtos! No tutorial de hoje vamos aprender a colocar teclas de atalho tendo a facilidade com apenas um comando para acessá-la e criar barras de ferramentas personalizadas para que possa encaixa-las no local desejado.

Antes de qualquer procedimento fica a dica de restauração caso perca algum atalho na caixa de ferramentas.

1. Restaurar configurações padrões do corel draw devemos apertar e segurar a tecla F8 e clique em inicialização o corel, mantenha a tecla F8 pressionado até que seja exibida uma janela de opções com a seguinte mensagem “Tem certeza que deseja substituir o espaço de trabalho atual pelo padrão de fábrica?” Clique em sim. Depois disso seu corel draw voltará como se estivesse acabado de ser instalado e com todos os ícones de volta.

2. Agora vamos supor que ao personalizar um ícone você o excluí. Neste caso clique com direito do mouse na barra caixa de ferramentas – personalizar – barra de ferramentas caixa de ferramentas – redefine como padrão. Isso fará com que sua caixa de ferramentas seja restaurada e voltará como se estivesse acabado de ser instalado. Essa restauração é apenas com a barra de ferramentas.

Vamos agora personalizar com teclas de atalho cada ícone na caixa de ferramentas, começando com uma das principais ferramentas que é a “Ferramenta de Seleção” do corel draw.

Comandos na área de trabalho no Corel 1

Veja que em circulo vermelho já temos uma tecla de atalho e veremos como realizar este procedimento agora.

Alguns ícones tem um triangulo e isso nos indica que há outras ferramentas, para isso basta pressionar para que seja aberto o submenu com todas as outras opções.

Bem em cima da ferramenta de seleção clique com direito do mouse depois em personalizar – item da barra de ferramenta – propriedade. Ficando assim;

Comandos na área de trabalho no Corel 2

Em seguida é exibida uma janela de opções onde mostra a caixa de opções e é onde encontramos a nossa ferramenta de seleção como mostro a seguir.

Comandos na área de trabalho no Corel 3

Agora é só selecionar o ícone e ir em teclas de atalho numero 2 e atribuir uma letra. Coloque uma letra em atribuição de atalho, nova tecla de atalho e depois clique em ATRIBUIR.

Confira em teclas de atalho atuais e se estiver tudo certo de um OK.

Este procedimento funciona com qualquer ícone na área de trabalho do corel draw. Veja um pequeno exemplo de atalhos em um conjunto de ferramentas.

Comandos na área de trabalho no Corel 4

Prontinho, agora você pode colocar uma tecla de atalho em qualquer ícone seja ela em Barra de propriedades: Múltiplos objetos ou na Caixa de ferramentas.

 Criando Novas “Caixa de Ferramentas” no CorelDRAW  

Aprendemos como colocar teclas de atalho em qualquer ícone do corel  e agora vamos criar e personalizar a caixa de ferramentas, colocando todos os ícones necessários em um só lugar.

Muita ATENÇÃO agora, porque se errar e excluir o ícone terá de fazer os procedimentos citado no começo da postagem.

O procedimento é simples mais devemos ter cuidados (risos). Algumas opções só são ativas quando são selecionados, por exemplo, texto, soldar, aparar, adicionar perspectiva e assim por diante.

Qualquer um destes ícones poderá ir para sua barra de ferramentas personalizada, mas se estiver ativa. Veja o exemplo.

Comandos na área de trabalho no Corel 5Como pode ver, essa é uma barra personalizada e a qualquer momento tenho acesso sem precisar ir em menus e submenus.

Sem mais conversa vamos no que interessa.

Escolha qualquer ícone na área de trabalho, SEGURE O Ctrl+Alt deixe pressionado e como esquerdo do mouse clique no ícone e arraste para fora, quando fizer isso vai aparecer um sinal de “+” (mais) então solte na área de trabalho. Automaticamente já cria sua caixa de ferramentas apenas com um ícone.

Depois disso é só ir fazendo o mesmo procedimento e só solte dentro da barra de ferramentas, assim todas ficam juntas em uma barra. Caso solte fora da barra repita o procedimento até que fique no local desejado.

A área de trabalho do corel é como as janelas do Windows que conseguimos move-las e encaixar em determinados lugares. Ficando assim;

Comandos na área de trabalho no Corel 6

Qualquer dúvida deixe seu comentário que terei o maior prazer em lhe ajudar, até o próximo tutorial.

Arte no Corel compartilhando o melhor para você.

 

 

Curso 24 horas de CorelDRAW!