Como instalar fontes para seus trabalhos no CorelDRAW

57
856
 Bem vindos a mais um tutorial, hoje você vai aprender como instalar diversas fontes para utiliza-las no CorelDRAW e em outros programas como Adobe Photoshop, Word, Excel e etc. Para os iniciantes essa parte é muito importante e faz toda a diferença em cada arte criada.
Temos duas opções de instalar as fontes, a primeira é instalar pelo sistema operacional do Windows e a segunda é instalar pelo CorelDRAW usando Bitstream Font Navigator, um programa que a própria empresa Corel disponibiliza quando se instala o pacote completo.
Para quem utiliza o corel draw a melhor coisa é utilizar o Bitstream Font Navigator. Por quê? Porque não se deve instalar muitas fontes em seu sistema para não ter problemas. A Corel pensando nisso, para que não haja travamentos ao utilizar este programa ele faz uma imagem de suas fontes salvas em seu computador, isso quer dizer que você não precisa instalar 10.000 mil fontes e sim visualizar as 10.00 mil fontes. Ao visualizar todas elas, você pode escolher uma a uma e instalar somente a que vai lhe atender em sua criação.
Vamos ver como funciona essas duas maneiras de instalar as fontes?
1 – A primeira vou mostrar pelo Sistema Operacional do Windows. Recomendo que instale de 100 a 400 fontes. Lembre se, quanto mais fontes instaladas maiores o risco de haver problemas.
instalarfontes00

 Menu iniciar, na barra lateral procure por Painel de Controle. Ao abrir a página é só procurar pela pasta FONTE.

 instalarfontes01
Agora é só você COPIAR E COLAR as fontes que baixou na internet ou as que você contém em um cd, dvd para dentro desta pasta. (Pasta Fontes)

instalarfontes02

Baixe as fontes disponíveis para download aqui no próprio blog, basta clicar nos nomes em laranja e você será redirecionado a página.  Fontes Grátis para Download.
2 – A segunda vou mostrar pelo Bitstream Font Navigator, em minha opinião é a melhor que tem, porque facilita nas criações e assim posso ver todas elas em um só lugar e instalar apenas há que vou trabalhar, sem sobrecarregar o meu programa e o computador, deixando mais leve e rápido.
Então vamos ver como funciona? É quase o mesmo processo, mas temos que ir à pasta onde se em contra o programa CorelDRAW que esta instalado em seu computador. Para isso vamos em Menu inicial, Todos os Programas, CorelDRAW Graphics Suite 12, X3, X4, X5 ou X6. A versão que você tem instalada. Veja nas imagens a seguir.
 instalarfontes03
Ao abrir o Bitstream Font Navigator, tudo fica mais fácil e divertido. Recomendo que não instale fontes com o programa corel ou ate mesmo outros programas aberto. Arquivo – Localizar fontes…

instalarfontes04
Agora vamos procurar onde esta salva suas fontes dentro de seu computador. Para isso você deve marcar a uid. (C): ou (D): no meu caso está salva na unidade (D): então marque onde você deixou todas elas salvas. Caso não saiba marque a opção (C):
instalarfontes06
instalarfontes07
Espero que este tutorial ajude, pois é muito importante trabalhar com as fontes, são elas que valorizam cada trabalho realizado.
Não acaba por aqui meus visitantes rsrsrs, foi pensando nos iniciantes que resolvi fazer 2 vídeos para facilitar mais ainda na instalação. Então se ficou confuso em alguma parte do tutorial veja os vídeos e faça com que seus trabalhos fiquem mais atraentes com belas escritas.
Primeiro vídeo sobre a instalação de fontes no sistema operacional do Windows. 

 Segundo vídeo sobre a instalação de fontes pelo Bitstream Font Navigator.


O que achou deste tutorial? Ajudou-lhe? Espero que tenha ajudado a todos os visitantes. Conto com cada um de vocês para me ajudar e compartilhar, deixando suas opiniões suas dicas e dúvidas, farei sempre o melhor para que você possa realizar seus trabalhos com facilidade.
Arte no Corel sempre compartilhando o melhor para você.

57 COMENTÁRIOS

  1. Oi, vim rapidinho agradecer a visita em meu blog ,eu não entendo muito de Corel , só básico mesmo , e o que eu sei aprendi com você , Obrigada pela compartilhação de arquivos, de ideias e tutoriais. O Corel é bem tranquilo e divertido , e graças a você eu aprendo cada dia mais. Beijo grande e obrigada por tudo , por tudo mesmo. =)

  2. Olá Mestre, instalei o corel x6 na minha máquina, ao abrir meus documentos em corel, as fontes se alteram e não tenho a possibilidade de alterar para instalação com o bistream, isto é, antes com o x4 instalado, eu abria o documento do corel e o bistream já fazia o serviço de instalação das fontes, e agora ele não está me dando a possibilidade, como faço para os 2 trabalharem em conjunto automaticamente???

  3. Temos que olhar tudo com calma e refazer os passos, Compare um com o outro seu x4 com x6 veja se o Bitstream Font Navigator reconhece tanto em um quanto no outro.
    1 – Instalar o corel X6 completo, essa versão do corel x6 ainda tem muito que arrumar, realmente às vezes tem estes problemas e por aqui ando tendo alguns, mas nada que me atrapalhe. Amigo tente abrir seu Bitstream Font Navigator visualizar a fonte e ao escolher uma, instale logo depois abra seu X6 e procure pela fonte que você instalou para ver se não teve erro. Normalmente instalar fonte com o Bitstream Font Navigator com o corel draw aberto não recomendo, é aonde vêm os erros de instalação. Quando abrir seu Bitstream Font Navigator, mande procurar todas as suas fontes em seu HD, assim ele reconhecera onde elas estão salvas.
    2 – Tente desinstalar e instalar ele por completo, fiz alguns testes por aqui e aparentemente esta tudo certo, trabalhei o dia todo com os 2 aberto para ver se algo dava errado.
    Como não sei exatamente como ocorre o tipo de erro não posso lhe afirmar o que foi dito possa da certo, mas temos que tentar de tudo. Espero que alguma dessas dicas possa resolver, caso continuar dando erro me avise. Abraço Relbert

  4. Olá,
    Quando abro um arquivo em que tenho a fonte no catálogo Bitstream Font Navigator mas nesse momento está desinstalada o programa Corel vai escolher a 1º opção – Instalar fontes do catálogo Bitstream font navigator – No meu caso está a cinza e não deixa selecionar.
    Agora tenho o Corel X6 e o sistema operativo Windows 7 professional a 32 bits.
    Antes tinha o Corel 12 e o sistema operativo Windows XP professional – Aqui funcionava. Aguardo o seu comentário. Obrigado

  5. Não entendi sua pergunta. O programa Bitstream ele apenas reconhece e encontra onde estão suas fontes no computador, então por ele você consegue localizar todas e instalar a que deseja. Me retorne com mais detalhes para que eu possa ajudar.

  6. Eu tenho um cd com 40.000 fontes e nunca sei qdo vou usar e gostaria de instalar no bistream font navigator, como fontes disponiveis para uso e não instaladas, pois fiz isso uma vez e precisei formatar depois o computador de tão lento.
    è possivel fazer essa instalação, sem pesar a máquina ???
    Como se faz isso ???
    Obrigado

  7. Então Rogério isso aconteceu porque instalou tudo de uma vez e não podemos fazer isso porque com certeza a maquina fica lenta e travamentos, no caso do bistream font navigator é para procurar as fontes que não instalou e estão guardas no HD, e deve instalar com ele apenas a que vai utilizar na arte. Nunca instale muitas fontes em seu computador procure instalar sempre as que atende seus clientes e só instale pelo bistream font navigator quando precisar, assim você pode visualizar o modelo da escrita para a arte e instala-la. Qualquer outra dúvida me retorne para que eu possa lhe ajudar.

  8. fala Relbert meu amigo boa noite, tenho o corel draw e outros programas no meu pc,não sei o que fiz pois quando clico na area de trabalho, para entra no corel, vem uma mensagem de erro fatal e ai não abre de jeito nemhum vc pode me ajudar, obrigado

  9. Caríssimo, boa noite.
    Tem como não aparecer na lista de fontes do Corel X6 aquelas fontes do sistema do Windows 8 – acredito que seja do SO pois nunca instalei, aparecem em cinza na janela de fontes e têm nome esquisito.
    Deixei de usar o Bistream Font Navigator pois toda vez provocava uma “lenha” nas fontes instaladas, será que agora no X6 está funcionando melhor? Alguma reclamação com relação a isso?

  10. Obrigada!!! Demorei dois minutos para ler a sua dica e dois minutos para instalar a fonte Lato Black a partir do bitstream!! Acho que foi a resposta mais rápida que já consegui pesquisando no google, obrigada mesmo!
    ; )

  11. Até o Corel X6 eu tinha problemas ao usar o Font Navigator. Alteravam-se as fontes do sistema. Após comprar o X7, ainda não testei, fiquei com receio de provocar o mesmo problema então optei por outro gerenciador de fontes. Mas ainda acho que o Font Navigator seria uma opção melhor por ser mais leve e ser parte integrante do pacote.

  12. BOM DIA, TRABALHO COM X7 E DO NADA AS FONTES DELE NÃO TROCA, FICA DIRETO NA ARIAL NORMAL, QUANDO VOU TROCAR DE FONT ELE VOLTA PRA ARIAL, TEM ALGUMA FERRAMENTA QUE TROCA ISSO? SE PUDER ME AJUDAR DESDE JÁ AGRADEÇO, OBRIGADO!

  13. Deixei de usar o Bitstream Font Navigator porque causou algumas anomalias nas fonte do meu SO passando a usar o FontExpert. Contudo considero BsFN o aplicativo mais prático para gerenciamento de fontes. Agora no Win10 vou tentar usá-lo novamente e observar para ver como se comporta. Se tudo correr bem, é o meu predileto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here