Como transformar foto em vetor para corte em plotter no CorelDRAW

42
898
Hoje vamos aprender a transformar uma fotografia em vetor no CorelDRAW para que possamos fazer o recorte eletrônico em uma plotter de recorte. O tutorial de hoje vai ser mais avançado e para quem está diariamente trabalhando no programa. Atendendo há vários pedidos por e-mail, chegou a hora de aprender e realizar este procedimento que é muito simples. Vamos ao tutorial. Esse será o resultado final de uma fotografia em vetor para recortes em adesivos.
 0adesivodefotos
Antes de começar lembre-se que você pode fazer o tratamento da foto mais o recorte para dar melhores acabamentos e adquirir melhores resultados. Ficando assim o recorte na imagem.
2adesivodefotos
 
Neste caso não usei o Adobe Photoshop para nada apenas fiz um contorno na imagem utilizando a ferramenta caneta e colocando toda a imagem em um PowerClip.
Com sua imagem aberta no corel já preparada e com o recorte deixa a imagem selecionada e vamos em;
1 – Bitmaps…
2 – Convertes em Bitmaps…
3 – Modo de Core – Cor RGB (24 bits)
4 – Bitmaps…
5 – Modo
6 – Ton de cinza (8bits)
7 – Bitmap, Modo, Preto e Branco (1 bits)
Caso sua imagem for clara de mais antes você deve ir em Efeitos – Ajustar – Brilho/Contraste/Intensidade  Ctrl+B e deixe a fotografia mais escura.
Voltando ao sétimo passo irá abrir uma janela como está, após clicar em Bitmap, Modo, Preto e Branco (1 bits).
3adesivodefotos
Em método de conversão: Meio-tom mude para Linha artística ficando assim;
4adesivodefotos
Ficando assim você deve regular a Opção Limiar, mas normalmente sempre deixamos com 128 como mostro no exemplo.
Assim que aplicar o efeito retornaremos para tela do corel com a imagem redesenhada.
Agora devemos ir em Rastrear bitmaop – Rastreio rápido. Depois do rastreio rápido devemos desagrupar tudo deletando o fundo e outros objetos para deixar mais limpo o vetor. Ficando assim;
 5adesivodefotos
Agora já em vetor e em linhas podemos usar a ferramenta forma para detalhar alguns cantos e até mesmo deletar algumas partes para facilitar o recorte na plotter.
Cuidados e outras opções;
 
Ao fazer o rastreio rápido no corel draw nem sempre temos aquela vetorização podendo ter perdas de alguns detalhes.
Outro programa que irei sugerir é o Vector Magic que você encontra no baixaki para testar 30 dias. (Não me peça o programa por e-mail ou comentários caso goste do programa tente adquiri-lo comprando para suas tarefas).
Apesar de não gostar muito do programa para finalizações de vetorização, mas neste caso ele consegue melhores resultado na vetorização rápida com mais precisão nos detalhes,  para este caso.
Detalhe muito importante é tratar a imagem com recorte em volta e outros, não tente ir fazendo com qualquer imagem sem estes procedimentos, o risco de não ter bons resultados será grande.
Logo farei o vídeo no Hangouts On Air ao vivo sobre este tutorial, então convido a todos para me adicionar na barra lateral do site em seguir artenocorel Google+ para ter acesso em tempo real em qualquer momento as aulas de CorelDRAW.
Procura por mais ajuda, vetores, dicas e amigos? Venha participar do grupo artenocorel no Facebook onde todos estão ajudando uns aos outros e compartilhando os melhores matérias de CorelDRAW.
Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você

42 COMENTÁRIOS

  1. Olá Relbert, parabéns pelo site, esclareceu diversas dúvidas que eu tinha.
    Porém, ainda sofro com um problema e queria saber se poderia me ajudar.

    Eu uso o Photoshop CS6 para editar imagens e o Corel X6 para montar as páginas, mas sempre que eu faço os ajustes de cor em uma imagem no CS6 e jogo ela para o X6, a cor não continua a mesma. Enquanto no CS6 ela fica boa, no X6 ela fica escura.

    Alguma ideia de como posso resolver esse problema?

    Abraço.

  2. Olha na realidade não entendo muito de PS mas fiz uns testes por aqui e no PS exportei uma imagem em PNG e JPEG depois abri no Corel e deu a mesma cor. No seu caso tem que olhar vários detalhes até mesmo a calibragem do monitor, tente exportar do PS em várias extensões para ver quais da essas diferenças. Você tambem pode entrar no grupo artenocorel do Facebook lá tem várias pessoas que trabalha assim e pode te orientar melhor. Forte abraço

  3. Queria um help sobre como ampliar e desmembrar uma imagem scaneada com o corel. Teria alguma aula que esclarecesse o assunto. Aguardo ansiosa! Seu trabalho é maravilhoso e com muita qualidade! Sucessos!!!

  4. Olá Valéria tudo bem ^^
    Bom aqui no site tem alguns tutorial que falo exatamente disso e um vídeo meu no canal do Youtube (artenocorel) como vetorizar uma imagem.

    O mesmo procedimento é com imagens escaneadas e logo depois partimos para a vetorização onde depois de vetorizado podemos desmembrar, separar, combinar, redimensionar e ampliar toda a arte.

    Forte abraço qualquer dúvida me retorne.

  5. Olá, Relbert! Acompanhei sua aula de vetorização que por sinal está bem explicada. Na verdade eu trabalho com artesanato e quero criar moldes para peças. O corel seria a melhor opção ou tem outro programa mais especifico. Outra dúvida o meu not tem essas configurações AMD C60, 1.0GHz, memória 4GB, HDD 320GB, o corel funcionaria bem. Onde encontro o corel para comprar ou baixar.
    obs:fica uma dica vídeos sempre são bem vindos facilita bastante para acompanhar!
    Fiquei admirada com sua disposição para ensinar é de pessoas assim que estamos precisando! Até mais!

  6. O corel é o melhor para esse tipo de trabalho e muito mais fácil de aprender eu a conselho a criar suas peças nele, um exemplo disso é o que faço por aqui também faço moldes para minha namorada para bonecas de EVA e outros e conseguimos resultados perfeitos, utilizo o corel para tudo desde uma vetorização para criações de logo, cartão de visita, folder, banner, capas de CD e DVD, placas, faixas e muito mais…

    Suas configurações aceita o corel draw sim pode instalar quee vai ficar satisfeita, só para ter ideia instalei em um pc aqui windows XP apenas com a memoria de 1GB e 40de HD e roda, lembrando que quanto mais memoria melhor fica para abrir arquivos pesados e outros. Pode colocar no seu que vai conseguir trabalhar com suas artes.

    Você encontra o corel no próprio site da empresa e você pode pegar versões anteriores que são mais baratas, Corel x3, x4 e x5 a x6 é a mais nova no momento.

    Espero que te ajude, qualquer dúvida me retorne.
    Forte abraço.

  7. obrigado relbert,estou aprendendo e me aperfeiçoando muito com a
    sua ajuda,que DEUS continue iluminando a sua mente para que nos
    tornemos ainda mais profissionais nesta área.
    um abraço!

  8. desde a 1ª vez que vi o seu site, percebi esse site é bom, o corel é muito extenso e seu leque de ferramentas é enorme, mas com explicações e tutoriais como os seus tudo fico muito claro, parabens Relbert, sempre compartilhando conhecimento, sempre colecionando elogios, t+

    • Opa isso é muito bom amigo é gratificante ajudar e receber comentários assim dizendo que está melhorando a cada dia, é isso aiiiiiiii meu amigo……
      – Aproveite para participar do nosso grupo link – https://www.facebook.com/groups/artenocorel/, lá o pessoal esta liberando diversos vetores legais além de um ajudar a todos. Confina Grupo artenocorel no Facebook, obrigado mais uma vez pela visita e seu comentário fico satisfeito em saber que estou ajudando. Forte abraço.

  9. olha seu método e muito pratico e fácil de aprender, olha de coração obrigado por ajudar de uma forma simples e eficaz mas com muita qualidade. Parabéns já virei seu fã.

  10. Amigo, boa noite! Eu tenho por hobby montar maquetes de navios; passo horas procurando planos na internet, sempre que encontro, os planos estão disponíveis em JPG, PNG, TIF ou mesmo em PDF. Para mandar imprimir ou plotar, preciso antes redesenhar em Corel, preciso vetorizar o plano todo e isto demanda horas e horas, daí eu encontrei seu site procurando uma solução e encontrei muito mais, o que me leva a agradecer e parabeniza-lo pelo trabalho e dedicação com suas aulas.
    Mas gostaria de saber se tens algo direcionado a este tipo de trabalho que tenho feito, de uma forma mais produtiva ou rápida. Como converter uma imagem em vetr, pois tenho tentado seguir suas dicas e não tenho o resultado, daí então volto ao meu método, insiro a imagem e vou desenhando por cima.

    Caso tenhas algo, por favor, me ajude, pois não tenho encontrado nada e não sou o único que faz isto, são minhares e milhares de pessoas por todo o mundo. desde já agradeço sua atenção! Saúde. suce e fique em paz!

  11. Olá boa tarde gostaria de saber se seria esse mesmo processo pra fazer gravar em uma placa em aço inox sé vc puder mi ajudar de agradeço muittto obrigado

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here