Ajustar objetos ao caminho no CorelDRAW X6

21
396
Hoje vamos aprender a ajustar qualquer objeto ao caminho que seja em formato vetorial, já expliquei aqui no site como ajustar texto ao caminho que é quase o mesmo procedimento só que propriedades dos caminhos diferentes.  Com este procedimento podemos encaminhar qualquer objeto em um formato sendo em linhas, quadrado, círculo, elipse, estrela e outros. Veja os modelos a seguir.
Não é nada complicado, mas aconselho a prestar bastante atenção ao selecionar qualquer ferramenta para não ter dúvidas na hora de aplicar o objeto ao caminho. Então vamos ao tutorial.
Faça uma elipse utilizando a ferramenta Elipese ou F7 nas medidas 8 x 4,5 centímetros. Lembre-se que você pode usar qualquer medida essa são apenas para este tutorial.
Agora vamos trabalhar com pequenos círculos, faça um pequeno circulo na medida de 0,5 centímetros proporcional e logo em seguida faça uma cópia ao lado como mostro a seguir.
Ficando assim vamos na Ferramenta Mistura (Misture objetos criando uma progressão de objetos e cores intermediários).Veja o tutorial sobre a Ferramenta Mistura clicando AQUI.

Selecione a ferramenta mistura logo em seguida clique e arraste para a cópia do circulo que fez, ficando assim.

Ao criar os círculos menores de 0,5 centímetros como mostra na imagem acima, observe que ao arrastar com a ferramenta mistura a barra de propriedade muda, sendo assim podemos alterar os valores de círculos como indico na seta e o retângulo.
O procedimento é bem simples basta criar seus objetos e indicar o caminho que os outros objetos deveram ir. Veja a imagem a seguir.
1 – Ferramenta selecionada com a ferramenta mistura.
2 – Barra de propriedade, ícone  – propriedades do caminho.
3 – Novo caminho.
4 – Selecionar o caminho (Elipse).
5 – Ficando igual a numeração 3 – imagem acima.Ao clicar em Novo caminho irá permanecer uma seta preta para você indicar o caminho para onde os objetos deveram ir.    Depois disso faremos alguns ajustes para completar toda a elipse. Tudo é com a ferramenta mistura até este momento você vai estar utilizando ela e toda a barra de propriedade da ferramenta.
Depois que encaminhou os objetos para a elipse procure pela ferramenta Mais opções de misturae depois misturar em todo caminho. Veja a seguir.
Clicando em Misturar em todo caminho sua arte deverá ficar assim, distribuindo todos os objetos.
Agora é só misturar, mudar os números de etapa em uma mistura ou ajustar o espaçamento entre etapas, ficando assim.
Para separar os objetos devemos ir em Organizar – Separar mistura ou CTRL+K e deletar a elipse criada.
Assim podemos fazer em qualquer objeto sobrepondo em outro como mostrei na primeira imagem da postagem, o restante é tudo criatividade e só vai depender de você para criar artes incríveis.
Este procedimento é muito utilizado para criar lembrancinhas personalizadas e em diversas outras artes.
Lembre-se de prestar bastante atenção ao trabalhar com as ferramentas, caso tenha qualquer dúvida deixe seu comentário para que eu possa lhe ajudar. Espero que o tutorial Arte no Corel lhe ajude e faça com que você crie artes incríveis e que venha nos mostrar o seus trabalhos. Até o próximo tutorial.
Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe!
Arte no Corel compartilhando o melhor para você

21 COMENTÁRIOS

  1. É isso ai pessoal para quem ainda não sabia que podíamos trabalhar com os objetos dessa maneira agora pode colocar em pratica essa técnica. Obrigado pela visita e os comentários espero velos sempre por aqui, forte abraço.

  2. Parabéns pelo site, pelas dicas e macetes neste programa que trabalho há 02 anos e vamos dizer assim, tem gente que o “despreza” pois não conhece o potencial do programa.

    Altamir

  3. Obrigada consegui fazer depois de meses tentando fazer um círculo como o que você fez mas estava super complicado. agora está ficando fácil usar o Corel com a sua ajuda. Obrigada mesmo pelo seu empenhors

    • Obrigado Tatiane, é assim mesmo depois de tentarmos e persistir é que conseguimos. Meus parabéns fico muito satisfeito em saber que estou ajudando com os tutoriais espero vela sempre por aqui, forte abraço.

  4. Bom dia Relbert. Estava trabalhando normalmente com a ferramenta retângulo, sem problemas. Ao criar um novo arquivo, os retângulos começaram a apresentar formas arredondadas ou chanfradas, conforme janelas próprias. Não consegui de forma alguma voltar a fazer os retângulos ou quadrados com os cantos retos. Vc. poderia me auxiliar nessa situação? Desde já agradeço a atenção.

    • Tente restaurar apenas a sua barra de ferramentas deve ajudar amigo. clica com direito do mouse na barra caixa de ferramentas – personalizar – barra de ferramentas caixa de ferramentas – redefine como padrão. Isso fará com que sua caixa de ferramentas seja restaurada e voltará como se estivesse acabado de ser instalado. Essa restauração é apenas com a barra de ferramentas. Veja se da certo 😀

  5. Oi gostei muito das dicas, muito obrigada, mas não sanou todas as minha duvidas, preciso colocar uma imagem em formato de mandala, como eu alinho eles "de pé" circulando uma elipse? Seria o mesmo processo do texto artístico alinhando a base, só que com objetos…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here