CorelDRAW X6 Tutoriais 30 de agosto de 2014 | 20 comentários

Hoje vou questionar sobre alguns arquivos e compartilhar uma dica muito útil para quem trabalha com o CorelDraw.Um simples arquivo pode se tornar um pesadelo para  a maioria, mas nesse tutorial vou explicar como unir diversas linhas em sequência onde o mesmo procedimento “unir dois nós” ficaria impossível  trabalhar com vários arquivos como irei mostrar.

Para quem trabalha com plotter de recorte ou até mesmo a silhuette, sabe a importância de ter um bom vetor e o primeiro passo é analisar as linhas do desenho para o corte.

unir linhas e nós no corel draw 0

Ao abrir o arquivo observamos no gerenciador de objetos do corel draw que há um grupo de 1330 objetos.

unir linhas no corel draw 2

Até ai tudo bem, mas ao tentar preencher o arquivo com uma cor não conseguimos só o que conseguimos é alterar as cores das linhas. Nesse caso selecionei o desenho e desagrupei o arquivo.

unir linhas e nós no corel draw 3

Todas as linhas separadas 1330 objetos (linhas) desagrupado. Isso pra uma plotter de recorte é uma judiação (risos) é como mandar cortar linha por linha e ainda perder o trabalho depois de horas.

Unindo Curvas e Nós de Uma só Vez

Parece ser simples de resolver, mas nem todos têm o conhecimento de unir todas essas linhas de uma só vez. Pra resolver este problema siga as etapas;1 – Menu Organizar – Desagrupar Tudo;

2 – Seleciona todos os objetos e depois Menu Organizar – Combina (Ctrl+L);

3 – Logo em seguida Menu Janela – Janela de Encaixe – Unir Curvas;

unir linhas e nós no corel draw 4

Onde tem o menu e a palavra “Estender” selecione a opção “Curva Bezier” e em Margens de espaço coloque a medida 0,01mm e manda aplicar.Ao fazer esse procedimento todas às linhas vão se unir ficando perfeito para cortes e outros procedimentos. Vale lembrar que temos que testar as outras opções em unir curvas para ter melhores resultados dependendo dá forma do desenho.

Agora sim conseguimos colorir o objeto combinado, ficando assim;

unir linhas e nós no corel draw 5

Vou deixar o arquivo para download assim podem realizar na prática esse procedimento.

Você também pode realizar esse procedimento com duas linhas bem mais simples para testar.unir linhas e nós no corel draw 6

Agora imagine ter que selecionar objeto por objeto e usar a ferramenta “unir dois nós” como citei no inicio da postagem. Pra falar a verdade foi uma das primeiras ferramenta que tentei fazer mas vi que não ia da certo trabalhar assim 😀

Fica mais uma dica aí para o pessoal que sempre visita e acompanha o Arte no Corel, não se esqueça de fazer o download do arquivo para testar e analisar.Deixe sua dica de como realizaria este procedimento e se já aconteceu algo assim com você.

Curta, Comente e Participe! Arte no Corel compartilhando o melhor para você.

Curso 24 horas de CorelDRAW!