Converter texto em curva no CorelDraw

13
600

Hoje vamos aprender como converter texto e objetos no CorelDraw X5 e entender como funciona. Quando estamos desenvolvendo uma nova arte, criamos formas ou textos que possuem propriedades pré-definidas.


Tudo que não está convertido em curvas está como se fosse uma predefinição do programa CorelDraw. Exemplo: Um retângulo feito com a ferramenta retângulo tem sua predefinição: “cantos arredondados”. Um círculo feito com a ferramenta elipse possui a predefinição de poder transformar-se em “arcos”, ou “tortas”. Sendo assim, as fontes também são entendidas pelo corel draw como uma predefinição. Acontece que se você converte em curvas, tudo que está com predefinições será convertido em linhas. Exemplo: o quadrado não fará mais os cantos arredondados, a elipse não se transformará mais em arco, e o texto deixará de ser predefinição etc.

Em meu computador a várias fontes instalado e em outro computador tem outras, na hora de passar um arquivo para mim ou para o cliente o CorelDraw não irá saber o estilo da fonte que será aplicado. Por isso devemos converter todo o trabalho feito, em curva. Assim não terá problemas quando enviar o arquivo em cdr. Dica: Salve um arquivo original com as fontes utilizadas para poder modificar depois caso precisar, depois de convertido não terá como voltar.

Vamos ver como Funciona?

* Abra o CorelDraw, no meu caso estou utilizando o Corel X5.
* Vá na ferramenta texto ou (F8).

* Escreva seu texto na folha ou onde preferir.
* Com a ferramenta de seleção, selecione o texto novamente.


* No menu Organizar, Converter em curva ou (Ctrl+Q) para converter em curva.

* Pronto seu texto esta convertido em curva agora. 
* Dica: Salve sempre seu trabalho antes de converter, em salvar como e de outro nome ao arquivo para que futuras alterações possam ser feita se caso precisar.


* Faça o mesmo processo com objetos, retângulo ou uma elipse.

Veja a vídeo aula de todo o processo feito acima 



13 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!!!
    Assisti a video aula e estou com um problema. A opção “converter em curva” não está disponível pra mim, está travada. O que faço?
    Obrigada!!!!!!
    Lilian

  2. Lilian,
    Respondendo sua pergunta,
    1 – Olhe se o texto esta selecionado, só assim a opção estará ativa.
    2 – Se não estiver ativo pode ser que seu texto ou desenho esteja já em curva,
    Pra saber se esta em curva, vá no menu lateral e procure a ferramenta forma
    Ao passar o mouse ele lhe dará os nomes então procure a ferramenta forma ou (F10). Depois que selecionar forma, clique no texto ou no desenho.
    Se aparecer vários nós ( pontos ) então quer dizer que já esta convertido.
    Atenção: Não se esqueça de selecionar o seu objeto, pra depois ir na opção converter em curva ou a tecla de atalho Ctrl+Q.

  3. Boa noite. Estou iniciando agora no Corel. Estava praticando normalmente quando a ferramenta retângulo começou a fazer os desenhos com as pontas curvadas ou chanfradas. Será que você poderia me auxiliar? Desde já agradeço e grande abraço.

  4. Bom dia, gostaria de saber se tem fontes que não pode ser manipuladas depois de convertidas em curva. Tenho um texto, cuja fonte é “My Font Addiction”, que converto em curva, ela passa a não poder mais editar o texto, entretanto, clico com a ferramenta forma ativa (F10) e não aparecem os nós.

    O que pode estar acontecendo?

    Com outra fonte escolhida, arial por exemplo, o processo funciona normalmente. Seleciono o texto, Aperto Ctrl + Q, depois F10 e ele mostra os nós. Mas com essa fonte isso não acontece.

    Desde já agradeço.

    Renan Layme

    • Pode ser a extensão da fonte, no meu caso nunca aconteceu comigo rsrsrs tente desinstalar a fonte e instalar com outro nome sem alterar a extensão .tff
      Obrigado pela visita, volte sempre! Forte abraço.

  5. Por que quando converto uma fonte manuscrita dá erro? Fica aparecendo uns pontos brancos que são a ligação das fontes, tipo, a perninha do a encostando em outra letra fica em branco, a junção das duas letras.
    Sei que isso é uma configuração pois antes não dava isso no meu corel, só depois que tive que reinstalar… e no C3 também não acontece…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here