Vetorizando e descobrindo o nome da fonte no CorelDRAW X6

19
89

Sabemos que não é nada fácil descobrir o nome da fonte de uma imagem que precisamos e recentemente fiz um tutorial falando sobre este assunto que você pode ver clicando aqui >> Encontrando o nome da fonte usando o CorelDRAW X6 onde falo do site WhatTheFont e suas vantagens, mas hoje vou falar de outra forma que podemos realizar para descobrir a fonte e ainda utilizar o site WhatTheFont.

Essa dúvida foi postada em nosso grupo fechado do Facebook Arte no Corel (clique aqui para participar) e utilizarei a mesma imagem para representar aqui hoje e claro com a autorização do nosso amigo do grupo, então vamos lá.

descobrindo_o_nome_da_fonte_no_corel_draw_1

Neste caso importei a imagem para dentro do corel, como podem ver eu deixei com o fundo cinza para que possam visualizar o fundo branco da imagem.

Agora vamos fazer uma vetorização rápida da imagem para descobrir o nome da fonte utilizada nesse logotipo.

[alert-announce] Veja o tutorial de como vetorizar rápido uma imagem no CorelDRAW – Acessando aqui.[/alert-announce]

Com a imagem selecionada clique em Rastrear bitmap.

descobrindo_o_nome_da_fonte_no_corel_draw_2

Caso apareça a mensagem (Power TRACE: Tamanho do bitmap é grande e deve ser reduzido) é só clicar em reduzir bitmap e aguardar a vetorização rápida.

 

Muita atenção agora. Ao terminar a vetorização rápida retire a cópia de cima arrastando para o lado.

descobrindo_o_nome_da_fonte_no_corel_draw_3

Coloquei em aramado para que possam ver a diferença entre a imagem e o vetor. Agora vai a dica e a técnica que eu utilizo no meu dia-a-dia por aqui que é bastante simples.

Vamos desagrupar tudo e retirar apenas algumas letras desse vetor realizado. Ficando assim;

descobrindo_o_nome_da_fonte_no_corel_draw_4

Repare que selecionei apenas as letras que tem mais detalhes, retirando para o lado apenas as letras I – N – F – O e retirando totalmente o contorno e a sombra.

Podemos também retirar 2 ou 3 letras para tentar encontrar a fonte e nestes caso retiro as letras com mais detalhes, fazendo com que o site WhatTheFont faça uma sua pesquisa mais a fundo sobre a fonte que preciso.

Agora é só ir no WhatTheFont e fazer a pesquisa.

descobrindo_o_nome_da_fonte_no_corel_draw_5

Encontrei o nome da fonte com dois nomes essa que mostro na imagem e outra mais a baixo.

Depois de encontrar o nome da fonte é só ir ao Google e pesquisar. Encontramos sites que vendem ou liberam gratuitamente para fazer o download, assim podemos refazer o logotipo e até mesmo acrescentar mais textos com a mesma fonte.

descobrindo_o_nome_da_fonte_no_corel_draw_6

Agora sabemos duas formas de encontrar o nome da fonte de uma determinada imagem e ainda aprendemos como se vetoriza rápido no corel draw X6.

Quando tentamos encontrar o nome da fonte que a imagem se encontra com diversos degrades, tente fazer a vetorização rápida e separar o texto utilizando a ferramenta solda e a combinação para aproveitar ao maximo a letra em vetor e assim poder encontra-la como citei acima.

[alert-announce] Veja nosso tutorial de como encontrar a fonte a partir de uma imagem no CorelDRAW. [/alert-announce]

Espero que este tutorial ajude a muitos e logo mais dicas e tutoriais do Arte no Corel que procura sempre compartilhar o melhor para você.

 

19 COMENTÁRIOS

  1. Relbert, muito obrigada pelo feedback, fiquei muito feliz em saber que vocês gostaram da agenda e espero poder fazer mais trabalhos legais para vocês! Já conhecia seu blog, eu trabalho com corel e gosto muito do programa. Desejo muito sucesso! Abraços

  2. Grande Relbert!
    Trabalho com diversos tipos de Tapetes Personalizados, principalmente o VINIL.Em termos de CDR sei mto pouco, mas o suficiente p realizar meu trabalho.Mas essa de transformar uma IMAGEM em CDR, sem ter q redesenhar, era tuuudo q precisava.
    Mto obrigado!

    • As vezes não encontramos eu mesmo passo por isso então minha solução é uma vetorização rápida pegando de 1 a 3 letras e ai sim a maiorias das vezes chegamos a encontrar a fonte em uma pesquisa no Google logo em seguida. Que bom que gostou Gilmar, obrigado pela visita e o comentário forte abraço.

  3. Muito bom seus tutoriais, as explicações são bem objetivas, muito obrigado pela preocupação com os detalhes, estou tendo muito êxito e estou estudando só pelos tutoriais e estou aprendendo pois faço ao meu jeito, as atres gráficas da igreja, e agora estou aperfeiçoando por aqui, um abraço.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here