CorelDRAW X6 5 de março de 2014 | 9 comentários

Gerenciador de Objetos e organizador no CorelDRAW

Trabalhar com Gerenciador de Objetos no corel draw é essencial para organização de objetos em nossa área de trabalho. O gerenciador nos ajudando a executar praticamente qualquer tarefa de organização, variando desde as operações mais simples como, copiar, agrupar e combinar, até os recursos mais avançados.

Para quem nunca trabalhou com a ferramenta, principalmente os iniciantes em corel draw  aconselho a usá-la.  Ao aprender a utilizar as ferramentas de organização “Gerenciador de Objetos”, você certamente poderá aumentar o escopo de sua criatividade.

Vamos ao toturial de hoje com dicas básicas dessa belíssima ferramenta. Hoje vou mostrar duas maneira e bem simples para entender como funciona o gerenciador.

Primeiro passo é ir em Ferramentas – selecionar a opção Gerenciador de objetos. Ao selecionar  gerenciador de objetos fica aberto uma janela à direita como podem ver a seguir;

 

gerenciador de objetos 1

Quando trabalhamos com objetos do corel ele nos fornece todas as informações como nome dos objetos, cores, cmyk ou rgb, contornos etc.

Vamos criar camadas, separando os objetos como “quadrado e elipse”. Para isso você deve clicar na seta e nova camada.

 

gerenciador de objetos 2

 

Clicando em Camada 1 você pode renomear quando houver várias camadas, assim se organizando por nomes e não camadas.  Então em vez de ficar camada 1 e camada 2 vamos reanomear para “quadrado e elipse”. Ficando assim.

gerenciador de objetos 3

 

Ao criar uma nova camada, basta selecionar os objetos que deseja e arrastá-los para nova camada criada. Deixando tudo renomeado e organizado.

Selecionando qualquer objeto dentro do gerenciador de objeto, automaticamente ele nos mostra na área de trabalho o objeto selecionado. Desta forma tudo fica mais fácil e rápido de encontrar os objetos, poupando nosso tempo.

Esse foi um pequeno exemplo que eu usei para mostrar com os objetos do corel draw, agora imagine outra arte aonde temos diversos objetos, desenhos, imagens, textos e cores. Por isso ao utilizar o gerenciador tudo fica bem mais tranqüilo de encontrar os objetos que precisa.

Vamos ver de outra forma como isso funciona? Vejam a imagem em aramado e aperfeiçoado.

 

gerenciador de objetos 4

Como podem ver, todo arquivo está desagrupado e há vários detalhes de folha como plano de fundo. Seria frustrante ficar alterando, combinando ou agrupando um por um não é verdade.

Com o gerenciador de objetos você faz tudo que deseja em alguns cliques, basta abrir a raiz e selecionar as camadas para agrupar, soldar e etc… Ficando assim;

 

gerenciador de objetos 5

 

Outro detalhe importante de observar é que cada ícones dentro da camada, representa a cor de seu desenho. Sendo assim você tem maior organização e facilidade de alterar e trabalhar com sua arte.

Agora ao abrir qualquer arquivo no corel draw, comece a usar o gerenciador de objetos e veja como é bom essa maravilha de ferramenta.

Nosso parceiro Corel na Veia apresenta mais soluções e mais macros que podemos utilizar em nossos CorelDRAW!!! Veja a seguir essa super dica da macro ToLayer.

Macro ToLayer cria camadas de Objetos Selecionados no CorelDraw X6 e CorelDraw X7.

CDR for PSD ToLayer Macro CorelDrawPOst

Ter controle de suas camadas requer apenas um pouco de conhecimento sobre o Gerenciamento de Objetos.

“O gerenciamento de Objetos no CoreDraw é um dos recursos mais poderosos da Suite e permite que você crie, organize, remova e oculte camas nas quais está trabalhando. Sempre dou este conselho a todos que estão trabalhando com o CorelDraw, mesmo os mais experientes, Digo sempre e repito mais uma vez, trabalhem sempre com o Gerenciamento de Objetos e Camadas, para, além de organizar seus objetos, ter um controle mais aprofundado de suas criações e do Programa em si.”

CDR for PSD ToLayer Macro CorelDrawPost3

 

Lembrando que nesta postagem do nosso parceiro Corel na Veia podemos exportar os arquivos em camada para o Adobe Photoshop e o PhotoPaint.

Clique AQUI para adquirir essa Macro e acompanhar o tutorial completo em vídeo. 

Por hoje essa é a dica pessoal, logo postarei mais detalhes e procedimentos. Conte-nos o que acha dessa ferramenta, é uma mão na roda ou não? (risos).

 

Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você.

 

Curso 24 horas de CorelDRAW!