Dica do Dia #2 – Como aprender a vetorizar no CorelDRAW

23
804

No tutorial de hoje darei algumas dicas de como devemos vetorizar no CorelDRAW que é um dos programas essências para esses serviços. É muito utilizado por designers para realizar ilustrações, personalizações e montagem de layouts, pois disponibiliza uma ampla gama de recursos, alguns dos quais são mostrado aqui no site Arte no Corel. Para trabalhar com vetorização temos diversos itens que devemos levar em consideração para realizar esse tipo de trabalho, e quais são elas?

O que é vetorização? Veja este tutorial, onde falo mais sobre a vetorização clicando AQUI.

Para fazer uma vetorização é necessário conhecer alguns pontos importantes sobre uma imagem! Primeiro, uma imagem é formada por pontos e nós! Os pontos indicam o caminho que uma linha deve seguir e assim, formam a imagem. Podemos dizer, inclusive que, um objeto feito em CorelDRAW nada mais é que um conjunto de pontos e nós.

Noções básicas de CorelDRAW, para isso já temos esse curso aqui no site com parceria do Curso 24 horas com certificado e outras recomendações.

Praticar sempre que puder no programa, tente sempre realizar o que aprendeu no curso online, seja ele pago ou gratuito para conhecer as ferramentas a fundo e do que são capazes.

“Medo de errar”, Como diz o ditado: “É errando que se aprende”. Errando que aprendemos muito mais!

Sempre mantenha o “foco”, se gosta de arte digital seja ela impressa em geral ou digital. Mantenha o “foco” você será valorizado e se destacara entre os demais.

Essas são as primeiras dicas a serem seguidas e que eu Relbert Soares aconselho.

Tudo fica mais difícil quando abrimos a área de trabalho não é verdade?

coreldraw1

Sei exatamente a dificuldade de todos ao abrirem pela primeira vez o programa e ficar perdido de como produzir a arte o trabalho.

Caso não pretende fazer cursos básicos para ter o conhecimentos das ferramentas a melhor opção é pesquisar muito em sites como o meu e de meus parceiros que é encontrado na barra lateral do site e aprender a cada dia mais e mais sobre o programa CorelDRAW.

Podemos realizar qualquer tipo de arte mas temos que ter o “foco” em que vamos trabalhar.

coreldraw2

Para chegar a um nível desses como mostro acima, o único jeito é praticando muito, mas muito mesmo e todos os dias para se aperfeiçoar no programa seja ele CorelDRAW, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Cinema 4D e outros.

Quando estiver trabalhando com as ferramentas de vetorização procure ser detalhista ao máximo, seja exigente com você mesmo.

Treinar vetorização vai perceber ao longo dos dias que tudo se tornará bem mais fácil e outros reconheceram seu trabalho sua arte postada nas redes sociais e em sua vida pessoal.

Treine com o “Google Imagens” busque desenho para praticar em formatos de imagens e deixas em linhas podendo ser editado como cores, tamanhos, efeitos e muitos outros. Além de terem o arquivo ideal para impressões futuras ou até mesmo para web.

Veja este vídeo que falo sobre uma vetorização é o mesmo procedimento citado tudo aqui. Podemos realizar qualquer tipo de vetorização e a conselho a trabalhar com pequenas vetorizações de duas a três cores até irem se aperfeiçoando e subindo de nível. 😉

Neste vídeo mostro praticamente todo o procedimento de uma boa vetorização e quero fazer com que você também o faça. Pratique muito que irá conseguir fazer belos trabalhos.

Outra dica que trago hoje para os iniciantes é o nosso grupo no Facebook que vem crescendo muito rápido, tanto os novatos quanto os sábios vem passando informações que ajuda a todos em seus trabalhos e que são encontrados somente lá, no grupo Arte no Corel.

Grupo Facebook Arte no Corel

[alert-success] Então lhe convido a se juntar-se a nós e desfrutar de todas essas dicas, arquivos e informações valiosas para o seu dia-a-dia, tirando suas dúvidas postando seus trabalhos e se aperfeiçoando ainda mais. [/alert-success]

Então o que me diz sobre vetorização? Deixe aqui o que mais tem dificuldade em veterizar uma imagem. Compartilhe com a gente, assim todos nos podemos lhe ajudar para que você possa se aperfeiçoar em seu trabalho.

 

23 COMENTÁRIOS

  1. Ficou ótima a matéria meu parceiro, fico feliz em ver sua ascensão. Este é o intuito dos Corel Users de Plantão.

    Quem sabe não marcamos um Hangouts do Google+ qualquer hora destas, convidamos mais alguns parceiros Corel User para tiramos dúvidas de nossos leitores e seguidores. Aposto que ira dar oque falar…rsrs

    Talvez não seria um deixa pra se pensar. Abração meu Nobre e Bom Trabalho.

    Sabe que estamos juntos e agrupados. e Se não der agente dá um CTRL+L e combina tudo…srrsrs

    • Fala meu grande amigo e parceiro Corel na Veia é um prazer em velo por aqui. Sobre o Hangouts do Google+ é só falar irmão o pessoal sempre me pergunta quando terá outros e já ficam de prontidão 😉 Acho que vai da o que falar e até super lotação na sala em kkkkk . Passa-me o seu Skype ou me add ( artenocorel@hotmail.com )borá programar isso para ajudar o pessoal. Obrigado mais uma vez pela força e a visita sabe que precisar pode contar comigo. Forte abraço.

  2. SINTO ORGULHO DE PESSOAS ASSIM IGUAIS A VOCÊ.NUM MUNDO ONDE TODOS SÓ PENSAM EM SI, PESSOAS IGUAIS A VOCÊ AINDA COMPARTILHAM SEUS CONHECIMENTOS PELO SIMPLES PRAZER DE DIVIDIR.TUDO QUE SEI PRIMEIRAMENTE DEVO A DEUS, E DEPOIS COM A SUA HUMILDADE , SIMPLICIDADE E UM CORAÇÃO GIGANTESCO EM COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.MUITO OBRIGADO E QUE DEUS MULTIPLIQUE SUA SABEDORIA.
    UM GRANDE ABRAÇO E MUITO OBRIGADO.

    • Eu que agradeço meu amigo Claudio Pinheiro, é muito bom ter visitas assim e bons elogios como o teu irmão. Darei sempre o melhor de mim para passar essas informações para facilitar no dia-a-dia de cada um e com isso aprendemos e compartilhamos juntos nossas sabedoria ;D. Obrigado mais um vez e espero velo sempre por aqui, forte abraço.

  3. bom dia! estou começando em serigrafia, mais tenho dificuldade na arte final…
    separação de cores chapadas, gostaria de saber com separar cores
    passo-a- passo para gravação de telas…

    • Obrigado pela visita Messias,
      No site ainda não fiz um tutorial sobre este assunto mas já esta anotado aqui para os próximos tutorias. Essa separação requer uma vídeo aula. Vai uma dica ai;
      Se é separação chapada é mais fácil que imagina:)
      Com a sua arte finalizada, crie as marcações nos quatro canto da página e logo depois crie páginas1,2,3,4 e assim por diante em cada página colocando as cores individualmente. Assim poderá realizar a gravação da tela e que todas as cores se encaixarão nos seus devidos lugares.
      – Aproveite para participar do nosso grupo link – https://www.facebook.com/groups/artenocorel/, lá o pessoal esta liberando diversos vetores legais além de um ajudar a todos. Confina Grupo artenocorel no Facebook, obrigado mais uma vez pela visita e seu comentário fico satisfeito em saber que estou ajudando. Forte abraço.

    • “F8” ao abrir o programa para restaurar as configurações de fabrica, ficando como se estivesse acabado de instalar o programa. Depois é só clicar e segurar nas setas preta que fica ao lado de cada ferramenta na lateral. Espero que ajude forte abraço.

  4. Relbert, muito obrigada pela sua ajuda, foi com seus vídeos que consegui vetorizar. Eu tenho uma máquina de laser e com meus desenhos só consigo fazer corte no mdf, mas detalhes na parte inter não dá certo. Poderia me ajudar ???

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here