Efeito lente no CorelDRAW X5

24
341

Hoje resolvi falar um pouco sobre esse efeito. Pra que serve e como funciona. Se você ainda não conhece essa ferramenta, esta na hora de ver mais uma das maravilhas que existe no corel. 

Utilizamos esse efeito em várias ocasiões, ele pode ser aplicado a objetos sobrepostos. O efeito é aplicado ao objeto de CIMA para que as alterações ocorram na exibição do objeto de baixo. Vamos praticar um pouco agora?

Para aplicar o efeito, selecione o objeto onde ele será aplicado, selecione: MENU EFEITOS, depois na opção LENTE (ou pressione ALT + F3). Surgira a janela de encaixes LENTE, onde você pode selecionar um efeito.


No modelo que irei mostrar a seguir, foi selecionado o efeito OLHO DE PEIXE, mas tem várias opções e você pode estar olhando todas elas e praticando. 

Depois de escolher – Clicar em APLICAR.


Este foi um dos efeitos que citei e você agora pode verificar todos e ver qual combina mais com seu trabalho sua arte seu layout.


Vou explicar um pouco dos outros itens que contem.


CONGELAMENTO – Quando ativada, fixa o conteúdo da lente no local, e não se move se o objeto em que foi aplicada a lente for movido.


PONTO DE VISTA – Permite deslocar o efeito de lente do objeto para outro local, dentro da própria lente.


REMOVER FACE– Quando ativada, aplica o efeito somente na região em que se encontra o objeto, quando desativada, aplica o efeito de lente em toda a extensão do objeto em que será aplicado.


AUMENTAR BRILHO – Simula um efeito de aumento de brilho, como se a região fosse iluminada por um spot.


AUMENTAR BRILHO – Com a diferença de que, com ele, pode-se aplicar uma cor à lente.

LIMITE DE COR – Aplica uma cor ao objeto. Essa cor só é aplicada sobre objetos preenchidos de branco, preto ou tons de cinza.


MAPA DE CORES PERSONALIZADAS – Aplica um gradiente de cores em um objeto.


MAPA TÉRMICO – Realça as partes mais escuras da imagem com cores quentes.


LENTE INVERTER – Troca às cores de um objeto pelo seu negativo.


LENTE AUMENTAR – Amplia a imagem mas não a distorce, como no efeito olho de peixe.


DENSIDADE NEUTRA – Transforma todas as cores de uma imagem na cor escolhida.


TRANSPARÊNCIA – Torna transparente um objeto.


ARAMANDO – Ignora o contorno e o preenchimento do objeto e exibe-o em modo de aramado.


24 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela iniciativa e conteúdo de sua página! Eu tbm trabalho com o corel, e amo esse programa, mas ainda tenho muito a aprender…e você tem muita informação útil aqui, aprendi muito com suas dicas, obrigada por compartilhar!! Deise

  2. IMPORTANTE, lembrando qua pra quem é iniciante com o uso de corel e vai fazer um trabalho para mandar para a gráfica, NUNCA usar lentes de contrastes e adição, porque o efeito produzido não sairá por que o efeito é produzido por filtros em RGB mas as saidas para imrpessão são CMYK.

  3. Oi Tudo bem,

    Fui testar esse efeito lente em uma imagem, mas eu seleciono a imagem e vou no efeito, mas não dá a opção para aplicar. Como Posso estar fazendo. E suas dicas tem sido otimas, valeu pela sua iniciativa de estar ajundando.

    Gislaine

  4. Oi Tudo bem,

    Fui testar esse efeito lente em uma imagem, mas eu seleciono a imagem e vou no efeito, mas não dá a opção para aplicar. Como Posso estar fazendo. E suas dicas tem sido otimas, valeu pela sua iniciativa de estar ajundando.

    Gislaine

  5. Você esta fazendo alguma coisa errada não selecione a imagem e sim o objeto que vai ser aplicado a lente o quadrado, circulo etc. ao selecionar o objeto segure o Alt+F3 ou em Efeitos Lente e ao abrir a caixa procure por aumentar.

    Lembre-se que o objeto tem que estar em cima de sua imagem e selecionado.

    Relbert

  6. hELBERT
    bOA tARDE
    Legal seus ensinamentos. Vc pode me ajudar no seguinte – quando eu exporto minhas imagens e mando ao meu cliente tenho reclamações que ela esta fosca e perde o brilho…
    O que devo fazer para melhorar a qualidade imagem e o brilho da mesma..

    Grato

    EDMILSON BARBOSA

  7. hELBERT
    bOA tARDE
    Legal seus ensinamentos. Vc pode me ajudar no seguinte – quando eu exporto minhas imagens e mando ao meu cliente tenho reclamações que ela esta fosca e perde o brilho…
    O que devo fazer para melhorar a qualidade imagem e o brilho da mesma..

    Grato

    EDMILSON BARBOSA

  8. Ao exportar a imagem mande para seus clientes em cores RGB, Sombras e efeitos converte para 300 BPI em Bitmap, exporte a imagem em PNG se for em JPEG ao exportar coloque as cores ao abrir a caixa – Cor RGB (24 bitis)e o restante deixe do mesmo modo.

  9. Relbert, fiz um cartão em corel com o efeito AUMENTAR BRILHO, mas para dar saída para gráfica, em PDF em alta ou outros as cores mudam completamente. Existe alguma forma de conseguir ficar com as cores que fiz a saída para saída CMYK?

    Obrigada
    Márcia

  10. Valew brow, gostei muito..

    Parabens pela sua inteligencia e humildade, pois tem muita gente q nao sabe fazer @#¥€ nenhuma e fica se achando!!! =D

  11. Estou com um problema,vou mexer em uma imagem,que parece ter sido feito com lente,tem um degrade de verde e branco,ai fica branco do lado esquerdo e direito da imagem,so q a parte branca, fica como se não existisse,nao consigo selecionar ele,oq faço

  12. Amigo, seu site é ótimo, fiz conforme vc falou acima á respeito das lentes, quando aplico a lente olho de peixe em cima de um objeto fica ótimo, só que fica aparecendo um contorno bem clarinho nos lados da lente, j[a tirei o contorno do retangulo, o que posso fazer para não aparecer esse contorno? já exportei em png, jpg e não deu certo….o que posso fazer, desde já muito obrigado pela força
    Kazuza

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here