Desenhando de forma correta para fazer um adesivo no CorelDRAW

38
364

No tutorial de hoje vou lhe orientar como deverá desenhar da maneira correta para fazer um adesivo. Mostrarei a forma certa para que uma plotter de recorte possa cortar seu vetor, tudo pelo CorelDRAW. Mas antes de tudo, recomendo ler O que é desenho vetorial.


Nos tutoriais aqui do blog sempre estou ensinando a trabalhar com as ferramentas do CorelDRAW, mas hoje veremos um outro assunto que é importante para quem precisa fazer diversos adesivos.


A primeira coisa que devemos fazer é trabalhar com os vetores certos, quando falo certo, falo que seu objeto tem que estar de maneira correta para um recorte, seja em uma plotter ou em recorte a laser.  Vamos ver um exemplo de um desenho certo para recorte e outro da maneira errada.



Neste exemplo quero mostrar a maneira que as linhas estão, e também a maneira correta como devem estar. Observe, onde começa a linha, ela termina assim eu tenho todo um preenchimento do objeto. Imagine um quadrado, retângulo um circulo, são formas fechadas e é dessa maneira que demos trabalhar, de forma fechada. Na forma errada tem linhas sobre linhas, dificultando qualquer recorte eletrônico, podendo até estragar a maquina da empresa caso o operário tente corta-ló como está.


A maneira errada que citei neste exemplo, você pode aproveitar sim, mas neste caso ele servirá para impressões digitais, monitores e mídia.


Aqui no blog procuro sempre disponibilizar vetores de forma correta, para que você possa fazer seus adesivos sem ter que ficar arrumando as linhas para fazer seu recorte.

No blog Arte no Corel você encontra outro tutorial de como vetorizar, explicando o que é vetorização e a forma de como separar seu desenho para fazer um recorte. Veja o outro tutorial clicando AQUI.


Você já observou isso em seus desenhos no CorelDRAW? Colocam em aramando para ver as linhas? Está vetorizando de forma correta? Ficam as perguntas.

Lembre se de toda vez que começar uma vetorização ou uma criação, tente ao máximo faze ló correto, com isso você poderá fazer recortes em plotter, desenhos na Silhouette Cameo,  Silk screen, impressões a laser e outros.


Próximos tutoriais irei falar mais sobre estes procedimentos. Caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário para que possa lhe ajudar.


Arte no Corel compartilhando o melhor para você. 

38 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, sou iniciante no corel, fui ver pra fazer uma tela de silk screen, mas o cara falou que tinha de ser feito no corel, daí minha procura pelo corel, como faço pra montar um fotolito pra fazer o silk?

  2. Opa, essa eu repondo. Se é realmente fotolito que será feito, tem que tirar umas dúvidas com a empresa que irá fazer o silk. Uma é sobre a tela de silkagem, se é de grande ou pequena abertura (fina ou grossa). sabendo disto, para quem for fazer o fotolito terá que passar estas informações. Mas, tem uma excessão, eu faço fotolito na empresa que trabalho, geralmente as empresas que solicitam o fotolito eles pedem abertura de 50 pontos (50 lpi – Linhas por polegadas), e são pontos redondos, para serigrafia. E ao tirar o fotolito pede para não inverter, o fotolito tem que sair da forma que ler corretamente, e não inverso. Mas isso é por conta de quem faz fotolito a sua arte pode fazer normalmente, só tome cuidado com efeitos, peças gráficas muito efeito costuma noa ficar legal. Antes de executar a impressão de serigrafia peça a eles alguns modelos ou “peça piloto”, já feitos por eles. qualquer coisa estamos ai.

  3. Ola tudo Bem, estou querendo fazer uns adesivos pra vender aqui em minha cidade e o rapaz da grafica me disse que para o adesivo sair recortado no formato do mesmo tenho que colocar uma borda. sendo que nao sei como fazer essa borda pra ficar no formato do desenho que quero, voce teria como tirar essa minha duvida. Desde ja Grato.

  4. Para criar essa borda utilizamos a ferramenta contorno do Corel, seu desenho tem que estar todo em linhas e não imagem.

    Se for vetor (desenho em linhas) – É só agrupar seu desenho e ir à ferramenta contorno e escolher o espaçamento do contorno com o desenho.

    Se for imagem é um pouco complicado te explicar por aqui, mas você terá de fazer um Powclip e depois colocar um contorno por fora.

    Esse tipo de recorte em volta do desenho que está querendo é muito utilizado nas maquinas de plotter de recortes com sensor Silhouette SD, ou as plotter com sensor Roland.

    Caso não saiba fazer, contrate um profissional desta área para realizar suas artes. Qualquer dúvida ou orçamento entre em contato comigo por e-mail.
    Abraço Relbert

  5. ola !! sou novato aqui no site ..

    como que faco pra fazer o contorno do desenho pra nw sair quadrado nas pontas ?

    na parte da ferramenta nw estou achando o contorno ,,,o que devo fazer ??

  6. Boa noite amigo
    Muito bom seu site !!! Estou aprendendo muita coisa com vc !!!
    Gostaria da sua ajuda na parte do plotter de corta
    Eu nw estou conseguindo corta no tamanho que eu quero …. Só corta no tamanho de uma folha A4
    O que deve fazer !!!!???
    Será que me pode me ensinar passo a posso por favor !!

  7. Amigo as plotter tem que estar configuradas com o programa dela de recorte ou pelo Corel Draw, tente remover seu soft e instalar ele de novo, são milhões de coisas que podem ser então não sei lhe falar o certo o que é pois teria que estar ai para fazer os testes.

    OBS: os programas da plotter tem um campo onde configuramos a folha é a (Boca da maquina) onde colocamos o vinil, neste campo que é o segredo de tudo – Sempre utilize a largura pelo comprimento EX: 60 x 3000 no corel ou 1200 x 1900 no programa de recorte.

  8. Amigo gostaria de saber como faço para vetorizar uma imagem no tamanho real para fazer adesivos de parede exemplo baixo a imagem escolhida ,vetorizo ela mas não consigo deixar no tamanho real que gostaria que ficasse o vetor perde a qualidade quando vou enviar para plotter ela sai pequena,sera que pode me ajudar,abraço.

  9. Olá Carros, obrigado pelo contato.
    Bom tem vários procedimentos a fazer,
    1 – pegar uma imagem para a vetorização
    2 – Redesenhar todo o desenho no corel
    3 – Deixando o desenho todo em linhas
    4 – Redimensionando o desenho em linhas para qualquer tamanho.
    4 – Encaminhar somente o desenho em linhas para a impressão (colorido – impressão, Recorte em plotter – só em linhas).

    Sempre que trabalhamos com plotter nunca é bom enviar imagem de baixa qualidade para impressão já trabalhando com vetores já podemos colocar em qualquer tamanho sem perder qualidade.

    Farei um vídeo explicando o procedimento de vetorização e impressão em plotter de recorte, vejo que bastante gente tem dificuldade neste procedimento ao comprar principalmente a plotter silhouette brasil.

    • Cara agradeco pela atencao so nao entendi porque saiu na post carros tunnky ou mais ou menos isso, valeu tenho muitas duvidas sobre esse assunto aguardo o video ele talvez possa me ajudar muito,otimo site parabens

  10. Olá, tenho uma plotter da Rolland, Foison… ela tem sonsor laser… mas não consigo faze-lo funcionar utilizando o Corel… Como eu faço? Quero recortar imagens impressas.

    Obrigada!

    Claudia

    • Claudia,
      Você já instalou o programa de instalação que vem em um CD?
      Eu particularmente nunca trabalhei com maquinas assim mas sei e já vi como
      funciona que ao instalar esse plug ele fica na opção macro se não me engano
      ou ele cria outra barra de comando que ao colocar o desenho você terá de
      fazer uma borda onde irá fazer uma marcação nos quatro canto e ai é mandar
      fazer a leitura e o corte.

      Não deve ser difícil veja se consegue encontrar no Youtube algo assim.
      Qualquer coisa me retorne, forte abraço.

  11. TENHO UMA MAQUINA ROLAND GX 24 USO O COREL X6 PRA FAZER NOMES MAS NA HORA DE CORTAR A MAQUINA FAZ CORTES IMPERFEITOS E MAL ACABADOS JÁ TROQUEI A AGULHA VARIAS VEZES MAS NÃO ADIANTA PRINCIPALMENTE COM NOMES MENORES! VOCE PODE ME AJUDAR?

  12. Bom dia, amigo! Gostaria de saber se é possível utilizar uma plotter de recorte para fazer recortes em papel de seda, pois gosto de fazer pipas por hobby e, se for possível, penso adquirir uma pra mim. Se for possível.

    • No formato retângulo mesmo ou no próprio formato da arte. No caso de adesivos grandes é sempre bom usar um soprador térmico pra fazer as voltas, mas isso depende muito do adesivo e onde está sendo aplicado.

  13. Quando dou o comendo para imprimir, na tela de propriedades da impressora aparece que está imprimindo mas na verdade nada acontece. As vezes também dá erro. O que poderá estar acontecendo?
    Grado pela ajuda!!

    • Veja se sua arte está no centro ou dentro da folha no corel draw.
      Você pode selecionar toda sua arte e ao mandar imprimir seleciona a opção “selecão”
      Antes de mandar imprimir veja na opção de visualização para garantir o que vai ser impresso.
      Qualquer dúvida me retorna, forte abraço.

  14. Jboni me adiciona no Facebbok, desculpa mesmo só hoje estou tendo tempo de responder a todos, se não consegui resolver talvez eu consiga lhe ajudar. Tem certas fontes que não corta e se tiver com muitos detalhes ai piora é tudo. Não pode cortar com menos de 1 mm porque pode até estragar a agulha…

  15. Boa tarde Relbert! Algumas imagens nesse link estão faltando. Gostaria de ter acesso porque essa é justamente a minha dúvida. Também quero parabenizá-lo pelo qualidade do seu trabalho aqui nesse blog, me ajudou muito. Beijos!

  16. Amigo, tenho uma Roland CX 24 Sensor. Muito boa, gostaria de saber se posso pegar um vinil impresso em outra máquina e recortar as impressôes com borda nessa Roland.

  17. Olá, tenho uma maquina de recorte do modelo Graphitec CE6000-60 e usava ela no corel x7, hoje tive a surpresa quando cheguei ao trabalho, o x7 expirou.
    Alguem sabe como faço para usar ela no x8?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here