Como criar um cartão de visita no CorelDRAW

42
33

O Corel Draw é um dos programas que ajuda muito quando falamos em criações, tem a facilidade de adaptação de objetos e a simplicidade de sobreposição de vários elementos. Neste tutorial vou explicar todo o procedimento de como criar seu cartão de visita e irei disponibilizar para download um gabarito padrão para você inserir o seu próprio modelo, assim tendo base deste gabarito para todos os outros que criar. Este gabarito que vou liberar é um modelo mais comum que é o cartão de visita 91mm x 51mm.

O gabarito que você vai adquirir para colocar o seu cartão de visita dentro das medidas 91mm x 51mm é este. Lembrando que há vários outros padrões de medidas e formatos, este é apenas um deles. Mas nada lhe impede de fazer em outros tamanhos. Veja a imagem.
 cartao_de_visita-0
Ao abrir o arquivo siga as instruções para colocar o seu modelo no padrão.
Para baixar o GABARITO clique AQUI
 

Criando meu próprio cartão de visita no CorelDRAW.

 No tutorial irei mostrar como criar um modelo de cartão de visita bem simples, cabe a você se empenhar e dedicar em sua criação para obter um resultado satisfatório. Criar um cartão de visita para impressão devemos trabalhar com as cores CMYK. Mas adiante você vai saber como adicionar a paleta de cores.
Primeiro Passo: Abra seu corel 11, 12, X3 ou X6. Vamos abrir um novo documento (folha em branco)logo em seguida vamos definir o tamanho do cartão de visita que vai ser 91mm x 51mm.  Sempre utilizo este padrão, veja a imagem a seguir.
cartao_de_visita-2
Segundo passo: Clique 2 vezes na ferramenta Retângulo ao fazer isso, forma um retângulo na pagina do corel draw e nas medidas  91mm x 51mm. Ficando assim:
 cartao_de_visita-4
Terceiro passo: Agora vamos preencher o retângulo de uma cor, neste exemplo vou colocar a cor preta, mas você tem a total liberdade de fazer de sua preferência. Para saber como preencher de uma cor o objeto (retângulo) lhe aconselho a ler este artigo (Paletas RGB ou CMYK). Então deve ficar assim.

cartao_de_visita-5

Ao preencher com uma cor, você deve retirar o contorno que esta em volta do retângulo, clicando neste ícone com o botão direito do mouse. Este ícone você encontra em sua paleta de cores.

Quarto passo: Vamos trabalhar com texto, devemos clicar neste ícone e ao clicar automaticamente o ícone mudara, basta clicar em qualquer lugar na pagina e escrever todas as informações. Ficando assim.
 cartao_de_visita-8
Quinto passo: É hora de organizar os texto e mudar as fontes. Para separar o texto e colocar nas posições que gostaria devemos quebrar todo o texto escrito, para isso deixe seu texto selecionado com a ferramenta de seleção e vai em Organizar  – Separar texto artístico (Ctrl+K), ao separar você deve colocar em cima do retângulo as escritas e ir mudando de cor o que desejar. Ficando assim
 cartao_de_visita-10
 Para alterar a fonte você deve selecionar seu texto ou a palavra, em seguida o menu superior do corel mudará, sendo assim você pode estar alterando o modelos de escritas  (fontes). Veja a imagem:
 cartao_de_visita-11
Para colorir apenas a letra que deseja, você deve selecionar a palavra e fazer o mesmo procedimento que é quebrar. Vá em OrganizarSeparar texto artístico Ctrl+K.
Sexto passo: O sexto passo é como preencher objetos e fontes de uma cor, Para saber passo a passo leia este artigo (Tutorial básico de como adicionar e utilizar as cores).
Sétimo passo: Depois de ter criado seu cartão de visita como eu criei o meu, devemos colocar no GABARITOpara respeitar as normas que qualquer gráfica pede.
Selecione todo o seu modelo criado com a ferramenta de seleção e vamos agrupar tudo. Vá em OrganizarAgrupar (Ctrl+G) e logo em seguida vamos copiar toda a arte criada em EditarCopiar (Ctrl+C).
Feito isso abra seu gabarito que baixou aqui no blog Arte no Corel e vá em Editar – Colar (Ctrl+V).
Caso não apareça na folha do gabarito é só você apertar a letra P para centralizar o seu cartão de visita na pagina. Siga todas as descrições que estão no gabarito assim você não terá nenhum problema ao mandar rodar seu arquivo.
Oitavo Passo: Cartão 4×0 – 4×1 e 4×4 o que é isso? Isso são medidas? Ou Cores? Como devo fazer no meu cartão de visita? Caso não saiba o que significa 4×0 – 4×1 e 4×4 e gostaria de saber todo o processo, veja o tutorial clicando AQUI.
Nono e Ultimo Passo: Para enviar seu cartão de visita, tem todo um processo para realizar antes de enviar a gráfica, Depois que você colocou no gabarito e seguiu todas as regras é hora do fechamento do arquivo. Para saber como enviar para a gráfica veja este tutorial completo de fechamento de arquivo para impressão e envio para gráficas clicando AQUI.
Espero ter ajudado na criação de seu cartão de visita, este foi um modelo bem simples de como você deve começar o seu. Agora a criatividade é com você. Este tutorial lhe ajudou? Tirou algumas dúvidas? Comente e compartilhe com a gente.
cartao cartãodevisita
Meu modelo ficou assim e o seu? Envie sua imagem pelo menu contato e eu irei publicar no facebook para mostrar a todos a sua arte realizada pelo tutorial Arte no Corel.
Arte no Corel compartilhando o melhor para você 

42 COMENTÁRIOS

  1. Adorei seu site. Está me ajudando muito.

    Só uma ajuda, em questão de Cartao de Visita quando vou imprimir frente e verso ele não sai dentro do quadrado, percebo que ao imprimir a parte branca direita que sobra da folha é maior que a parte esquerda então quando viro a folha para imprimir isso inverte, saindo fora frente e verso.

    Agradeço desde já.

  2. Olá MyTho, qual papel você esta usando? São aquelas folhas da Print Label? Tenho que saber com mais detalhe… Sobre a impressão você tem que configurar, imprimir, layout – você pode ajustar a página ou estar personalizando com as medidas. Faça os teste em rascunhos.

  3. Marcos quais arquivos dão erro? me fale para que eu possa arrumar. Por aqui esta tudo certo eu baixei alguns e estão certos. Lembrando que deve colocar a senha correta se não da erro mesmo e você não consegue extrair nada. Abraço Relbert

  4. Ao imprimir vá em Opções de pré-impressões Ctrl+M coloquei no centro da página. Logo depois fui em Assistente de configuração frente e verso. Aqui deu certo frente e verso. Caso não consiga me avise farei um vídeo explicando sobre isso e farei o que puder para lhe ajudar.

  5. gosto muito dessa area de designer grafico, mais naum sabia muito a respeito.
    tinha o corel mais num sabia usar direito, Graças a galerinha do arte do corel..
    consigo expor minhas ideias, e de um quebra cabeça o corel ficou bem mais acessivel’

    abraÇ
    Reney Souza

  6. Já respondi essa pergunta em outra postagem e repito para você.
    Então vamos lá, você deve levar em considerações o tipo da criação, a tinta e as possibilidades de acabamentos em um cartão de visita. Não existe um papel certo para fazer o cartão de visita pois existe o que atende o cliente e neste caso você tem que verificar qual vai atende-lo pois temos várias gramas de papeis ex: • PAPEL 180g • RECICLATO 250g • COUCHÊ FOSCO E VERNIZ LOCALIZADO 300g e por ai vai… Temos diversos outros tipos sem contar que hoje em dia são milhares de papeis que podemos escolher. Sempre é bom ver em uma gráfica de sua preferência e de boa qualidade olhar com o pessoal, quais os materiais utilizados como as gramatura usado na fabricação dos cartões, assim você pode tá explicando para seu cliente e estar realizando o serviço que vai atendê-lo. Espero que lhe ajude, qualquer dúvida me retorne. Abraço Relbert

  7. Muito bom cara, parabéns tu é muito bom msm!!
    Eu quero dicas pq eu sei usar praticamente todas as ferramentas do corel v12, o problema é que todas as montagens que eu faço ficam com um aspecto de amador, e isso me chateia muito! Por exemplo essa ultima imagem do poste, onde o cartão esta com efeito 3d, dando a entender que é uma pilha de cartões, eu não consigo fazer com tanta perfeição nem 50%. Você poderia me indicar matéria tuas ou me dar dicas pra eu aprender um pouco sobre isso? Obg pela atenção!

  8. Olá Ismael, obrigado pelo contato. Bom para fazer isso no corel draw temos realmente que ter algumas ideias para fazer, podemos fazer algumas em corel e outras são chamadas de mockup psd, são arquivos que monta o 3D de uma arte criada no corel dando este efeito bacana. Tente procurar por mockup na internet para fazer suas montagens ok. Qualquer duvida me retorne.

  9. ola ! stou precisando de uma ajudinha …. adoro seu site, acho maravilhoso seu trabalho de ajudar o próximo!!!Até fiz um curso de corel mais não aprendi a fazer….. sabe aquelas frames redondas toda de meia lua como se fossem conchinhas , babadinhos nao sei como lhe explicar .

    de qq forma obrigada!

    Alessandra

  10. ótima dica, realmente o Relbert está de parabéns pelas dicas, super recomendado à todos que querem saber um pouco mais de Corel,fica aqui o meu agradecimento e a minha admiração pelo site, continue assim,VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Ótimo tutorial, me ajudou bastante!
    Precisei fazer um modelo de cartão de visita na primeira aula de Direção de Arte da faculdade, justamente no Corel. Se tivesse visto antes não tinha apanhado tanto hehe

    Abraços!

  12. Boa tarde, entrei hoje aqui e vejo muita coisa interessante, pois não sei nada de corel e estou querendo apreender, pois quero trabalhar com lembranças personalizadas, cartões visitas quero apreender, se estiver ao seu alcance me de uma ajuda.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here