Dicas úteis utilizando o CorelDRAW X5! Teclas de atalho

99
599
Dicas úteis que são utilizados no programa CorelDRAW. Quando trabalhamos diariamente em certos programas chega uma hora que precisamos dos atalhos para facilitar todo o nosso trabalho. Irei mostrar aqui alguns destes atalhos que se encontra no programa, tem muito mais atalhos, mas fica a missão para me ajudar, caso você saiba de mais atalhos que não foram citados deixe seu comentário podendo ajudar outro visitante. Conto com a sua participação.
Para resetar as preferências do CorelDRAW faça o seguinte comando: 

 
Pressione Tecla F8 e segure,
Execute o CorelDraw,
Irá aparecer uma mensagem, perguntado se você que usar as configurações de fábrica,  Clique em SIM,
Pronto! O CorelDraw vai ficar do jeito que foi instalado na primeira vez.
Moldura na página 

 
Para inserir uma moldura na página, dê duplo clique na ferramenta Retângulo. Ferramenta Retângulo (F6). 

Posicionamento
Centralizar – Selecione dois ou mais objetos e pressione a letra C
Alinhar ao Topo – Pressione T
Alinhar a direita – Pressione R
Alinhar a esquerda – Pressione L
Alinhar a base – Pressione bAlinhar ao centro da página – Selecione qualquer objeto (um ou +) e pressione a letra P.

Duplicando Objeto 

 
Arraste um objeto usando o botão direito do mouse e escolha copiar aqui para ter uma cópia.
Caso queira que siga a mesma direção use o CTRL.
 

Para duplicar um objeto rapidamente, utilize a tecla + do teclado numérico. 

Cores e Tons 

 
Selecione um objeto, preenche de uma cor, pressione Ctrl e ainda com Ctrl pressionado click sobre uma das cores da barra de cores e mudará o tom ao seu gosto, clicando uma ou várias vezes na cor que quiser. 



Clica e segure na paleta de cores, aparece uma nova janela q mostra uma pequena quantidade de variações, da cor desejada, mais escuras ou mais claras. 

 
Converter em curva 

 
Para converter um objeto já pronto como o quadrado, polígono e estrela em curvas ou qualquer outro objeto em curvas é só apertar CTRL+Q, no objeto selecionado. 

Para adicionar algum nó no objeto desejado é só selecionar o objeto já convertido em curvas com a ferramenta forma (F10), escolha um ponto e aperte + do teclado de numérico. 

Utilizando Ctrl + 

A – Selecionar tudo
C – Copiar
D – Duplicar
E – Exportar
G – Agrupar
I – Importar
J – Opções
K – Quebrar
L – Combine
N – Novo gráfico
O – Abrir
P – Imprimir
Q – Converter para curvas
R – Repetir a última ação 
S – Salvar
T – Formatar texto
U – Desagrupar
V – Colar
W – Limpeza de tela
X – Recortar
Y = Alinhar pela grade
Z – Desfazer
Pg Up – Um objeto à frente
Pg Down – Um objeto atrás
F2 – Gerenciador de visualização
F4 – Fechar gráfico
F11 – Símbolos                                           
……………………………………………………………………………………………………………………
Documentos aberto 

 
CTRL + TAB. passa de uma janela para outra sem precisar minimizar ou maximizar as janelas abertas do CorelDRAW.
 
Shift + 

Pg Up – Avançar
Pg Down – Recuar
F2 – Zoom para objeto selecionado
F4 – Zoom para página 

(F?)
F1 – Ajuda
F2 – Ferramenta lupa
F3 – Diminuir zoom
F4 – Zoom para todos
F5 – Ferramenta linha
F6 – Ferramenta retângulo

 

 

F7 – Ferramenta elipse
F8 – Ferramenta texto
F9 – tela cheia
F10 – Ferramenta edição de nós
F11 – degrade
F12 – caixa de linhas

 

Ctrl+F?
Ctrl+F7 – Envelope
Ctrl+F2 – Gerenciador de exibição
Ctrl+F4 – Fecha arquivo
Ctrl+F5 – Gráfico e texto
Ctrl+F6 – Envelope
Ctrl+F9 – Contorno
Alt+F?
Alt+F7 – Posição
Alt+F8 – Rotação
Alt+F9 – Escala
Alt+F10 – Tamanho
Alt+F11 – Chama o visual básico
Ctrl+F?
Ctrl+F7 – Envelope
Ctrl+F2 – Gerenciador de exibição
Ctrl+F4 – Fecha arquivo
Ctrl+F5 – Gráfico e texto
Ctrl+F6 – Envelope
Ctrl+F9 – Contorno
Alt+F?
Alt+F7 – Posição
Alt+F8 – Rotação
Alt+F9 – Escala
Alt+F10 – Tamanho
Alt+F11 – Chama o visual básico
Dois objetos selecionados
R – Alinha à direita
L – Alinha à esquerda
T – Alinha pelo topo
B – Alinha pela base
P – Coloca todos os objetos no centro da página
Ctrl+
Ctrl+G – Agrupa
Ctrl+U – Desagrupa
Bom é isso, caminhos mais rápido usando as teclas de atalho, caso você utilize um atalhos no CorelDRAW e queira compartilhar, comente compartilhe com a gente.

 

Arte no corel, compartilhando informações com você.

 

99 COMENTÁRIOS

  1. ola boa noite amigo.. cara d+ teu sati.. nunca tinha aprendido tanta informações importante para mecher no corledraw.. eu nunca fiz curso algum.. sei muita coisa sobre o coreldraw.. ou pelo menos pensava que sabia.. agora eu to ficando fera nisso… eu faço artes gráficas de divulgação de festas onde eu trabalho.. tudo no coreldraw. muito obrigado seu sati ja esta nos meu favoritos e venho aki sempre…

  2. amigo tem uma imagem q eu tenho em particular que eu queria aprender vetorizar ela.. pra poder mecher quando eu quiser mudar cores e traços?? tem como vc e ajudar com esse figura?? eu posso te enviar por! se vc quiser e puder me ajudar.. vai me ajudar muito em relação ao meu trabalho

  3. ola boa noite amigo.. cara d+ teu sati.. nunca tinha aprendido tanta informações importante para mecher no corledraw.. eu nunca fiz curso algum.. sei muita coisa sobre o coreldraw.. ou pelo menos pensava que sabia.. agora eu to ficando fera nisso… eu faço artes gráficas de divulgação de festas onde eu trabalho.. tudo no coreldraw. muito obrigado seu sati ja esta nos meu favoritos e venho aki sempre…

  4. Obrigado Janildo, é bom saber que estou ajudando a você e outras pessoas. Farei o melhor para sempre estar postando informações e tutoriais de boa qualidade, que não é fácil atender a todos mas com jeitinho a gente consegue. Bom sobre sua imagem me mande um e-mail com o que você precisa eu estarei dando uma olhada.
    Um forte abraço Relbert.

  5. amigo vc poderia me enviar esse poster em um documento do word.. é q eu queria imprimir pra poder estudar sobre issso…irei fazer curso e algumas provas sobre atalhos e muita coisa sobre computação vc pode enviar pra mim? quero imprimir.. obrigado

  6. Parabéns pela iniciativa… sou usuário (no bom sentido, claro… rsrs) deste programa desde sua versão 4 e hoje, é meu “ganha pão” (versões sem bugs – 8, 11, x3).
    Sou o “Criativo” da AADesigners e tenho algumas dicas básica para novos usuários deste software poderoso que uso para trabalhos de arquitetura também.

    Obrigado por me aceitar no face.

  7. Gostaria de uma dica de como visualizar miniaturas de arquivos cdr no X5 antes de abrir o arquivo. Eu uso o windows 7, será que tem algo a ver com o win7 ?

  8. Não é problema com seu win7. É muito simples de resolver isso amigo, Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do corel o arquivo que vai abrir – Abrir com – Escolher o programa padrão. Escolha a versão que estiver utilizando. Pronto agora você verá no seu explore os ícones de todo os arquivos antes de abri ló. Veja este link do nosso parceiro Corel na Veia, lá ele tira essa duvida também de um visitante. (http://corelnaveia.blogspot.com.br/2012/05/como-ver-as-miniaturas-do-corel-draw-x6.htmlÉ
    ). Caso aja dúvidas não exite em perguntar. Obrigado pela visita, abraço Relbert

  9. Caro Relbert,
    Recentemente instalei o Draw X5, depois disso as miniaturas dos arquivos com extenção “.cdr” deixaram de aparecer no Windows Explorer. O que eu devo fazer para restaurar a visualização? Por favor, se alguém puder me ajudar, enviem essa informação para carlospassos@bol.com.br pelo que agradeço antecipadamente. Thannnnnnks!

    Carlos Passos
    Brasília – DF

  10. Para voltar as miniaturas é muito fácil amigo, basta clicar em qualquer ícone CDR com o direito do mouse e clicar em (Abrir com…)

    Depois escolha a versão que utiliza, qual corelX5 ou X6 o que mais utiliza e de Ok.

    Pronto todos os ícones voltaram aparecer em seu Windows Explorer, veja se da tudo certo e volte para nos disser se deu ou não certo =]

  11. Amigo Relbert
    Segui suas recomendacoes para restaurar meu corel x5 como de fábrica porém ele só reapareceu as ferramentas das cores do lado direito, as ferramentas do lado esquerdo nao apareceram e eu continuo sem poder trabalhar com ele. vc pode me ajudar? obrigado. Augusto.

  12. Agora eu sei qual é o seu erro, faz o seguinte abre o corel e novo documento em arquivo novo CTRL+N depois vai em FERRAMENTAS E OPÇÕES depois abre a raiz+ Área de trabalho depois a raiz+ Personalização e clique em BARRA DE COMANDOS ao lado vai abrir vários comandos então marque CAIXAS DE FERRAMENTAS pronto vai aparecer suas ferramentas, se caso abrir em qualquer lugar da tela é só arrastar para a lateral esquerdo que ela se encaixa.

    Veja se consegue ai caso consiga me avise ok

  13. Roberto obrigado pelo contato e o aviso, já foi retirado essas propaganda eu não havia visto isso e realmente assustei quando vi que tinha anúncios sem minha permissão… já retirei o código que estava atrapalhando a leitura. Obrigado por avisar. Qualquer outra coisa favor me avisar, forte abraço Relbert.

  14. Eu uso bastante as teclas de atalho – mas eu também usos minhas teclas que eu mesmo personalizo para me adiantar na arte – por exemplo: o efeito power clip – eu uso alt+i – para colocar dentro do conteúdo – alt-Y para editar alt+E para extrair e Alt+b para finalzar – me adianta bastante – mas são muito boas as suas dicas.
    parabéns.

  15. Ótima dica e é isso mesmo sempre podemos personalizar do nosso jeito basta querer, obrigado por compartilhar algumas de suas dicas farei os testes por aqui para ver se me adapto a estes comando =D. Forte abraço Relbert

  16. BOA TARDE E PRIMEIRAMENTE PARABENS PELO SEU BLOG
    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ALTERAR DE TEXTO ARTISTICO PARA TEXTO PARAGRAFO POIS QUANDO COLOCO NA LETRA DE A DE TEXTO A LETRA FICA MUITO PEQUENA INELEGIVEL E NÃO TO CONSEGUINDO TRABALHAR VC PODERIA ME AJUDAR
    DESDE JA AGRADEÇO
    ELIZABETH

  17. The other day, while I was at work, my cousin stole my iPad and tested to

    see if it can survive a 40 foot drop, just so she can be
    a youtube sensation. My iPad is now broken and
    she has 83 views. I know this is completely off topic but I

    had to share it with someone!

    My web site – http://Www.adfty.net

  18. o amigo põe uma opção ai pra enviar esses tutoriais por email, tipo eu venho aqui tem uma opção que me permiti enviar este tutorial para o meu email, seria muito bom.

    • Olá welington,
      Ferramentas – Opções – Clica na na raiz (+) Área de trabalho –
      Personalização – Barra de comonados – e seleciona a caixa de ferramentas.
      Pronto ela será ativada e você poderá encaixa-lá no lugar novamente.
      – Aproveite para participar do nosso grupo link – https://www.facebook.com/groups/artenocorel/, lá o pessoal esta liberando diversos vetores legais além de um ajudar a todos. Confina Grupo artenocorel no Facebook, obrigado mais uma vez pela visita e seu comentário fico satisfeito em saber que estou ajudando. Forte abraço.

  19. O,i não consigo me inscrever, sou iniciante do corel e gostei muito dos artigos publicados, são bem esclarecedores.
    Alguém pode me ajudar?
    Help,Help….

  20. MINIATURAS – Tinha o CorelDRAW X6, tudo beleza,
    mas depois que instalei o X7 as miniaturas dos arquivos salvos recentemente
    não aparecem mais na janela, porém as dos outros arquivos aparecem.

    Ja utilizei ABRIR COM, mas mesmo assim continua aparecendo apenas a logo da Corel.

    Ja fucei nas configurações e mão encontro onde mudar isso.
    O QUE FAÇO?

    • Olá Divino, no meu caso aconteceu isso também mas assim que coloquei para abrir com X7 voltou. Você pode é tentar passar o CCleaner para limpar os registros, reiniciar o pc.

      Depois tentar colocar todos para abrir no X7. Isso acontece porque tem 2 versão instalada e ele fica perdido 😀 Você também pode é desinstalar a versão X6 que vai reconhecer ha versão nova do X7.

      Se der certo por ai nos avise. Abraço.

  21. adorei as suas dicas , mais o contorno da minha página quando abro o corel sumiu e eu não consigo selecionar um arquivo, como faço pra voltar? por favor me ajude

  22. Magnificent website. Lots of useful information here. Im sending it to some friends ans also sharing in delicious. And obviously, thanks for your sweat! cfgkekckgbbc

  23. Neste caso, o alvo é atuar diretamente em sua equipe, para que se sintam-se muito mais motivados a atingir suas metas. Foi o que aconteceu na Tupperware, que criou um programa interno de motivação para seu time comercial: dependendo da quantidade de vendas realizadas no mês, estes vendedores recebem prêmios da empresa, como coolers personalizados, guarda-sol e toalhas de praia.

  24. Estou começando a usar o Corel esses tempos então sou cru ainda nesse assunto, é ótimo saber que posso contar com as dicas que acho na internet! Obrigado a todos que ajuda a enriquecer o conhecimento dos outros! Obrigado!

  25. Estou começando a usar o Corel esses tempos então sou cru ainda nesse assunto, é ótimo saber que posso contar com as dicas que acho na internet! Obrigado a todos que ajuda a enriquecer o conhecimento dos outros! Obrigado!

  26. Oi…estou precisando de ajuda…rsss…Lí muitos tutorias hoje, mas nenhum resolveu o problema. Simplesmente não consigo descobrir onde foi parar a barra de ferramentas na lateral esquerda do meu corel. Sumiu. O que fiz errado????

    • Heidi, o que voce fez de errado eu não sei. Quero dizer que comigo isso de sumir alguma coisa do corel eu tambem faço e a solução é fazer( veja abaixo as informações que colei abaixo) essas informações esta no inicio do texto desta pagina.

      Pressione Tecla F8 e segure,
      Execute o CorelDraw,
      Irá aparecer uma mensagem, perguntado se você que usar as configurações de fábrica, Clique em SIM,
      Pronto! O CorelDraw vai ficar do jeito que foi instalado na primeira vez.

    • Para centralizar uma figura no centro da página sempre foi utilizado um atalho (seleciona a figura e clica na letra P), porem meu corel Draw 7 no começo que intalei assumia essa função agora cada vez que vou usar essa opção ele vai para ferramenta Caneta.

      Alguem pode me ajudar?

  27. Tente voltar ao início, como o q ele ensina aqui:
    Pressione Tecla F8 e segure,
    Execute o CorelDraw,
    Irá aparecer uma mensagem, perguntado se você que usar as configurações de fábrica, Clique em SIM,
    Pronto! O CorelDraw vai ficar do jeito que foi instalado na primeira vez.

  28. OI o meu corel travou na hora de usar bitmaps e forcei o desligamento e agora toda vez que vou usar o corel tenho quue apertar o alt para usar os icones e as vezes da não respondendo o que eu faço ja tentei o F8 mas não da em nada

  29. OI estava usando o bitmaps no corel e travou dai forcei o desligamento agora toda vez que abro o corel tenho que apertar o alt para usar icone tbm e as vezes quando quero usar uma janela diz não respondendo ja tentei a tecla F 8 mas nao aparece nada o que posso fazer

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here