Como escanear documentos e fotos no CorelDRAW

19
459
Neste tutorial ensinarei o escaneamento de documentos e fotos a partir de nossa scanner ou impressora multifuncional utilizando o CorelDRAW.  O primeiro passo é certificar que seu aparelho esteja com o software instalado. Vamos considerar que o programa (normalmente fornecido em um CD) já está instalado no computador.scanner0
Vamos abrir um novo arquivo no CorelDRAW, vamos em Arquivo – Novo… Ctrl+N. Depois de abrir um novo documento é hora de escanear.
Primeiro detalhe importante é selecionar a scanner e deixa-la ativa pela primeira vez, feito isso não precisará retorna a este caminho ao abrir outro documento, pois ele já estará ativo para os próximos trabalhos.
 scanner1
Ao clicar em Selecionar origem… Aparecerá uma tela para que você possa selecionar a fonte.
 scanner2
Escolha a scanner e logo depois em selecionar. Pronto a scanner está pronto para ser utilizado.
Novamente vamos em Arquivoe procure por Adquirir imagem e selecione Adquirir… Veja na imagem a seguir o caminho.
 scanner3
Ao clicar em Adquirir…, automaticamente vai abrir uma janela, a janela padrão de cada impressora. No meu caso utilizo uma HP Deskjet F300 Series.  Veja a seguir.
 scanner4
Agora é só selecionar uma das opções que o programa oferece.
* Imagem colorida
* Imagem em escala de cinza
* Texto ou imagem em preto-e-branco
* Configurações personalizadas.
E clicar em visualizar. Depois de visualizar é hora de digitalizar para que seu documento fique na folha do CorelDRAW.
Pronto agora temos um documento ou uma fotografia escaneada.
Sugestões e Dicas
Para quem trabalha com artes desenvolvendo cartões de visita, personalizações de convite e outros, temos que ter algumas ferramentas que é essencial para o nosso trabalho como uma impressora e uma scanner, que hoje em dia temos as multifuncionais que trabalham juntas. Então a dica é você pesquisar para encontrar uma que possa lhe atender nos trabalhos. Não existe a impressora certa para isso, como eu citei na postagem acima eu utilizo uma HP Deskjet F300 Series para escanear e imprimir algumas artes para apresentar ao cliente, assim ele pode ver as medidas reais como o tamanho de um cartão, fontes e cores. Muitos ainda não tem conhecimento do programa CorelDRAW, mas aos pouco verá como é maravilho trabalhar com ele. Espero que o tutorial possa ajudar.
Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você

19 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom tutorial, vale lembrar que quando se vá por este caminho o CorelDraw fica “travado”, ou seja, irá continuar a editação somente depois que terminar de scanear. Recomendo usar o própria software do equipamento. Mas isto é uma questão de escolha.

  2. Obrigado Glênio pelo comentário, sobre sua recomendação muita gente já faz este caminho pelo software do programa (scanner)mas não tinha ideia, que pode ir pelo próprio programa corel draw. Na minha opinião prefiro pelo corel por se tratar apenas de um escaneamento rápido e na questão de não ter que minimizar o programa já que eu posso fazer a partir dele. Obrigado pela participação irmão, fica a sua dica para os visitantes. Forte abraço Relbert

  3. Eu formatei minha maquina e estalei o Corel x4 normal, mas essa opsão de digitalizar a imagem direto no corel ta desabilitada o que eu posso fazer?

    Detalhe todos os drives estão estalado corretamente tanto do pc com da impressora mutifucional.
    poder me ajudar fico muito grato.

  4. Faça um teste para ver se dá certo, tente instalar uma web-cam em seu pc depois de instalar reinicio o pc, abre o corel e veja se na opção selecionar fonte aparece algo. Observe que na minha postagem aparece até a minha web-cam faça isso para ver e me avise ok. Fico no aguardo.

  5. Vinícios descobrir qual é esse erro e porque não esta habilitado as opções fiz alguns testes e pesquisei pela net também e descobrir que o problema não é o CorelDRAW, o problema reside na falta de um driver TWAIN de 64 bits e para resolver é só instalando a versão CorelDRAW 32 Bits enquanto na versão 64 eles ainda não resolveram. Faça isso ai instale a versão 32 bits e as opções ficarão ativas ok.

    • Amigo a primeira coisa que deve observar é se sua versão é 32 bits, depois é fazer o reconhecimento indo em selecionar origem, depois disso em adquirir novamente. Caso não ative me retorne, forte abraço.

  6. O botão adiquirir e selecionar origem estão desativados, como se não tivesse um scanner, porem em oitros programas eu consigo escannear e no corel imprime normal!

  7. Olá Antonio Cruz – Flexpel
    Pra da certo você tem que ter instalado a versão CorelDRAW 32 bits, já tentei com a versão 64 bits e percebi que realmente não ativa essa opção e ainda estou vendo o que pode ser. Depois isso é só verificar no windows em dispositivo de impressoras está tudo certo por lá e seguir os passos que falei nesse tutorial. Qualquer dúvida me retorne, forte abraço.

  8. Olá Filipe Eduardo,
    Pra da certo você tem que ter instalado a versão CorelDRAW 32 bits, já tentei com a versão 64 bits e percebi que realmente não ativa essa opção e ainda estou vendo o que pode ser. Depois isso é só verificar no windows em dispositivo de impressoras está tudo certo por lá e seguir os passos que falei nesse tutorial. Qualquer dúvida me retorne, forte abraço.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here