Como exportar arte do Corel Draw para o Silhouette Studio

40
34

Esse é meu primeiro post aqui no Arte no Corel e gostaria de agradecer a oportunidade de compartilhar meu conhecimento.

Como já fui apresentada aqui, vou apenas ressaltar algumas experiências para que sirvam de base para alguma dúvida que possa surgir:

Trabalho há mais de 12 anos com Corel (design gráfico corporativo) e a 2 anos com personalizados e com a Silhouette Studio. Sou formada em Design de Produto, por isso ADORO eu mesma criar meus moldes para a Silhouette e afins.

Agora tá bom, vamos começar?

Supomos que vc esteja fazendo uma caixa, um modelo que você só conseguiu em jpg, na internet, num grupo por aí.

Você precisa redesenhar esse molde e trabalhar a arte toda dentro dele no Corel, tipo assim:

Bolo

Você desenhou o molde, que estão em linhas vermelhas, e fez a arte no Corel, que é esse bolo de chocolate.

E agora? Como faz? Simples!

Selecione as linhas de corte (todas) e clique em Exportar > Nomeie seu arquivo > Exporte no formato DXF, como na figura abaixo:

linhas_arte no corel

Após exportar, abra o Silhouette Studio e clique em Arquivo > Importar para a Biblioteca > (Altere a extensão para DFX) e listará seu arquivo. Observe abaixo na imagem:

linhas_arte no corel2

 

Depois disso, você irá preencher os dados referentes a seu arquivo e seu arquivo já estará salvo na biblioteca.
Você irá acessa-lo normalmente. O insira em sua área de trabalho.

Agora, para exportar a arte, a exporte em PNG, para garantir a qualidade. Importe como de costume para sua área de trabalho.

Pronto, só alinhar as duas peças, agrupar e imprimir seu print & cut normalmente. Falaremos disso num próximo post 🙂

Contato através de e-mail: claudia@mudefique.com
Conheça o site: www.mudefique.com
No facebook: www.mudefique.com/facebook

40 COMENTÁRIOS

  1. Olá Cláudia, parabéns pelo artigo. Acredito que vai ajudar muito os usuários pois quando comprei a minha Silhouette fiquei meio perdido sobre como passar os cortes do CorelDRAW para o Studio. O Studio é bem útil mas um tanto limitado, e como gosto de criar minhas artes no CorelDRAW acho legal fazer tudo em um só lugar.

    Gostaria então de complementar o seu artigo com algumas dicas próprias:
    – A Silhouette America já vende um plugin para corte diretamente a partir do CorelDRAW. Se chama Silhouette Connect e custa 40 dólares. Eu adquiri este plugin e ele é bem prático, mas tem menos recursos que o Studio. Estou esperando sair uma nova versão.
    – Ao exportar para DXF é interessante escolher milímetros como unidade de medida do arquivo DXF, pois assim o tamanho original dos vetores será mantido. Também é necessário ativar no Studio a opção para manter o tamanho original ao importar.
    – A impressão do Print and Cut não precisa ser feita pelo Studio, pode ser também diretamente pelo CorelDRAW. Eu criei alguns arquivos com as marcas de alinhamento usadas na Silhouette já na posição e no tamanho certos, assim eu faço tudo pelo CorelDRAW e acabo usando o Studio só mesmo para comandar a máquina. O processo que eu uso é bem rápido. E com o Silhouette Connect é ainda mais rápido, mas esse programa infelizmente precisa de melhorias.
    – O Studio reconhece e agrupa objetos pela cor, então você pode desenhar o corte com linhas vermelhas para indicar onde quer cortar, e com linhas verdes para indicar onde quer picotar (dobrar).
    – Já que você está criando os cortes no CorelDRAW, aproveite para arredondar os cantos usando a função de filete. Certos ângulos de canto podem causar problemas sérios no corte dependendo do tipo de papel, e até mesmo quebrar a ponta da lâmina. Já aconteceu comigo várias vezes, e não é necessário arredondar muito, um pouco já basta.

    E é isso. Se puder ajudar em algo mais, estou a disposição 😉

  2. Ola Denis Gomes Franco! Gostei de sua complementação… mas sera que vc poderia fazer um video explicando? Sou nova nesse ramo e gostaria de obter informaçoes mais expecificas… Mt Obrigada!!!

        • Exporte em PNG ou JPEG com 300 DPI de resolução. O Silhoutte Studio deve manter o tamanho original ao importá-la.

          Mas é importante lembrar que nem todos os programas de desenho salvam a configuração de DPI no arquivo, o que pode causar mudanças no tamanho na importação. O CorelDRAW salva, já o Photoshop parece que não. É muito comum imagens JPEG editadas no Photoshop com 300 DPI serem importadas como 72 DPI no CorelDRAW. Não sei porquê isso acontece, mas se acontecer é possível ajustar para o tamanho certo usando proporções e porcentagens.

          Então se por acaso isso ocorrer (você exportou a imagem com 300 DPI mas ele acabou importando como se o arquivo tivesse 72 DPI) você poderá colocá-la no tamanho certo usando o comando de redimensionamento por porcentagem e informando 24% (72 DPI / 300 DPI * 100 = 24%). Isso vale para o Studio, o CorelDRAW ou qualquer outro programa que acabe importando uma imagem como se tivesse 72 DPI.

        • Se for usar o redimensionamento por porcentagem, não se esqueça de calcular o valor certo para outras medidas. Por exemplo: se a imagem original tinha 400 DPI e ele importou como 72 DPI, então use 18% (72 DPI / 400 DPI * 100 = 18%). E assim por diante.

  3. Obrigado Claudia , salvou minha vida. trabalho a muito tempo com Corel. e senti muita dificuldade de trabalhar com o Silhouette Studio. é um programa muito ruim sem recursos.

  4. boa noite,
    Tenho uma plotter de outra marca e gostaria de aproveitar estes moldes da silhoutte. Como faço para importar arquivo em formato dxf (da silhouette ) no corel?? Obrigado!!

  5. Pode me explicar como fazer com um molde em extensao studio aqueles que compramos na loja da silhoutte, Como fazer a arte dentro do corel com este molde

  6. Eu simplesmente não consigo me acostumar com o Silhouette Studio. Acho ele muito lento e pesado, por isso faço todos os meus personalizados no Corel mesmo e corto direto dele com o plugin Silhouette Connect que é uma maravilha.

  7. Faço todas as artes no corel, importo o corte para a silhouette, mas o corte NUNCA sai onde deveria sair, sempre pega na arte, já fiz milhões de testes.. agrupo a arte no corel.. centralizo antes de salvar o dxf… ajusto as medidas do arquivo na silhouette… centralizo.. e nada.. sempre dá errado.. alguém pode me ajudar?! 🙁

  8. Olá sou nova no mundo da silhouette,nao entendo muito,mas ja estava acostumada com a versao antiga agora estou desesperada pode me ajudar?
    Monto a minha arte no corel x7 depois de pronto mando para o studio v3 da silhouette quando abre a arte ela esta com cores diferentes.. por exemplo o roxo fica azul.. preciso entregar um encomenda e nao consigo resolver isso,pode me ajudar?

  9. Amigos por fa vor me ajudem! Frequentemente estou tendo problema na leitura das marcas de registros. Elas estão todas impressas de forma correta, utilizo papéis cartão fosco e glossy, a princípio a cameo não lê as marcas com a base posicionada na seta correta, tenho que colocar um pouco para a esquerda, funciona, mas também muitas não funciona, o que atrasa o meu trabalho muito.

  10. quando eu faço isso tudo e abro na silhouette studio as margens vem do mesmo tamanho sem modificar exatamente nada só no ponte de corte
    ou ela "silhouette" faz alguma modificação no tamnaho do arquivos para ajuste?? espero que tenho sido claro

  11. Bom Dia como faço para converter um arquivo .studio para eu abrir no corel ou na Robo Master pro tenho uma craft robo e não consigo abrir os arquivos .studio os traços.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here