Colocando Marcas de Corte nas Impressões

53
338
Hoje você vai aprender a colocar marcas de cortes para que possa fazer cortes precisos sem ter que adivinhar ou colocar bordas para fazer os cortes. Geralmente se usa muito em gráficas, eles colocam essas marcas de corte ou marcas de registro para facilitar quando temos que fazer todo o recorte em casa ou na nossa empresa. Para você que trabalha em casa diariamente imprimindo várias etiquetas em folhas A4 ou A3 ao fazer a impressão, é sempre bom coloca-las para obter bons recortes e acabamentos. O próprio CorelDRAW faz tudo para você, então vamos ao tutorial. Duas coisas importantes antes de colocar as marcas de corte, é deixar todo seu arquivo pronto em cores cmyk e agrupado, o outro é deixar a folha branca do corel draw no mesmo tamanho de sua arte e centralizado na página.

 Depois disso tudo fica fácil e você acompanha agora todo o procedimento. Sua arte deve ficar assim, como mostro a seguir;

marcaderegistro1

Observe que personalizei o tamanho da página no corel colocando do mesmo tamanho que a arte, depois disso é só centralizar toda sua arte clicando a letra (P) de seu teclado. Este modelo que criei é só uma base para demonstrar como imprimir várias cópias com as marcações de corte. Este procedimento pode ser utilizado para qualquer tipo de impressão. Bom, é hora de imprimir nosso arquivo então vamos lá.

marcaderegistro2

Vamos em ARQUIVOIMPRIMIR se preferir é só clicar Ctrl+P para que apareça outra tela para as configurações.

marcaderegistro3
Escolha sua impressora e deixe o restante como está e logo em seguida visualize a página.  Veja a seguir.
marcaderegistro4
Reparem na lateral, eles fazem todo o trabalha. Você deve clicar no segundo ícone Ferramenta layout de imposição. Veja a seguir
marcaderegistro5
Veja que ao clicar em Ferramenta layout de imposição repare na barra de ferramentas que abre logo acima da régua onde marquei com o numero dois. Onde eu marquei como numero dois é onde vamos aumentar o número de cópias, mas lembre-se o tamanho da página para impressão deverá ser maior do que o tamanho do material a ser impresso, para que seja possível imprimir as marcas de corte. Ficando assim.

marcaderegistro6

Veja que tenho espaço para colocar minhas marcas de corte, então você deve clicar como mostro a seguir.
marcaderegistro7
Ao clicar em Ferramenta Posição das marcas como mostro clicando no numero três da imagem a barra de ferramentas vai mudar novamente então é só escolher os itens que aparecem, no meu caso eu cliquei em imprimir marcas de corte, onde esta indicada pela seta.
No número quatro que mostro acima aparecem 06 ícones onde você pode alterar conforme precisar. Veja mais ampliado.
marcaderegistro8
1 – Imprimir informações do arquivo
2 – Imprimir números de páginas
3 – Imprimir marcas de corte
4 – Imprimir marcas de registro
5 – Barra de calibragem de cores
6 – Escalas de densitômetro

Agora é só mandar imprimir para que as marcas de corte saia na impressão, facilitando sua vida nos recortes. Nada como aplicar uma marcação que não resolva nossos problemas.

Veja um exemplo das marcações.
marcasdecortes
Agora ficou mais fácil? Ou ainda tem alguma dúvida… Deixe seu comentário me dizendo se foi útil ou não o tutorial. Farei sempre o possível para você aprender e se aperfeiçoar ainda mais no programa.
Agradeço nosso amigo e visitante Anderson DigiFoto do Facebook, por sempre estar em contato interagindo e dando ideias de postagem, com isso eu aprendo mais  e compartilho para todos os amigos e visitantes.
Arte no Corel compartilhando o melhor para você  

 

53 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado Eder, também já passei, já realizei muitos serviços colocando marcações a mão rsrsrs mas é aquilo só se aprende persistindo e hoje compartilho o que aprendi na prática. Obrigado pela participação – Relbert

  2. Para colocar o espaçamento exato entre as imagens assim que colocar as marcas de cortes vai em Ferramenta layout de imposição ao clicar neste ícone observe que a tela fica cinza e aparece umas tesouras, clique nelas e ao clicar primeiro em vertical as linhas vão ficar vermelhas então o menu superior vai mudar que é onde você muda o espaço nos ícones;

    1 – Espaçamento automático entre colunas
    2 – Espaços entre colunas/fileiras iguais

    Assim é feito tanto vertical como horizontal colocando as medidas que deseja.

  3. Olá amigo bom dia, parabéns pelos tutoriais que tem com certeza ajudado a muita gente assim como eu que sou um aprendiz de CORELDRAW.
    Tenho certeza que vc será recompensado por isso da parte de Deus, afinal quem ajuda, um dia será ajudado.
    Boa Sorte!

  4. Olá ADM:Baixar Livre, você deve levar em considerações o tipo da criação, a tinta e as possibilidades de acabamentos em um cartão de visita, não existe um papel certo para fazer o cartão de visita pois existe o que atende o cliente e neste caso você tem que verificar qual vai atende-lo pois temos várias gramas de papeis ex:

    · PAPEL 180g
    · RECICLATO 250g
    · COUCHÊ FOSCO E VERNIZ LOCALIZADO 300g e etc…

    E diversos outros tipos sem contar que hoje em dia são milhares de papeis que podemos escolher. Sempre é bom ver em uma gráfica de sua preferência e de boa qualidade vere quais os materiais utilizados como as gramatura usado na fabricação dos cartões, assim você pode tá explicando para seu cliente e estar realizando o serviço que vai atendê-lo.

    Espero que lhe ajude, qualquer dúvida me retorne. Abraço Relbert

  5. Obrigada pelas dicas! Foi o melhor tutorial que encontrei, porém como preciso salvar o arquivo para imprimir na gráfica posteriormente, não estou conseguindo configurar nesta pagina de visualização de impressão para imprimir em pdf. Só salva o arquivo base, ou seja 1 unidade e não ele distribuído na folha como preciso. Ressalto que consegui fazer todo o processo e visualizar a pagina corretamente mas não consigo salvar ou imprimir em pdf a partir daí. Alguma dica? Desde já agradeço sua atenção.

  6. Também estou quebrando a cabeça, pois queria “imprimir” esse arquivo com as imposições e as marcas de corte para um arquivo em pdf, mas quando clico em imprimir não aparece como opção. Relbert, alguma ideia de como consigo isso? Obrigada! Adriana.

  7. Seguindo o tutorial direitinho você consegue tranquilamente só um detalhe muito importante são as marcas de corte não podem passar da margem de segurança da impressora tem que colocar onde apareçam na folha com as imagens ai sim pode mandar imprimir que da certinho. Faça um teste apenas com um modelo colocando as marcas de corte para ver se sai na impressão.

    Este procedimento é apenas na hora da impressão não da para salvar arquivos com marcas de cortes.

  8. Boa noite Helbert… Sou usuária para fins pessoais somente e sei mto pouco do Corel… O que voce descreveu eu já tinha descoberto, porém o que não consigo de jeito nenhum é após a visualização de impressão e a colocação das marcas de corte, sangria, etc, etc, naquela tela (visualização de impressão) não consigo mais salvar em PDF. A gráfica que fará a impressão só aceita em PDF e com todas as marcas… Faço oque? Existe maneira de colocar tudo isso na tela da arte? Ou na tela de visualização tem como salvar??? Estou apelando para voces, “Gênios” da arte em corel, ok??? Grata desde já, abços, Ka

  9. Olha não tem como você salvar o arquivo em PDF com as marcas de corte não, elas só vão aparecer na hora que a gráfica imprimir. Na hora da impressão lá é a hora que eles colocam as marcas para você cortar certinho. No caso de envio para a gráfica você deverá enviar somente um modelo e especificar a quantidade de copias, exemplo… tantas folha cabe 20 modelos que enviou, então eles imprime os 20 modelos em uma folha e com as marcas de corte. Se tiver dúvidas me retorne ^^ Forte abraço Relbert

  10. Boa tarde, alguem poderia me ajudar? trabalho numa gráfica e sempre preciso imprimir, Filmes, Vegetais e tal… porem até o Corel 14 tava tudo bem, no 15 e 16, usando separação de cores as informações do Documento ficam próximas demais do arquivo, atrapalhando o refile final… alguem sabe como mudar isso? desde já obrigado

  11. Ka Santos e Relbert, para enviar um arquivo em PDF para gráfica já com marcas de corte e sangria, você tem que gerar um PDF X-1a, ai sim, voce consegue enviar tudo certinho…. dá sim, com marca de corte e sangria.

  12. Boa noite Relbert,

    Venho lhe parabenizar pela iniciativa, você tem me ajudado bastante!!! Fico feliz de saber que pessoas como você gostam de ajudar e fica feliz por isso. Obrigada!!! Kelly

  13. Olá! eu gostei muito das suas demostrações com o coreldraw as suas aulas são incrivéis, eu queria saber de você como eu faço linhas de corte em projetos com imã de geladeira e outros, pois estou começando com uma minigráfica em casa e vou precisar saber de todas essas coisas, ja criei cartaz para invento de encontro de jovens o pessoal gostou, mas eu sei que preciso saber de mais coisas. OK? Eu imprimi o cartaz na impressora da marca brother A3 e A4 no caso do cartaz eu usei A3, oque você acha desta impressora? ela é ideal para este tipo de serviço? É possivel trabalhar só com a guilhotina facão só para este tipo de serviço? obrigado! Sucesso!

  14. Eu queria imprimir em folha tamanho A3 mas o comando “visualizar página” só me dá opção de A4.
    É possível mudar isso? Meu Corel é o X6.
    Obrigada e aguardo!
    Isabel Sampaio

    PS. Parabéns pela iniciativa!

  15. Opa, parabens pelo tuto. Comprei uma plotter de recorte com sensor para corte. Gostaria de saber como faço para exportar o arquivo com as marcas que a plotter leia. Obrigado. abs

  16. He pensado que sereda de algfan filf3sofo visitatla. Es del mismedsimo Friedrich Nietzsche. Supongo que todas las personas intentamos hallar algo que no sea efedmero y nos haga empujar con toda la fuerza el presente por tal de conseguirlo. Hermosa sentencia.

  17. amigo, estou revirando a internet e não consigo achar, preciso de uma opção automática, que coloque essas marcas de corte, registro e etc, dentro do documento, e não apenas na pré impressão, porque eu faço montagem com vários arquivos e tenho que mandar a montagem pronta para a gravação de chapas, e fazer isso manualmente, eu perco tempo d+

  18. Kra… Você salvou literalmente minha vida!
    Estou em teste em uma gráfica aqui,e toda hora me enchem as paciências sobre marca de corte, e agora ninguém vai me parar kkkkkkkkk
    um forte abraço e que jesus sempre esteja a frente de seus planos!

  19. Só uma dúvida:

    E se no caso meu documento der maior que uma A4? Como limitar?
    ex: quero fazer marcas de corte de várias cópias de um cartão de visita 5cm X 9cm para caber no máximo no tamanho de uma A4(Folha vegetal) mas nessa opsção 2 que você mostrou, não tem limite;
    isso é: o quanto mais vc aumenta, mais cartões e maior vai ser do que uma folha normal)
    Pois notei que naquela parte da opsção 2 que você mostrou, não vi opsções para tamanho de folhas.

  20. Tenho uma dúvida então quando fazemos etiquetas só será vista como etiquetas se a gente colocar para imprimir em pdf ou imprimir mesmo? Pois eu tentei exportar mas só foi um arquivo sendo que etiqueta era a página toda.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here