O CorelDRAW esconde maravilhas veja quais são elas e faça você mesmo!

30
68
O CorelDRAW tem alguns truques e macetes que poucos conhecem, não posso dizer que todos não saibam mas essas dicas são de longos trabalhos e tropeços por esse programa.  Hoje vou mostrar alguns truques que vão lhe ajudar no dia a dia, então faça parte por parte e com calma.
* 01 – Paleta de cores;
Todos nos sabemos que as paletas são de uma tremenda importância, e que sem elas a gente não faria algo de qualidade. Então vai uma dica para saber o NOME DA COR UTILIZADA sendo ela RGB ou CMYK.
Faça um RETÂNGULO e colora de qualquer cor, com o retângulo SELECIONADO preencha com alguma cor, clicando com o botão do mouse esquerdo.
Agora a dica que você não sabia ou talvez não soubesse: Com o retângulo preenchido e colorido – para saber o nome da cor seja ela a cor que for, você vai saber o nome dela:  Com o SHIFT pressionado e novamente clica na cor que esta, então vai aparecer o nome verdadeiro dela. Veja abaixo:

Outro comando é a barra de espaço, que podemos utilizar. Veja como;
 
* 02 – Barra de espaço;
Com o mesmo objeto RETÂNGULO vamos utilizar outro comando.
Clique nele e ARRANTE para qualquer canto e onde desejar, antes de soltar, aperte a BARRA DE ESPAÇO uma vez. Assim ele vai duplicar o seu objeto ou seu desenho. Com qualquer objeto a função será a mesma. Veja o exemplo:
Essa é mais uma forma de duplicar o objeto, todos que trabalha a mais tempo com o CorelDRAW sabe que tem outras formas como APERTA o sinal + do teclado.

* 03 – Circundar o texto do parágrafo;

Pode parecer um nome muito estranho à primeira vista, mas é uma ferramenta de grande utilidade. Quando se trabalha com textos e imagens, podemos utilizar essa opção em diversas maneiras. Veja um exemplo abaixo como podemos trabalhar;
 
Vamos ver como funciona?
 
Com a ferramenta Texto (F8) selecionada, faça como a imagem abaixo. Clique em sua área de trabalho arraste e solte para formar a caixa de texto (Clique aqui com a ferramenta texto para adicionar Texto de parágrafo).

 

Digite todo seu texto a sua redação dentro desta caixa, lembre-se que quanto maior o texto você terá de ir aumentando a caixa.
Depois do texto digitado SELECIONE A IMAGEM. Clique com esquerdo do mouse na imagem e selecione a opção (Circundar o texto do parágrafo).
Agora é só você colocar a imagem no texto e posicionar onde queira ao movimenta-la o texto se move automaticamente.
* 04 – Configuração Ctrl + Z;
Essa configuração é excelente para facilitar nos trabalhos quando estamos vetorizando, criando, montando ou editando. Quando se instala o programa CorelDRAW, sua configuração fica como voltar apenas 20 vezes utilizando o Ctrl + Z, agora vou mostrar como mudar pra não ter mais problemas quando precisar voltar
 
Onde aparece REGULAR 20, você coloca 999999999. De ok para salvar suas alterações.  Pronto agora quando precisar retornar em um certo ponto que estava trabalhando e só usar Ctrl + Z sem medo.
* 05 – Seleção de vários objetos de outra forma;

Essa seleção é uma das ferramentas que eu utilizo muito, ela é bastante simples e eficiente quando temos vários objetos. Veja na imagem ilustrativa.

Com a ferramenta de SELEÇÃO arraste como mostra essa linha azul, pressionando a tecla (ALT) AO MESMO TEMPO. Solte o botão do mouse e verá que tudo foi selecionado.
O CorelDRAW esconde maravilhas e essas foram algumas delas, mais adiante vamos ver mais recursos que são uma mão na roda.
Espero que ajude tanto os iniciantes quanto os sábios, pois ate hoje eu aprendo com este maravilhoso programa que é minha paixão. Se você tem algum truque ou macete compartilhe com a gente não deixe de dar sua dica.

30 COMENTÁRIOS

  1. Realmente errei nesta parte na hora da postagem, Obrigado pelo comentário, e você tem a total razão o caps luk não funciona e sim o SHIFT, PARA VER O VERDADEIRO NOME DA COR UTILIZADA.

    Obrigado pela observação.

    Relbert

  2. Sobre o Ctrl+Z o ideal é um limite médio que considere sua memória ram.
    Quanto mais níves (desfazer) mais recurso de memória o Corel vai usar, então recomento um valor não maior que 100.

  3. Bela dica, mas no meu caso eu coloco é total mesmo rsrsrs mas é o que citou, tem que ter memoria e quem trabalha nessa areá como eu sabe que não podemos ficar com poucos XXGB. É bom saber que tem pessoas como você compartilhando o que sabe. Obrigado pela visita e a dica e que todos os visitantes possa aprender conosco. Abraço Relbert

  4. Caro amigo Relbert.
    Quero parabenizá-lo pelo trabalho que tens neste site.
    Sou adepto do Corel desde a versão 4 que ao adquirir uma impressora Canon veio de brinde. A partir dai tenho feito todos meus trabalhos neste programa que deixa seus concorrentes no chinelo.
    Tenho que admitir que por mais experiência que temos neste programa sempre estamos encontrando ferramentas que nos auxiliam no desenvolver de nossos trabalhos.

  5. É isso mesmo Santec sempre encontramos novos caminhos e esta maquina Canon ela é excelente para inovar os nossos trabalhos a criatividade só depende da gente, e logo farei tutoriais que vai lhe ajudar ainda mais nos desenhos. Obrigado pela visita. Fique sempre atualizado se cadastrando para receber via e-mail as postagem daqui do blog e qualquer dúvida conte comigo.

  6. Legal parceiro! Gostei! Mas estou com uma dúvida. Trabalho com corel x3 e agora estou passando para o x6 mas me deparrei com a falta de um recurso que gostava mas não estou encontrando no x6. MEMÓRIA que fica em OPÇOES. Esta opção ajuda quando quero regular a quantidade de memória ram que o corel vai utilizar. Vc sabe me falar algo?

  7. Outra dica para duplicar um objeto qualquer sem soltar o mouse é selecionar o objeto, arrastar com o botão esquerdo e soltá-lo clicando com o botão direito do mouse.

  8. A última dica de seleção a vários objetos e a de circundar o texto foram realmente novidades pra mim. Parabéns! Tem aquela dica de misturar as cores também vc seleciona uma cor e clica em outra segurando CTRL. Uma vez eu cliquei em uma cor segurando alguma tecla e apareceu tipo uma janelinha com vários tons daquela cor, nunca mais fiz de novo e foi muuuuito útil 🙁

  9. Olá, Relbert…
    Sou novato nesse mundo fantastico do corel, pela curiosidade aprendi muitas coisas sozinhas, mas estou enfrentando um probleminha que ta dando dor de cabeça.Quando coloco o texto ou algum objeto em uma imagem, que estou personalizando no corel, sempre que tendo arrastar a imagem para posicionar melhor,a arte que estou fazendo não move junto com a imagem, dai tenho que formatar tudo de novo, já pesquisei mas não encontro nada, poderia me ajudar?.Parabéns pelo blog,sucessos…

  10. Olá Marcony, não sei qual corel você tem ai, mas eu já usei o x5 e agora uso o x6 e sei que nesses dois dá para fazer isso diretamente na paleta de cores, apenas posicionando o cursor do mouse sobre a cor desejada e mantendo-o pressionado por alguns instantes, abs!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here