CorelDRAW X6 CorelDRAW X7 17 de novembro de 2014 | 12 comentários

A dica de hoje é bem interessante onde o CorelDRAW X6 mais o CorelDRAW X7 permite copiar atributos de um objeto para o outro. Podemos copiar as propriedades de objetos, como contorno, preencher e propriedades de texto. É possível copiar transformações de objetos, como dimensionar, girar e posicionar e ainda copiar efeitos aplicados a objetos.

Copiar atributos de um Objeto para o Outro

Vamos supor que você criou um efeito degrade ou outro qualquer e quer que esse mesmo efeito seja aplicado no outro objeto.

copiar_propriedades_no_corel_draw_1

Vamos transferir as mesmas propriedades para o circulo. Para que ocorra a transferência você precisa deixar selecionado o objeto que recebera a aplicação. Ficando assim;

copiar_propriedades_no_corel_draw_2Agora vamos em, EDITAR – COPIAR PROPRIEDADES DE…

copiar_propriedades_no_corel_draw_3

No momento que clicar em copiar propriedades de… Aparecera uma janela lhe perguntando o procedimento adiante.

copiar_propriedades_no_corel_draw_4É possível copiar Caneta de contorno, Cor de contorno e Preenchimento. Essa opção ainda lhe da dicas como por exemplo: É possível copiar as de um objeto, arrastando-o sobre outro com botão direto do mouse.

Após pressionar o botão OK, selecione o objeto de onde copiará as propriedades. Marque a opção que lhe atende. Nesse caso vamos marcar a opção PREENCHIMENTO.

copiar_propriedades_no_corel_draw_5

Quando aparecer a seta preta é só clicar em cima do preenchimento para que o nosso circulo obtenha as mesmas propriedades do nosso objeto quadrado. Ficando assim;

copiar_propriedades_no_corel_draw_6

O objetivo deste post é para mostrar que conseguimos em poucos cliques copiar as mesmas propriedades de um objeto para o outro. Ao criar qualquer objeto até mesmo um logotipo, podemos transferir de um para outro sem ter que ficar voltando nas opções e configurando para obter as mesmas cores.

Atalho para Copiar as Propriedades

Agora que você aprendeu que é possível copiar as propriedades de um objeto para outro, que tal poder fazer isso de forma mais rápida?

Para tal, basta você arrastar o objeto com as propriedades a serem copiadas com o botão direito do mouse para o objeto que receberá as propriedades. Ao posicionar o mouse sobre o objeto receptor solte e surgirá o menu de contexto com as opções:

“Copiar preenchimento aqui, Copiar contorno aqui, Copiar todas as propriedades”.

print-cdr-copiar-propriedades

Copiando Efeitos

Para que possamos manter o nosso trabalho o mais prático possível, o CorelDRAW também oferece um recurso para copiarmos os efeitos aplicados em objetos, sem a necessidade de anotar ou retroceder propriedades e opções de cada efeito para assim replicarmos em outros objetos. O procedimento é bastante simples.

Veja abaixo um exemplo com o efeito Contorno. Inicie os procedimentos para aplicação do efeito selecionando o objeto ou os objetos que receberão os efeitos, clique no botão correspondente (no caso efeito Contorno), e na Barra de Propriedades clique no botão Copiar Propriedades de Contorno. A opção mudará de nome de acordo com o efeito selecionado.

Agora, basta clicar no objeto que contém os efeitos desejados e o novo objeto receberá o mesmo efeito com todas as propriedades pré-configuradas.

print-cdr-copiar-propriedades-efeitos

O CorelDRAW oferece bastante recursos para que possamos cada vez mais ter um fluxo de trabalho rápido e prático, e assim nos preocuparmos apenas em deixar a criatividade fluir. Aproveite todas essas dicas e as demais que temos em nosso site para fazer seu trabalho com CorelDRAW cada vez mais prazeroso e melhor.

 

Mais dicas com nosso parceiro #dicasdogreb

Espero que essa dica seja de grande ajuda e até as próximas dicas.

Curtem, Participem e Comentem!!!
Arte no corel sempre compartilhando o melhor para você.