Como remover fundo de imagem com Corel PHOTO-PAINT X6

100
997

No tutorial de hoje vamos a prender a remover totalmente o fundo branco de imagens com a extensão (.JPEG) utilizando o Corel PHOTO-PAINT X6 do próprio CorelDRAW. Este procedimento é utilizado apenas com imagens totalmente com o fundo branco, imagens com degrade podem sofrer outras alterações, que já é outra história. Então vamos lá.

Escolha a imagem com o fundo branco e de preferência de boa qualidade, acima de 1000px para obter melhores resultados e exporte para o seu CorelDRAW ficando assim;

retirando fundo branco de imagem1[alert-announce]  Já temos um tutorial de como recortar uma imagem utilizando outras ferramentas no CorelDRAW X6, veja mais clicando aqui…[/alert-announce]

Com a imagem já no CorelDRAW e selecionada vamos em Editar bitmap… 

retirando fundo branco de imagem2

Ao clicar em editar bitmap o seu Corel Photo-Paint irá abrir em outra tela outro programa que é o Photo-Paint do CoreDRAW. Observe em sua barra do Windows para não se perder, ficando os dois programas aberto. Ao abrir o Corel Photo-Paint poderá ficar assim;

retirando fundo branco de imagem3Devemos maximizar toda a tela da imagem para trabalhar melhor, ficando dessa maneira e o mais recomendado.

retirando fundo branco de imagem4

Dentro do Photo-Paint é onde acontece toda a mágica então vamos lá.

Procure pela Ferramenta Mascara de retângulo(R) que é encontrada na barra lateral. Caso tenha dificuldades para encontrar a ferramenta passe o mouse em cada ícone até encontrar.

Encontrando a Ferramenta Mascara de retângulo(R), clique e segure para abrir o submenu. Veja;

retirando fundo branco de imagem5

Neste momento selecione a opção Máscara de varinha mágica W.

retirando fundo branco de imagem6

Isso fará com que mude o ícone trabalhando com a ferramenta Máscara de varinha mágica. Agora devemos clicar na parte branca para fazer a seleção.

Atenção nessa parte – Selecione todas as partes brancas, caso tenha algum detalhe que seja dentro do desenho devemos manter o Shift pressionado e ir selecionando todas as partes em branco.

retirando fundo branco de imagem7

Observe que selecionei toda a imagem até mesmo um pequeno detalhe perto do cabelinho vermelho? (risos).

Depois de tudo selecionado vamos em Máscara que se encontra na barra de propriedades e clique em Inverter Ctrl+Shift+I.

retirando fundo branco de imagem8

Ao clicar em inverter será selecionado apenas o desenho eliminando a parte externa, agora você tem duas opções para finalizar que é clicando em concluir edição que lhe perguntará se deseja salvar as alterações em Bitmap (RGB).

retirando fundo branco de imagem9

Clicando em sim o programa irá fechar e sua imagem será salva retornando a tela do corel e sem as partes brancas.

Este é o modo certo, mas no meu caso gosto de ver se realmente ficou bom ou se vai me atender se irei fazer mais alterações ou não, então o que faço é deixar tudo aberto e quando está selecionado no modo invertido eu apenas copio o famoso Ctrl+C e Ctrl+V ou podemos clicar no Corel Photo-Paint mesmo com direito do mouse e copiar e colar no corel.

Ficando assim;

retirando fundo branco de imagem10

Assim posso duplicar a imagem dando esse belo resultado. Bom pessoal é isso ai outro método de recorte pelo CorelDRAW usando o Corel PHOTO-PAINT X6. Espero que gostem e ajude o pessoal que nunca utilizou esse método.

Forte abraço e até o próximo tutorial.

 [alert-announce]Quer aprender e dominar o CorelDRAW? Veja nossas recomendações clicando aqui.  [/alert-announce]

100 COMENTÁRIOS

    • Olá Luis, neste caso se esta apagada você deve selecionar a imagem para ativar a opção editar bitmaps, após selecionar a imagem vai em Bitmaps… e procure Editar Bitmap ou como foi dito aqui no tutorial.

      • Ola Relbert, suas postagens são sensacionais! Veja se me ajuda: eu tenho X5 e de vez em quando eu nao consigo move a figura do lugar. Eu seleciono faço o que manda a regra, mas isso tem acontecido, pode me ajudar?? Obrigado

  1. Gostei muito da dica. Mas eu queria saber como tirar o fundo de fotos, por exemplo com fundos escuros. Porque já tentei fazer isso, e sempre que faço na imagem sempre sai um pedaço junto como fundo. como faço pra mudar isso? (ps: estou aprendendo a mexer com a ferramenta).

  2. No corel já postei aqui, tutorial de outra maneira para recortar imagem o link é este – https://artenocorel.com.br/2012/10/recortando-uma-imagem-no-coreldraw-para-fazer-lembrancinhas-personalizadas.html isso é no próprio CorelDRAW.

    Agora se quer outra maneira no Corel PHOTO-PAINT X6 é utilizar as ferramentas máscara de laço ou máscara magnética.

    Quando se trata de recortes de imagem a melhor opção é o photoshop.

    Espero que ajude, forte abraço.

  3. Relbert gostaria de te fazer uma pergunta depois que termino um trabalho de um abadá, para enviar para a gráfica devo salva-lo em CMYK? e faço o msm se é uma arte de uma cartaz para muro panfleto e aoutdoor?

  4. Relbert gostaria de te fazer outra pergunta tbm, existe uma forma como retirar o fundo colorido pelo corel fotopaint por estas ferramenas sem ser do outro jeito que vc ja ensinou vlw abraços

    • Olá Sidália, tem diversas dicas que podem lhe ajudar mas aconselho a você e todos os visitantes a entrar em nosso no Facebook de CorelDRAW, onde mais de mil pessoas vão lhe ajudar incluvie eu 😉
      Segue o link do Grupo – https://www.facebook.com/groups/artenocorel/ lá nos vamos lhe ajudar com milhões de dicas assim que expor o que realmente quer que altere. Obrigado mais uma vez pela visita e seu comentário forte abraço.

  5. Olá. Como faço para salvar a imagem depois de apagar o fundo, para poder usar ela em outro arquivo ? Pois, sempre que tento salvar continua com o fundo branco.

  6. Boa noite !!!
    Não consigo mais remover o fundo com a varinha magica, parece que desconfigurou isso e possível ???
    ela fica marcada mais ao apertar delete ela nao sai??? o que pode ser?

  7. Olá, não estou conseguindo concluir a edição, quando eu fecho não aparece para salvar em RGB, aparece apenas para salvar alterações. Como eu faço para finalizar?

  8. Ola Relbert, estou tentando criar um logotipo ou marca d’água para colocar em fotos do meus artesanatos. Queria algo com imagem sem fundo e com um texto ao lado. Sou totalmente leiga no assunto rsrs, teria como vc me ajudar?

  9. Bom dia, Relbert,
    Parabéns.
    Só tenho um problema. Quando clico na varinha mágica e no fundo para selecionar, não seleciona. Qual o problema?
    Aguardo.
    Obrigada. Helena Teixeira

  10. Muito obrigada, consegui finalizar a figura sem o fundo branco, iniciei o curso a um mês mas fico ansiosa para aprender logo. Valeu mesmo!! Parabéns, você tem uma ótima maneira para ensinar.

  11. cara! suas dicas são fantásticas, mas na minha versão do corel a opção editar bitmap não fica disponível e no photo pant eu não sei onde fica a opção concluir edição, vc pode me dizer o pq???

  12. Tranquilo Helbert?
    Segui todos os passos descritos acima sem sucesso.
    Tenho o CorelDraw X4, e estou tentando montar uma capa de uma revista.
    Já tenho o fundo da capa e desejo adicionar um desenho de outro arquivo que possui o fundo branco, mas ele volta a ficar com o fundo branco quando o salvo.
    Já tentei fazer com JPEG, PNG, TIFF, Bitmap, CDR, etc, e nada.
    Como faço para resolver isso?
    Um abraço.

    • Faça a vetorização em volta “linhas” com a bezier ou caneta, depois apara ou use o poweclip dentro. Outra solução é tentar usar o programa Vector Magic “pago” ou 30 dias gratuito que faz bom rastreamento e transforma tudo em linhas. Espero que lhe ajude, forte abraço.

  13. Olá Relbert, mesmo eu importando a imagem JPEG, não consigo editar bitmap mesmo estando com a imagem selecionada.
    Como faço pra resolver??
    Abraço.

  14. Relbert, como faço pra exportar em jpeg e não perder um fundo escolhido em bitmap? Estou tentando utilizar um fundo de ossinhos de cachorro mas na hora que eu exporto o fundo é cortado. E se eu importar esse papel de parede, as proporções dos desenhos ficam imensas, fica feio, preciso dele como fundo mesmo e não como imagem…

  15. E engraçado, quando faço essa técnica que vc ensinou de retirar o fundo branco, o fundo some sim, mas a imagem fica totalmente transparente.

  16. RELBERT, BOM DIA… EU JA USO ESSE METODO PRA REMOVER OS FUNDOS BRANCOS, MAS AGORA ESTOU COM UMA DIFICULDADE, POIS AS IMAGENS QUE EU TENHO QUE REMOVER O FUNDO É DE TUBO DE ESGOTO, E TAMBEM SAO BRANCOS…QUANDO EU CLICO NO FUNDO…METADE DA IMAGEM DO TUBO TAMBEM SOME.. O QUE POSSO FAZER? ABRAÇO

  17. Olá,Comprei o curso de corel,porem tenho muitas dúvidas.No site fazendo a nossa festa tem varias plaquinhas.Tenho elas em PVC,porem gostaria de trocar o adesivo para não perder o material.A minha pergunta é: quando importo a imagem para o corel,não estou conseguindo tirar o desenho da moldura.Como quero fazer plaquinhas para casamento,não estou conseguindo colocar outro fundo no contorno da moldura. Será que pode me ajudar?

  18. Olá.

    Tenho uma imagem com diversos logotipos de empresas que se encontram sobre fundo branco.
    Entre cada logo, há espaços com o fundo branco.
    Ao selecionar com a varinha mágica, todos os logos são contornados como eu gostaria que fossem, porem ao clicar para inverter a máscara, nada acontece. Todos os logos continuam sobre o fundo branco e não consigo mudar isso.

    Preciso que os logos continuem em uma foto só, porém sobre fundo transparente!

    Agradeço a ajuda

  19. Olá não é um comentário, mas sim um pedido. Estou precisando do logo em CDR das seguintes pastorais católicas.
    da família, carcerária, da criança, da juventude e da crisma. Caso você tenha esses arquivos e puder disponibiliza-los, eu agradeceria muito, só mais uma coisa o meu corel é da versão 12, mais uma vez obrigado e um abraço va
    leu.

  20. Olá. Pode me ajudar por favor? Não tenho muita habilidade no corel 11 mas conseguia recortar imagens. Agora, ele está recortando invertido.. exemplo: contorno o cabelo de uma pessoa e o corte recorta os olhos mas com o contorno do cabelo… socorro

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here